quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Greve deixa 2.881 agências bancárias fechadas no país, diz confederação

Todos os estados do Brasil tiveram adesão à greve, segundo entidade.
Bancos diz que funcionários entraram em greve sem negociar.

Do G1, em São Paulo


Agência do Banco do Brasil em greve no Setor Bancário Sul, em Brasília, nesta quinta (Foto: André Dusek/Agência Estado)

A greve dos bancários deixou 2.881 agências fechadas nesta quinta-feira (24), segundo informações da Contraf, confederação nacional da categoria. Os dados são parciais, pois há sindicatos que ainda não enviaram informações, diz a entidade.

Em todo o país, são 19 mil postos de atendimento bancário, segundo o Banco Central, mas esses incluem outros tipos de estabelecimentos, como correspondentes bancários, além das agências.

De acordo com a entidade, todos os estados do país tiveram agências com participação na greve. Houve também paralisação em sedes administrativas de bancos, segundo a Contraf.

Os bancários entraram em greve após assembleias na noite desta quarta-feira (23) em todas as capitais, no Distrito Federal e na maioria das bases sindicais do interior, diz a entidade. Todos os sindicatos que fizeram assembleias na tarde desta quinta aprovaram a continuação da greve nesta sexta-feira (25) e por tempo indeterminado, segundo Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.

Os bancários reivindicam aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho, segundo a confederação. A Febraban, entidade patronal nacional, diz que os bancários não apresentaram contraproposta e que entraram em greve sem negociar.

"Os bancários deram uma resposta à provocação dos bancos. Houve adesão forte não só nos bancos públicos mas também nos privados", diz Cordeiro.

Sobre o transtorno causado aos clientes dos bancos com as agências fechadas, Cordeiro diz que os bancários reivindicam horário maior de atendimento nas agências e contratação de mais funcionários, mudanças que também beneficiariam os clientes.

Nenhum comentário: