domingo, 20 de setembro de 2009

Goiás goleia o Corinthians no Pacaembu no retorno de Ronaldo


da Folha Online

Mesmo jogando fora de casa e diante de um Pacaembu lotado, o Goiás estragou a festa de retorno do atacante Ronaldo e goleou o Corinthians por 4 a 1, neste domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os gols da equipe goiana foram marcados por Iarley (2), Fernandão e João Paulo. Dentinho marcou o gol de honra do time alvinegro.

Com a derrota, o Corinthians, que teve sua série de seis jogos invictos quebrada --três vitórias e três empates --, permanece com 37 pontos.

Já o Goiás, que na última rodada tinha perdido para o Barueri por 3 a 1, reassumiu a quarta posição, com 42 pontos --dois a menos que o líder Palmeiras, que enfrenta o Cruzeiro na próxima quarta-feira, no Mineirão.

A partida marcou o retorno do atacante Ronaldo após 56 dias longe dos gramados em virtude de fraturas no terceiro e quarto metacarpos da mão esquerda --também passou por uma lipoaspiração. A lesão aconteceu no dia 26 de julho, quando o Corinthians foi derrotado pelo Palmeiras por 3 a 0, em Presidente Prudente.

Ronaldo esperava ter uma boa atuação para ser convocado pelo técnico da seleção brasileira, Dunga, para os dois últimos jogos das eliminatórias sul-americanas contra Bolívia e Venezuela, em outubro.

O jogador procurou se movimentar bastante no início do jogo, mas sentiu a falta de ritmo. A sua melhor jogada foi aos 23min da etapa complementar, quando passou por dois adversários e chutou para defesa do goleiro. Ele ainda cobrou uma falta no travessão.

Se Ronaldo estava presente, o técnico do Corinthians, Mano Menezes, tinha vários desfalques. Ele não contou com o atacante Jorge Henrique, com o zagueiro William, com o o lateral-esquerdo Escudero e com o volante Edu, lesionados, além de Paulo André, suspenso. Outro desfalque foi o meia argentino Matias Defederico, que veio do Huracán, mas ainda não estreou, já que não teve sua documentação regularizada.

Com isso, o treinador apostou no esquema tático 3-5-2 e não obteve sucesso. Na etapa complementar, Mano Menezes voltou com o atacante Bill no lugar do zagueiro Chicão, que saiu lesionado. Assim, o Corinthians passou a atuar no 4-3-3. A equipe melhorou, mas não o suficiente para evitar a derrota.

Na próxima rodada, o Corinthians busca a reabilitação contra o São Paulo, domingo, no Morumbi, enquanto o Goiás recebe o Grêmio.

O jogo

O Goiás começou o jogo marcando forte e apostando na velocidade dos laterais Vitor e Júlio César. Logo aos 8min o time goiano abriu o placar. Léo Lima lançou Júlio César dentro da área. Ele tocou para Iarley empurrar para o gol e abrir o placar.

Com o passar do tempo, o Corinthians deu mostras de que poderia mudar a história da partida. A equipe alvinegra ameaçou em chutes de fora da área com Balbuena e Elias, mas não conseguiu empatar.

O Goiás era rápido e mortal nos contra-ataques. Aos 23min, Júlio César cruzou da esquerda, Fernandão dominou no peito e tocou no canto: 2 a 0. Foi o primeiro gol do jogador no Campeonato Brasileiro.

No segundo tempo, Mano Menezes voltou com o atacante Bill no lugar de Chicão, lesionado. Assim, a equipe alterou o esquema do 3-5-2 para o 4-4-2.

Com a mudança, o Corinthians melhorou e quase diminuiu. Marcelo Oliveira avançou pela esquerda e cruzou para Bill, que, livre e dentro da área, concluiu para fora.

A resposta do Goiás foi imediata. Aos 3min, Vitor puxou contra-ataque e rolou para Júlio César, que sozinho, chutou e Felipe fez linda defesa. Na sequência, Fernandão rolou para Iarley girar e bater forte: 3 a 0.

Mesmo perdendo, o time alvinegro continuava tentando. Aos 12min, Elias enfiou para Bill, que passou pelo goleiro Harlei. A bola sobrou na entrada da área para Dentinho, que finalizou para fora.

O Corinthians ainda ameaçou em chutes de Marcelo Mattos e Bill, mas sem sucesso. Aos 23min, Ronaldo passou por dois jogadores e chutou --Harlei defendeu.

De tanto insistir, o Corinthians conseguiu diminuir. Aos 29min, Ronaldo cobrou falta e acertou o travessão. Na sobra, Elias cabeceou, Harlei espalmou e Dentinho aproveitou o rebote para marcar 3 a 1.

Porém, o Goiás acabou com a esperança do time alvinegro. Cinco minutos depois, Júlio César cobrou falta na cabeça de João Paulo, que desviou para o gol: 4 a 1.

Nenhum comentário: