terça-feira, 31 de julho de 2007

Cerca de 50% dos novos casos de HIV são crianças e adolescentes

Redação Rádio ONU

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, estão lançando uma série de projetos para a prevenção do vírus HIV entre jovens. Segundo o Unicef, mais de 10 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estão vivendo com o vírus HIV em todo o mundo. Adolescentes e crianças representam metade dos novos casos de infecção.

O governo brasileiro e a Unesco lançaram a nova edição do Prêmio Escola 2007, um concurso de desenhos para alunos de colégios públicos, sob o tema “Como Eu Posso Contribuir para a Prevenção da Aids?”

Rebeca Otero, gerente de projetos de HIV/Aids da Unesco, falou à Rádio ONU, de Brasília, sobre como muitos alunos ainda associam a Aids à morte em vez da prevenção.

“O ano passado, nós recebemos desenhos sobre quais são as formas de prevenção, o uso do preservativo. Agora também tivemos, o que nos surpreendeu bastante, cartazes que indicavam um certo temor, ‘Aids mata’, porque a prevenção tem que se dar pelo lado positivo. Porque pode haver pessoas soropositivas dentro da escola e não pode ser colocada essa visão do medo, do temor de que ela vai morrer, muito porque a Aids, hoje, já não é mais isso”, disse.

E o programa de combate ao HIV do Unicef também está nas telas com a campanha da rede a cabo, MTV. A iniciativa reúne uma série de vídeos na Internet, chamados de vlogs, nos quais os jovens falam sobre suas experiências. Um outro programa do Unicef está ocorrendo em São Paulo, onde astros do NBA, A Liga Norte-Americana de Basquete, participam do programa Basquetebol Sem Fronteiras.

A visita é parte de um projeto de organiza oficinas para que os atletas conversem sobre prevenção de HIV com adolescentes e promovam a prática de esportes numa vida saudável.

Ouça esta notícia em http://webcast.un.org/radio/portuguese/mp3/2007/0707305.mp3

(http://www.un.org/av/radio/portuguese/index.asp)
(Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: