Autor: Munique Furtado

Quatro atores/manipuladores se deparam com 43 bonecos ao seu redor esperando por alguém que lhes dê vida. Assim iniciou o espetáculo 100 Shakespeare, apresentado pelo grupo Pia Fraus de São Paulo no sábado dia 12, no Teatro Um do SESC. A peça foi apresentada durante a segunda etapa do Palco Giratório, em Porto Velho. Mais de 200 pessoas prestigiaram o espetáculo. Os atores Sidnei Caria, Fabio Caniatto, Josafá Filho e Camila Ivo mostraram para a platéia as emoções que as obras do autor britânico William Shakespeare, provocam no espectador.

Suprimindo os textos e valendo-se de diversas técnicas como o bunraku (teatro de bonecos que se tornou popular nos séculos passados. Um gênero tipicamente japonês na paciência e dedicação), a luz negra e a manipulação direta, os atores movimentavam os bonecos, interagindo com eles e também entre si. As cenas criadas mostraram os personagens shakes-pearianos, enfatizando seus medos, desejos e paixões.

As cenas apresentadas na noite de sábado foram selecionadas de nove peças do dramaturgo inglês – Hamlert, O mercador de Veneza, Romeu e Julieta, MacBeth, Otelo, Sonho de uma noite de verão, Rei Lear, Ricardo III e Titus Andrônicus -, que resultaram de releituras feitas a partir das impressões pessoais de cada um que ajudou a criar a montagem. Ao final do espetáculo os atores conversaram com o público e falaram sobre a criação da peça e o núcleo atual que faz apresentações pelo Brasil e no exterior.

"Em 100 Shakespeare, criamos cenas que sintetizam as estórias do bardo. Um boneco que perde a cabeça é Hamlet. Uma boneca sensual que se relaciona com a platéia provoca Otelo em seu ciúme doentio. Manipuladores que jantam os próprios bonecos nos remetem a Titus Andrônicus. Esse é o caminho da montagem", conta a atriz Camila Ivo. De acordo com o ator Fabio Caniatto, para realizar o espetáculo, o grupo precisou reinventar-se, agregar novos artistas e criar novos métodos de trabalho. A integração ator/boneco, uma dramaturgia não-linear apoiada principalmente nas imagens e a releitura dos clássicos são elementos relevantes ao grupo e que continuam a ser elaborados.

Histórico da companhia

Durante os 25 anos de existência, o núcleo criativo da Pia Fraus concentrou-se nos dois fundadores do grupo: Beto Andreeta e Beto Lima, (morto em 2005). Este artista, que assinou a direção de arte todos os espetáculos produzidos pela Pia Fraus, foi quem definiu o conceito visual do grupo. A peça 100 Shakespeare representa o trabalho autoral do grupo sem sua presença. E utiliza vários bonecos criados por ele. A companhia Pia Fraus (do latim, mentira ou logro perpetrado com boa intenção) contabiliza 10 montagens teatrais em seu repertório. Dentre as quais destacam-se Brichos do Brasil, Gigantes de ar, 100 Shakespeare e As aventura de Bombalina. Duas estréias estão sendo programadas para 2009: Bichos do Mundo (espetáculo musical) e Primeiras rosas (inspirado na obra de Guimarães Rosa), para o público adulto.