sábado, 19 de setembro de 2009

'Apagada', Portuguesa perde pênalti e é batida pelo Ipatinga

Em uma partida tumultuada, que teve atraso no início e longa paralisação no segundo tempo devido a um problema nos refletores da Arena Barueri, o Ipatinga derrotou a Portuguesa por 1 a 0, na noite deste sábado. A equipe paulista, que desperdiçou uma cobrança de pênalti no primeiro tempo com o atacante Kempes, conhece seu primeiro revés sob comando de Vagner Benazzi e é ultrapassada na classificação.

Com o resultado diante de 876 pessoas, o time rubro-verde permanece com 38 pontos em 25 rodadas e cai para a sétima colocação, porém se beneficia da derrota do Ceará, quarto colocado. Já os mineiros chegam a 35, em 9 . O Ipatinga volta a campo na próxima terça-feira, quando recebem o Bahia em Minas Gerais. Por sua vez, a equipe rubro-verde encara o Brasiliense em Taguatinga, somente na sexta.

O jogo - Escaldada pelo gol relâmpago que sofreu no empate por 1 a 1 com a Ponte Preta na terça-feira, a Portuguesa adiantou a marcação. Desde o começo do confronto, o Ipatinga tinha dificuldade para sair do campo de defesa, ao passo que os mandantes avançavam com frequência pelos lados do campo, mas apresentavam deficiência nos cruzamentos e cobranças de bola parada.

Com três zagueiros e dominando a posse de bola, a equipe de Vagner Benazzi mantinha-se no campo de ataque. Com isso, Acleisson passou a ganhar mais liberdade e arriscou bons chutes de fora da área. Se três deles passaram por cima do gol e já levaram perigo ao goleiro Fred, o chute tentado aos 27 minutos do primeiro tempo carimbou o travessão da meta defendida pelo arqueiro do Ipatinga.

Com 35 minutos, Kempes finalmente teve a primeira chance de marcar. O atacante recebeu livre na grande de área e chutou em cima do goleiro, que espalmou nos pés de Héverton. Sozinho e de frente para o gol, o meio-campista chutou para fora e desperdiçou a até então melhor oportunidade.

Um minuto mais tarde, Héverton se redimiu ao sofrer pênalti: ele foi derrubado por Marinho Donizete, e o árbitro Wilson Souza de Mendonça apontou penalidade máxima. Foi a vez de Kempes também desperdiçar. O atacante cobrou no canto esquerdo e viu Fred se esticar para defender a bola.

No retorno do intervalo, Marcelo Moscatelli entrou no lugar de Márcio Diogo no Ipatinga. Já a Portuguesa subiu a campo sem alterações. O início da segunda etapa, no entanto, foi atrasado devido a problemas na iluminação, assim como havia ocorrido já antes do início do primeiro tempo de jogo.

Resolvidos parcialmente os problemas com as torres de iluminação do estádio, o jogo recomeçou - por quatro minutos, até que os refletores mais uma vez se apagassem. Com a nova interrupção, o árbitro da partida exibiu sua falta de habilidade com a bola, arriscando sem muito sucesso algumas embaixadinhas.

A partida recomeçou com 33 minutos de paralisação, e persistiu a pouca objetividade da Portuguesa e o receio do Ipatinga em sair da defesa. Benazzi sacou Preto Costa para a entrada do atacante Fabrício, e a alteração teve efeito contrário. Com 36 minutos de bola rolando, Léo Oliveira subiu livre de cabeça após cruzamento e anotou o único gol da partida, um castigo pelo apagão da defesa mandante.

Nenhum comentário: