segunda-feira, 30 de julho de 2007

Anac autua quatro empresas por venda de passagens em Congonhas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou as companhias aéreas TAM, OceanAir, Pantanal e BRA por venderem passagens para embarque no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A venda contraria determinação da agência que proibia a prática para o aeroporto. O embarque em Congonhas deve ser retomado na próxima segunda-feira, dia 30. Ainda nesta quinta-feira, diretores da Anac e representantes das companhias aéreas estão reunidos, segundo a assessoria de imprensa da agência, no Rio, para discutir mudanças na malha aérea do País.

Acompanhe a situação de seu vôo Conversa Afiada: Vídeo mostra passageiros da TAM reclamando pela falta de assistência Avião da TAM é rebocado para manutenção em Brasília Veja a cobertura completa sobre o acidente da TAM Para evitar "prejuízos", empresas querem manter sobrecarga de Congonhas.

De acordo com uma segunda portaria emitida pela Anac, as empresas podem vender passagens com saída de Congonhas, mas desde que elas sejam agendadas para depois da próxima segunda-feira.
A autuação gera um processo que pode resultar em multa. As companhias têm prazo de 20 dias, a partir desta quinta, para apresentar a defesa. Se a defesa não for considerada válida, a multa pode chegar a R$ 10 mil, a cada notificação.

Defesa do consumidor
Em uma operação surpresa realizada em conjunto pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e acompanhada pela Polícia Federal, agentes estão conferindo se as companhias aéreas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estão atendendo os passageiros como mandam o Código de Defesa do Consumidor e o Código Brasileiro de Aeronáutica.

Situação dos aeroportos
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informou nesta manhã que dos 73 vôos programados entre a 5h30 e 10h desta quinta-feira, 27 (36,9%) foram cancelados e dois registraram atrasos acima de uma hora no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista. A pista principal do terminal, que está interditada desde o acidente com o Airbus da TAM, na semana passada, deve voltar a funcionar nesta sexta-feira.

No Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, dos 40 vôos marcados entre as 0h e 8h desta quinta-feira, três (7,5%) foram cancelados e cinco (12,5%) registraram atrasos acima de uma hora.

Um vôo para Uberlândia (MG) foi cancelado e 34 vôos haviam sido alternados de Congonhas para Cumbica até o início da madrugada desta quinta-feira. As empresas TAM, Gol e Varig suspenderam a venda de passagens também em Cumbica para esta quinta-feira.

A empresa aérea TAM anunciou na noite desta quarta-feira o cancelamento de 32 vôos que estavam previstos para esta manhã no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista. A companhia anunciou também o remanejamento de 21 vôos desta quinta-feira para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.

Como aconteceu nos dois últimos dias, a TAM recomenda que os passageiros confirmem seu vôo antes de se encaminharem ao aeroporto, já que outros cancelamentos e alterações de vôos podem ser anunciados ao longo do dia. Ontem, a companhia havia adotado a mesma medida, cancelando 36 vôos durante a madrugada.

A empresa disponibiliza a remarcação dos vôos com isenção de taxa administrativa. O passageiro deve entrar em contato com a Central de Atendimento (4002-5700 ou 0800-5705700).

Outras companhias também divulgaram medidas semelhantes. A empresa BRA decidiu transferir todos os seus vôos para o aeroporto de Cumbica até o dia 30 de julho, com exceção dos vôos com trecho entre Congonhas/Ipatinga e Ipatinga/Congonhas, que continuarão operando normalmente em Congonhas.

A Gol, por sua vez, pediu aos seus passageiros que adiassem a viagem até a segunda-feira, dia 30. A empresa "espera que seja restabelecido o fluxo normal do tráfego aéreo, para atender os clientes que necessitem viajar imediatamente e para levar a seus destinos aqueles que ficaram retidos nos últimos dias".

Nenhum comentário: