quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Veja o que as cores dos alimentos significam para sua saúde

Você já deve ter ouvido da sua nutricionista, em sites sobre saúde e até em revistas que o prato deve ser o quanto mais colorido possível, pois isso indica o quanto de vitaminas você está ingerindo. E isso é a mais pura verdade, já que as cores dos alimentos mostram quais nutrientes os alimentos têm em maior quantidade.

Saiba os benefícios que cada cor pode trazer a sua saúde.
Os alimentos pretos ou roxos como jabuticaba, feijão preto, repolho roxo, uva, amora, ameixa, alcachofra, figo, berinjela e outros. Tais alimentos contem antocianina, pigmento relacionado à vitamina B1, importante para transformar carboidratos e outros nutrientes em energia. São antioxidantes poderosos para combater o aparecimento de doenças cardíacas, atum na prevenção do câncer e melhoram o sistema imunológico.

Já os alimentos de cor vermelha como tomate, maçã, cereja, morango, pimentão vermelho, melancia e goiaba vermelha, são alimentos com grande quantidade de licopeno, que é outro tipo de pigmento que funciona como antioxidante e protege contra diversos tipos de câncer.
Os alimentos amarelos ou alaranjados como laranja, pêssego, abacaxi, maracujá, manga, cenoura, abóbora, tangerina, mamão, nectarina e outros possuem a substancia betacaroteno, esta que traz benefícios a visão e trabalha no metabolismo das gorduras. Os alimentos com essa pigmentação ainda são ricos em vitamina C, contribuindo para a síntese de colágeno e antioxidante contra os radicais livres.
Os alimentos como como o pepino, o kiwi, a alface, acelga, quiabo, rúcula, limão espinafre, brócolis, ervilha e tantos outros que tem a cor verde ajudam a prevenir degenerações na visão, beneficiam o sistema imunológico e combatem inflamações na pele. As folhas com cores verde escura são fonte de ferro, substância que ajuda na prevenção e combate a anemia.
Os alimentos de cor branca possuem o pigmento flavina, que indica que são ricos em carboidratos, vitamina B6, minerais e outros nutrientes.

Os alimentos de cor branca como a batata, a cebola, o chuchu, o feijão branco, o palmito, pera, rabanete e outros, atuam na renovação celular, melhorando as defesas orgânicas e assim protegendo o sistema imunológico.

E por fim os alimentos de cor marrom que são as amêndoas, o feijão tradicional, as nozes, o pinhão, castanha, vela, tamarindo, etc. Esses são ricos em fibras, que regulam o funcionamento de nosso intestino. Esses alimentos ainda auxiliam no controle da diabetes e colesterol. Possuem efeito antioxidante, anticoagulante, vasodilatador e contra a fadiga.

Por isso, está reforçada a idéia de que o melhor prato precisa conter alimentos o quanto mais colorido possível, pois isso indica que você está ingerindo todas as vitaminas, minerais e substâncias necessárias para a manutenção da saúde.

Artigos relacionados com Veja o que as cores dos alimentos significam para sua saúde

Nenhum comentário: