domingo, 27 de setembro de 2009

Conheça softwares gratuitos para instalar no seu novo PC


da Folha Online

Se é possível ter um computador sem gastar muito, incrementá-lo com bons softwares não custa nada.

Veja, abaixo, dicas de programas gratuitos para instalar no seu novo micro.

Comece pela segurança. Softwares antivírus como AVG, avast! e Avira AntiVir ajudam a manter o computador longe das pragas virtuais.

Aliado importante na segurança, o anti-spyware combate softwares espiões. Entre as opções recomendadas estão o Malwarebytes Anti-Malware, o Ad-Aware e o Spybot -Search & Destroy.

Outro tipo de software que não pode faltar é um pacote de escritório. Entre os gratuitos, um destaque é o BrOffice.org, versão do OpenOffice.org adaptada para português do Brasil. O pacote, que inclui editores de texto, planilhas e apresentações, é compatível com arquivos do Microsoft Office.

Quem costuma fazer edições de imagem, desde as mais simples até as mais avançadas, encontra no Paint.NET e no Gimp duas boas opções.

Para ver vídeos, uma boa pedida é o VLC, tocador multimídia gratuito que abre praticamente todos os formatos mais populares, como AVI, ASF, WMV, MP4, MOV, 3GP e OGG, além de reproduzir filmes em DVD e arquivos de áudio.

Ainda na seara multimídia, o Miro suporta os formatos mais comuns e baixa vídeos do YouTube, além de acessar canais gratuitos em alta definição.

Se você estiver em busca de softwares mais específicos, o site www.techsupportalert.com traz uma seleção bem abrangente dos melhores programas gratuitos em dezenas de categorias, como internet, manutenção do computador e multimídia.

Nenhum comentário: