terça-feira, 31 de julho de 2007

Rondônia mostra seus produtos na Expoacre-2007


Biojóias que combinam sementes e madeiras amazônicas com pedras, prata e ouro, além de abacaxi e bananas passas, bananas chip doce e salgadas, pisos de granito e outros produtos que a indústria de Rondônia já exporta para todo o Brasil, Europa, Estados Unidos e China, também estão sendo mostrados na Expoacre-2007.

O estande foi organizado pelos representantes do Serviço de Apoio às Micro Empresas (Sebrae-Ro) e Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) a convite do Sebrae do Acre.

“Nosso principal objetivo aqui, é apresentar alguns de nossos muitos produtos que já fazem sucesso no Brasil e no exterior pela sua qualidade para atender às exigências do público, mas destacando sempre a nossa identidade Amazônica”, explicou Vera Cristina Motomya a assessora técnica de comércio exterior da Fiero.

Na área da indústria alimentícia, ela destacou a boa apresentação das embalagens e a qualidade padrão das geléias de cupuaçu e acerola, como também das bananas e abacaxi passas que estão sendo oferecidos pela Amazon Fruits em Porto Velho. “Embora sejamos vizinhos e já estejamos exportando nossa produção, a maioria deles ainda não são conhecidos no Acre, por isso nossa intenção é encontrar, aqui, pessoas ou empresas interessadas em representar tanto os alimentos, quanto os cosméticos, pisos de granito e biojóias”.

Dentre os alimentos, está sendo oferecido para a degustação dos visitantes saquinhos de banana chip (torrada) nas versões salgada para tira-gosto e, doce para sobremesa. “As bananas fritas tornaram-se um dos negócios mais rentáveis da empresa Amazon Fruits que hoje vende este produto tipicamente regional para os Estados Unidos, mas quem nos alemães e ingleses seus clientes principais”.

Com relação à visão empresarial da equipe rondoniense com relação à feira, Vera esclareceu que: “Feiras como esta criam muitas oportunidades de negócios futuros, exemplo disso, é que após levarmos alguns empresários para participar de uma feira internacional na Costa Rica, vários fecharam contratos de venda para lá e , ainda conseguimos bons contatos que abriram as portas de outros países para nossos produtos.

O segredo para conseguir isto, está no diferencial e boa qualidade de nossos produtos, na orientação prática dos empresários para as negociações e no planejamento logístico para que as exportações aconteçam sem atropelos”. Beleza ousada - Combinando sementes, fibras, madeiras e até folhas da floresta a design Márcia Marques inspira-se na diversidade Amazônica para criar jogos de colares, pulseiras, brincos e outros acessórios sempre com um toque mais ousado que surpreende sua clientela.

“O artesanato, especialmente o das biojóias, que a até bem pouco tempo praticamente nem existia em Rondônia, vem recebendo bastante apoio e incentivo por parte do governo do Estado e do Sebrae.

Graças a isso é hoje uma atividade que está gerando muitos empregos e que se destaca pela sua qualidade, como é o caso dos trabalhos de Márcia Marques que inova ao criar combinações inusitadas que só valorizam nossa diversidade cultural e ambiental”. De Ji-Paraná vêm os pisos de granito e também os xampus, cremes hidrantes e uma extensa variedade de outros cosméticos produzidos pela Tague.

Caixas decoradas, marchetaria, artesanato feito em cipó titica, bolsas de couro ecológico fazem parte da lista de produtos rondonienses estão à disposição do público acreano.

Nenhum comentário: