sábado, 28 de julho de 2007

Formulários na Web - Cuidados Necessários

Cuidado com os formulários! Não saia preenchendo seus dados (por mais tentador que isso possa parecer) em formulários de sites desconhecidos. Você pegaria o telefone, discaria um número aleatório, e lhe descreveria por completo a quem quer que atendesse do outro lado da linha? Pois então não faça o mesmo na web.

O maior patrimônio de um navegante é a sua informação pessoal. Poupe seus dados da promiscuidade. Até por que nós não sabemos o que vai ser feito com os seus dados. Dentre as várias possibilidades de mutreta, indicamos duas importantes:

1. Eles serão vendidos para anunciantes de mala-direta e spam. Temos um saudável hábito de preencher nossos dados com pequenas alterações no nome e endereço. Anotamos com que nome nos cadastramos e em qual serviço. Assim, quando recebemos mala direta, observamos a irregularidade nos dados e identificamos quem vendeu esta informação. Obviamente, eles negam tudo! ;-)

2. Se o serviço pedir cadastro de senha, ela será exaustivamente verificada em outros serviços da Internet. Conselho: nunca utilize senhas iguais para vários serviços na Internet, tipo contas de e-mail (hotmail, zipmail, etc), cadastro em páginas de suporte on-line, registro em sites xxx-rated, e coisas do gênero. Crie uma senha para cada, ou tenha uma senha para "serviços nada importantes" e use-a em todos os serviços que se enquadrarem nesta categoria

Outro detalhe interessante em formulários: o fato da página estar em servidor seguro não é muito importante. O mais importante, e que todo mundo esquece de verificar, é "onde estes dados vão ficar gravados". Não adianta NADA eu carregar meu dinheiro em um carro forte e guardá-lo debaixo do colchão.

Se o site não fornecer um armazenamento criptografado, pode mandar jogar seu servidor seguro no lixo. Este é um dos principais problemas com compras através de cartão de crédito. Mas o problema não está limitado à Internet. O frentista ou garçom que leva seu cartão de crédito pode fazer uma compra instantânea no 011-1406 e lhe devolver o cartão em seguida, na maior cara de pau. Portanto, você não precisa ficar nervoso ao fazer transações na Internet com cartão de crédito. Se quiser ficar, fique. Mas não precisa. :)

Nenhum comentário: