sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vale um clique

Poxa, essa semana tá muito louca. Alguns leitores mandando dicas legais, mandando fotos. Estou muito feliz com a participação de vocês!

Interessante - A mãe mais jovem do mundo.

Interessante (2) - O pai mais jovem do mundo.

Carnaval - Gracianne Barbosa diz que a Mangueira mudou sua vida.

Cervejas - Saiba tudo sobre a Skol, Kaiser, Brahma e a Nova Schin.

Carnaval - Como beber de graça durante o carnaval etc.

Dica - 10 coisas que uma garota deveria saber para ser boa de cama.

Lista - Os 10 brinquedos mais gays do mundo.

Playboy - Fotos de Sheila Carvalho nua na edição de Abril de 2009.

Posso adivinhar o que você está fazendo agora

10 dos lugares mais espantosos do mundo.

Enquanto algumas localidades são famosas pela beleza, outras o são pelos seus nomes estranhos, ou por peculiaridade política, ou por bizarrice geográfica ou topográfica. Todos os pontos aqui retratados merecem a menção e fiz questão de adicionar duas atrações brasileiras, afinal, nós também temos as nossas próprias bizarrices.

1- A cidade dos intocáveis: Não-Me-Toque.

1- Não me Toque

Calma, não se trata dos agentes intocáveis do FBI que caçaram o Al Capone e seus asseclas na Chicago dos anos 30. É apenas uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul que adotou este curioso nome desde a fundação, tendo trocado posteriormente para o insosso “Campo Real”, para o qual retornou em 1976 através de um plebiscito.

Leia a história na Wikipédia.
Filme “Os Intocáveis”.

2- A menor nação do mundo: a micronação Sealand, normalmente habitada por 5 almas.
2- Sealand
É possível a existência de uma nação de apenas 550 metros quadrados? Localizado na borrascosa costa sudeste da Grã Bretanha, 10 Km Mar do Norte a dentro, há uma espécie de plataforma marítima arruinada ocupada por Paddy Roy Bates e família, que se denominam micro-cidadãos autônomos pertencentes à sua plataforma-nação.

Apesar de não ter ser reconhecida por nenhum país até hoje, (até porque os países deveriam instalar as suas embaixadas no local, o que seria impossível) a Inglaterra ainda nunca retomou este micro pedaço enferrujado do seu território, talvez por temer a reação internacional, ou talvez porque na vale a pena gastar dinheiro na empreitada. De qualquer modo, a Sealand é um interessante estudo de caso sobre como as leis do direito internacional podem ser aplicadas em situações de disputa territorial.

Enquanto a Rainha não cresce a cobiça, os turistas aproveitam para fazer a visita mais espantosa do mundo, visitando uma família, eles conhecem os estreitos limites de uma nação.

Conheça mais desta micro-história em Tugasuk.

3- O lugar mais remoto do mundo: Tristão da Cunha.
Tristão da Cunha - Vista Geral do Vulcão
Quem habita um vulcão perdido nos mares do sul a milhares de quilômetros de qualquer lugar civilizado pode ser um ermitão, ou um Tristãozense, um dos habitantes de duas centenas da possessão inglesa que parece ter sido esquecida no tempo, o que não é verdade! Pois UMA vez por ano atraca na ilha um navio-correio vindo da Inglaterra trazendo mantimentos, algum visitante e... as cartas de parentes com as notícias das terras da Rainha.

Mais detalhes no Blogpaedia.

4- O ponto mais lindo do planeta terra: Glaciar Perito Moreno na Patagônia.
4- Glaciar Perito Moreno

A mais bela região do planeta é com certeza a Patagônia e só poderia estar localizado dentro desta vasta terra o ponto mais deslumbrante do mundo: a impressionante geleira Perito Moreno. Ela reúne todas as paisagens possíveis num mesmo lugar: rio, montanha, neve, vegetação, um imenso corredor de gelo da cor verde de 195 Km², etc. Os ateus que chegam pela primeira vez ao glaciar Perito Moreno passam a acreditar na presença de Deus.

Maiores detalhes no site da UFSC.

5- A cabine telefônica mais remota do mundo: no parque nacional do deserto de Mojave.
5- Cabine telefônica de Mojave
A cabine telefônica mais perdida no meio do nada se encontra encravada no Parque Nacional de Preservação Ambiental de Mojave, EUA. A insólita localização da cabine até inspirou um filme independente realizado em 2006, cujo tema foi o vandalismo a que esta famosa cabine foi submetida.

Detalhes sobre o filme "Mojave Phone Booth" na Wikipédia.

6- O menor parque do mundo mede aproximadamente 1 metro quadrado.
6- Mill Ends Park
O menor parque do mundo de pouco mais de um metro quadrado me lembra as histórias que vivi em Goiânia. Víamos no mapa uns bosques urbanos ricamente representados por polígonos verdes e lá íamos nós para satisfazermos os nossos apetites ecológicos. Quando chegávamos ao lugar, nos deparávamos invariavelmente com um terreno baldio tomado de lixo.

Mill Ends Park é o nome de uma coisa localizada em Portland, Oregon, EUA. É uma curiosidade digna de americanos fanáticos por inscrições de registros no Livro dos Recordes, ou seja, lembra muito os “bosques” de Goiânia.

Mais detalhes sobre esta micro-imbecilidade na Wikipédia.

7- A cidade mais setentrional do mundo: Longyearbyen.
7- Longyearbyen
Há uma discussão interminável entre as cidades pleiteadoras do título inútil de “cidade mais setentrional do planeta (mais ao norte). Atendendo ao critério de possuir população permanente, a localidade mais próxima do pólo norte a abrigar uma população o ano inteiro se chama Longyearbyen. É a capital das terras congeladas do arquipélago de Svalbard situado no extremo norte da Noruega. Tendo o benefício de raros dias de 24 horas de sol por ano e um sortimento enorme de dias/noites de completa escuridão durante o longo inverno polar, a localidade também é famosa pela maior quantidade de dias/noites banhados sob o sol da meia noite.

Leia mais sobre o arquipélago da Svalbard na Wikipédia.
A briga das cidades setentrionais.

8- A rua urbana mais inclinada do mundo: Dunedin, Nova Zelândia.
8- Baldwin Street

A Rua Baldwin localizada num bairro suburbano da cidade de Dunedin, Nova Zelândia é reconhecida como a rua mais inclinada do mundo, com direito a registro no Guiness. Confusões à parte sobre os critérios usados nas medições, o certo é que o nível máximo de inclinação da rua de 3,5 Km chega a 20º, que representa 38 % em relação ao eixo horizontal. No resto do mundo, os planejadores urbanos consideram aceitável fazer ruas com inclinação máxima de 22 %, pois acima disto o mais correto e seguro seria fazer uma escada. Imagine alguém despencando numa lomba destas! É morte certa!

Peripécia completa da rua Baldwin na Wikipédia.

9- Localidade com o maior nome do mundo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, Anglesy, País de Gales.
9- Llanfairpwllgwyngyllgogeryc
Este nome incrivelmente extenso é de uma pequena vila na ilha de Anglesey, País de Gales. Não fosse pelo maior nome oficialmente reconhecido pela Coroa Britânica, este fim-de-mundo não estaria sendo discutido aqui. O significado do extenso nome é a união de diversas palavras em língua Galesa que significa mais ou menos “A igreja de Santa Maria localizada perto da gruta da aveleira branca perto do riacho e da igreja de Santo Tysilio junto à gruta vermelha.”

Leia mais sobre a curiosa Llanfairpwll... na Wikipédia.

10- A estranha ladeira onde tudo que deveria subir, desce e tudo que deveria descer, sobe.
10- Rua do Amendoim

Reza a lenda que na rua Amendoim, ou do Sobe-Desce (batizada pelos políticos de Rua Professor Otávio Coelho) localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, um carro destravado sobe a ladeira e uma pessoa se esforça mais para descer do que para subir.

De acordo com o diagrama publicado no Blog Arquivos Repórter, a coisa toda não passa de uma ilusão de ótica causada pela menor inclinação da rua em relação ao eixo total de inclinação da cidade de Belo Horizonte. Os técnicos juram que se trata apenas de um erro de perspectiva e não de misteriosos metais ocultos no subsolo da cidade que provocam uma aberração nos efeitos da gravitação universal.

Detalhes no Arquivos Repórter.

Fonte:
Top 10 Weirdest Places.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Criando raios de luz do sol

Grau de Dificuldade: 02

Esta matéria recebe um grau de dificuldade menor, mas contendo um grau de aplicação muito interessante em diversas ocasiões como paisagens, trabalho com marcas, cartoons, dentre outros. Criaremos um efeito de raios de sol.

Vamos aos passos!

01. Pressione Ctrl+O e abra uma imagem de nuvens como a da foto abaixo.

02. Pressione Ctrl+J ou clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção Duplicate Layer para duplicar a layer.

03. Sua paleta de layers deverá ficar como a da imagem abaixo.

04. Agora vá em Image> Adjustments> Threshold, defina um valor de 100 pixels para o nível de Threshold.

05. Agora vá em Filter > Blur > Radial Blur e defina um valor de 100 pixels para Amount, Method em Zoom e Quality Best. Na caixa, defina o centro do blur na diagonal superior esquerda clicando e arrastando o mouse para a posição desejada. Isto definirá a posição dos raios de luz em sua imagem.

06. Depois de pressionar Ok, sua imagem irá ficar assim.

07. Defina o modo de blend da layer em Lighten ou Screen e deixe a opacidade por volta de 60%. Pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool e apague as áreas onde não devem aparecer os raios de luz na imagem. Na foto abaixo estas áreas estão na parte de cima.

08. Ao final, sua imagem estará assim.

Site de origem: http://www.webdesign.org/web/photoshop/photo-editing/ray-of-light.8737.html

Blog de André Sugai

Todos os artigos de André Sugai

Efeito de realismo para fotos

01. Pressione Ctrl+O e abra a foto escolhida para ser trabalhada, neste tutorial iremos usar a imagem abaixo.

Clique no link abaixo da foto para baixá-la.Clique no link abaixo da foto para baixá-la.

Imagem 1

02. Para adicionar as bordas pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool, crie um retângulo na área central da foto e pressione Ctrl+J, isto irá criar uma nova layer com a parte selecionada, retire a visibilidade da layer Background e sua imagem irá ficar como a da foto abaixo.

03. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione agora a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X para alternar a cor de Foreground para branco e clique no documento, posicione a layer pintada de branco abaixo da layer com a cópia da foto pressionando Ctrl+[ ou clicando e arrastando a layer para baixo na paleta de layers, pressione Ctrl+Shift+Alt+N novamente para criar outra layer, pressione a letra X do teclado para mudar a cor de Foreground para preto e clique na área do seu documento para pintar a nova layer de preto, pressione Ctrl+[ para posicionar esta nova layer abaixo da layer branca, agora temos 4 layers, a primeira (de cima para baixo) com a cópia da foto, a segunda em branco, a terceira em preto e a última que é a foto original, sua imagem deverá ficar como a imagem abaixo.

04. Clique na layer que contém a cópia de sua foto (que deve estar acima da layer em branco) e pressione Ctrl+E para mesclar as duas layers (cópia da foto e layer branca), vá em Image> Canvas Size e wm Width e Height aumente em alguns pixels o tamanho total do documento afim de deixar seu documento como o da foto abaixo.

05. Agora vá em Image> Rotate Canvas> 90° CW e logo após em Filter> Distort> Shear e defina os valores abaixo.

06. Agora vá em Image> Rotate Canvas> 90° CCW, clique na layer em preto e vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina o valor abaixo e logo após deixe a layer com 60% de opacidade.

07. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, deixe esta layer acima da layer que contém a cópia da foto, pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool, na barra de opções da ferramenta que fica no alto da tela defina o valor aproximado de 25 pixels para o Feather e crie uma seleção na parte onde queremos adicionar um brilho, pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e pinte de branco a seleção, defina a opacidade da layer em 50%.

08. Pressione Ctrl+D para retirar a seleção, pressione Ctrl+Shift+E para mesclar todas a layers, pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e pinte a nova layer de branco, pressione Ctrl+[ ou clique e arraste a layer para baixo da layer que contém a foto que estamos trabalhando, feito isto seu efeito estará terminado.

Site de origem: http://www.webdesign.org/web/photoshop/special-effects/realistic-photo-effect---oob.10492.html

Blog de André Sugai

Até a próxima!

Coluna Photoshop - Imagens no Photoshop

Tudo no mundo hoje é formado basicamente de imagens, tudo que se pode apalpar ou não se constitui de uma imagem. Podemos dizer até que uma pergunta não teria resposta: O que no mundo não é imagem? Responda se puder.

E é por isso que este artigo vem esclarecer sobre o que é imagem e seus tipos mais comuns, e que de uma forma geral formam o universo das imagens.

Objetivo

Neste artigo vamos explanar um pouco mais sobre imagens e seus tipos.

Conceitos

Imagem

Imagem (proveniente do latim imago) é qualquer objeto, palpável ou não, criado ou não pelo ser humano, sendo um objeto, obras de arte, fotografias, imagens pictóricas (gravuras, pinturas, desenhos) ou até em forma de pensamentos e demonstrações de expressão. São consideradas imagens, folders, banners, cartazes, dentre outras formas de comunicação impressa; bens móveis e imóveis; objetos pessoais e de vestimentas; material visual animado como os vistos em televisores e telas de cinema, entre outros.

Imagem Raster

Imagens do tipo raster (mais conhecidas como bitmap, em português “mapa de bits”), são as imagens que são representadas por pixels, isto é, por pontos coloridos que agregando-se polegada a polegada formam cores e imagens. Este tipo de imagem é o mais conhecido, geralmente utilizado em fotografias, imagens computadorizadas, digitalizadas, envolvendo cálculos matemáticos complexos.

Imagem Digital

Imagem digital é representada, sempre, em duas dimensões, também formada por pixels, mas com valores digitais que formam as cores. Cada pixel tem uma matriz 2×2 que representa este espaço. O número que provém desta matriz é denominado níveis de cinza que representa alguma propriedade, dentre elas: cor, brilho e tonalidade. Forma-se, assim, uma tabela com várias cores representadas em forma de RGB, sempre atribuindo valores para cada célula da imagem neste método. Por exemplo: 15% de vermelho + 20% de verde + 10% azul.

Imagem vetorial

Imagem vetorial, em computação gráfica é um tipo de imagem que foi gerada a partir de cálculos e descrições geométricas de formas. Diferentemente das imagens de outros tipos, que são formadas por mapas de bits (ou pixels), este tipo de imagem é totalmente formado por cálculos matemáticos proporcionando uma flexibilidade quanto ao tamanho que ela pode assumir, pois ela pode ser facilmente redimensionada para mais ou para menos que ela assumirá esta dimensão sem que se perca qualidade, pois cada vez que se redimensiona esta imagem são refeitos todos os cálculos de proporção para que a imagem nunca se desfigura.

Considerações Finais

Esses foram alguns conceitos sobre imagens para vocês, espero que tenham gostado.

Abraços e até a próxima!

Autor: Marcelo Culen - Colunista de Photoshop do MXSTUDIO

Confira as principais novidades da declaração do IR em 2009

As principais novidades da declaração do Imposto de Renda em 2009 são a mudança no horário de entrega e o fim da obrigatoriedade de se informar o número do recibo da declaração anterior.

A Receita decidiu esticar o horário de entrega do documento no último dia. Até o ano passado, o envio deveria ser feito pela internet até as 20h. Agora, o órgão vai aceitar declarações enviadas até a meia-noite. "Algumas pessoas tentam enviar a declaração depois das 20h. E a gente não tem interesse em inibir a entrega", disse supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Recibo

A Receita acabou com a obrigatoriedade de se informar na declaração de 2009 o número do recibo do documento de 2008. Agora, a informação será opcional. Segundo Adir, essa informação era apenas uma questão de segurança para o contribuinte, para evitar o envio de declarações falsas.

Em relação ao recibo de 2009, que é impresso pelo contribuinte após a entrega da declaração, haverá agora uma informação adicional nesse papel. As pessoas que tiveram alguma dívida com a Receita ou a Previdência vão receber um aviso de que possuem pendências e devem procurar o órgão para fazer a regularização.

Débito automático em conta

A outra novidade é para os contribuintes que parcelam o pagamento do IR por meio de débito automático em conta. Até o ano passado, o contribuinte só podia agendar os pagamentos a partir da segunda parcela. Agora, quem entregar o IR até 30 de março, um mês antes do prazo final, poderá agendar também o dia de pagamento da primeira parcela.

A Receita ainda relembrou a mudança da declaração final de espólio, determinada em dezembro do ano passado. O novo prazo para fazer essa declaração será o último dia útil de abril, para coincidir com a entrega da declaração do IR. Hoje, a entrega deve ser feita 60 dias após o final do processo. A declaração do espólio, inclusive, pode ser feita no mesmo programa da declaração do IR.

Outras novidades

- O campo específico para doações eleitorais volta a aparecer na declaração, já que em 2008 ocorreram eleições;

- A declaração poderá ser transmitida com o uso de certificado digital (e-CPF). Quem fizer isso, aliás, terá prioridade no recebimento da restituição;

- As dívidas e ônus reais extintos durante o ano passado também deverão ser informados --e não apenas as dívidas ainda existentes.

Atacante Viola sonha com título no Rio e desfile em carro de bombeiros

Ansioso para a final da Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio, o atacante Viola, 40, do Resende, disse que a equipe tem condições de ser campeã contra o Botafogo, no próximo domingo, e falou que espera desfilar em um carro de bombeiros na cidade fluminense caso isso aconteça.

"Não foi à toa que chegamos aqui, estamos pensando grande. Imagina se a gente for campeão e eu desfilar em um carro de bombeiros em Resende? Quero desfilar, e esperamos fazer uma festa bonita", disse o atacante, que fez sucesso no Corinthians durante a década de 1990, além de ter passado por outros clubes como Palmeiras, Santos e Vasco.

Viola se recupera de uma lesão muscular e pode voltar à equipe justamente na partida contra o Botafogo, marcada para as 16h de domingo, no Maracanã.

Na semifinal, o Resende surpreendeu o até então invicto Flamengo, venceu por 3 a 1 e conquistou uma vaga inédita na decisão da Taça Guanabara.

TIM faz limpeza da base de clientes e elimina pré-pagos sem uso

A operadora de celular TIM informou nesta sexta-feira que está realizando uma espécie de limpeza em sua base de clientes eliminando números de pré-pagos que não utilizam o serviço há meses.

A empresa não informou o número de clientes que podem ser cortados, mas disse que, em janeiro, as adições líquidas já ficaram menores do que em outros meses por conta das eliminações. Foram cerca de 100 mil adições no mês passado, contra cerca de 330 mil em dezembro de 2008, por exemplo.

A TIM, que até meados de 2008 ocupava a vice-liderança de mercado atrás da Vivo, foi ultrapassada pela Claro e agora ocupa o terceiro lugar, com 24,06% de market share ao final de janeiro.

O presidente da empresa, Luca Luciani, informou que, em 2008, a base de clientes TIM cresceu principalmente nos planos pré-pagos. Com isso, o mix da base de clientes de planos pós-pagos foi reduzido para 18,1%.

Triple play

A TIM informou que, a partir do segundo trimestre deste ano, vai intensificar a oferta de serviços e promoções aos clientes, especialmente com serviços de maior valor agregado.

Uma das propostas é oferecer o chamado triple play apenas com produtos TIM, com telefone fixo, móvel e internet banda larga. Atualmente, a empresa oferece um serviço de convergência em parceria com a Sky, com TV por assinatura somada ao telefone móvel e banda larga.

A partir de março, a empresa passará a oferecer banda larga pré-paga por R$ 5 por dia, com uso de mini modem. Segundo a TIM, uma vez conectado no dia, o usuário poderá permanecer pelo tempo que desejar. O objetivo é atender clientes em viagens ou situações excepcionais.

Resultado

A TIM informou hoje que encerrou o quarto trimestre de 2008 com um lucro de R$ 299 milhões, um crescimento de 65,8% em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior. No ano, o lucro da empresa ficou em em R$ 180 milhões, contra R$ 68 milhões em 2007, crescimento de 163,8%.

A base total de clientes da empresa ficou em 36,4 milhões de usuários no ano passado, crescimento de 16,5% em relação a 2007. Ao final do ano a TIM registrava uma participação de mercado de 24,2%. Em termos de receita, a participação foi estimada em 27,3%.

A receita da TIM no trimestre passado atingiu R$ 3,544 bilhões, alta de 5% em relação ao quarto trimestre de 2007 e de 5,5% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 928 milhões, com uma margem de 26,2% no trimestre passado, e de 22,2% no ano como um todo. O resultado ficou acima dos R$ 890 milhões no quarto trimestre de 2007.

As despesas com inadimplência ficaram em 4,1% do total da receita líquida de serviços, totalizando R$ 131 milhões no quarto trimestre do ano passado.

Os investimentos da empresa totalizaram R$ 782 milhões entre outubro e dezembro de 2008 e R$ 3,272 bilhões no ano como um todo. A TIM gerou um fluxo de caixa líquido positivo em R$ 1,072 bilhão no trimestre.

Embraer diz que demissões são legais e vai recorrer à Justiça

A fabricante brasileira de aviões Embraer informou nesta sexta-feira que, ainda hoje, pretende entrar com recurso junto ao Tribunal Regional do Trabalho para tentar cassar a liminar que suspendeu as demissões realizadas pela empresa.

A empresa justificou que realizou as demissões "rigorosamente de acordo com todos os preceitos e normas legais existentes" e reafirmou que o corte de cerca de 4.200 funcionários não será revisto. "A Embraer reitera seu profundo respeito aos funcionários que tiveram seus contratos de trabalho rescindidos, mas novamente enfatiza a necessidade de se ajustar à drástica redução de demanda por aeronaves em todo o mundo".

Ainda de acordo com a embraer, a decisão de hoje não acarreta a reintegração dos empregados.

Saiba mais sobre a fabricante de aviões Embraer
Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Veja as medidas já anunciadas no Brasil

A Embraer, de acordo com a Justiça trabalhista, não poderia realizar uma demissão em massa sem antes negociar com os sindicatos da categoria alternativas para os trabalhadores. Foi esta a principal justificativa do desembargador Luís Cândido Martins Sotero da Silva, presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região (Campinas), ao mandar suspender as 4.200 demissões até quinta-feira, conforme antecipado pelo "Painel" da Folha.

Na liminar, o desembargador ressalta o fundamento da "impossibilidade de se proceder a demissões em massa sem prévia negociação sindical". O juiz também determina que a Embraer apresente balanços patrimoniais e demonstrações contábeis que justifiquem as demissões.

Divulgação
Demitidos da Embraer fizeram passeata contra demissões em São José dos Campos
Demitidos da Embraer fizeram passeata contra demissões em São José dos Campos

O pedido de suspensão foi feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Conlutas e outras entidades sindicais.

A fabricante de aviões anunciou o corte de cerca de 4.200 funcionários no último dia 19. O sindicato, desde a véspera da decisão, já reclamava que tentava, sem sucesso, negociar com a empresa alternativas às demissões.

No dia das demissões, o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, responsabilizou a crise pelas demissões e afirmou que a situação não é passageira, portanto não seria possível "algum tipo de solução transitória".

Audiência

Ontem, o tribunal já havia agendado para a próxima quinta uma audiência de conciliação entre a Embraer e as entidades sindicais para analisar as dispensas, motivadas pela crise internacional e pela queda da demanda por aeronaves.

Martins Sotero da Silva disse ontem em entrevista à Agência Folha que uma negociação prévia poderia resultar em alternativas à rescisão: "Você pode reduzir a jornada, reduzir salário; são mecanismos que podem mitigar esta situação mais grave", afirmou.

Na ação protocolada, as entidades sindicais argumentam que a Embraer ignorou os sindicatos e não estabeleceu nenhum tipo de negociação antes de oficializar a demissão em massa. A decisão de hoje foi classificada pelo presidente da Força, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, como "um gol de placa".

As centrais alegaram ainda que a empresa tem alta lucratividade, o que poderia, na opinião deles, evitar as demissões no momento de crise.

A Força e a Conlutas agendaram um protesto para hoje, a partir das 14h, em São José dos Campos, onde fica a sede da Embraer.

Antes disso, na segunda-feira (2), deve ocorrer uma audiência de mediação entre a Embraer e representantes dos funcionários, agendada pelo Ministério Público do Trabalho. A audiência atende a representação registrada pelo sindicato para pedir que as demissões da Embraer sejam anuladas.

Dilma

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou que o posicionamento da Justiça "é uma oportunidade para a empresa negociar uma forma mais correta [o destino dos empregados]."

Apesar de reafirmar que o governo foi avisado pela direção da Embraer de que haveria demissões, a ministra disse que a administração "lamentou o fato de ninguém [da empresa] discutir com o governo". "Uma coisa é comunicar na véspera, outra coisa é discutir", disse.

"O presidente [Lula] deixou claro para a diretoria da Embraer seu descontentamento com o fato de que poderia ter sido feita uma ação, já que as questões internacionais e não nacionais levaram a empresa a demitir, que fosse feito de uma forma mais humana", afirmou.

Demissões

A Embraer alegou que os efeitos da crise financeira internacional são os responsáveis pela queda das encomendas, o que gerou a necessidade de demissões.

O corte representa cerca de 20% do efetivo de 21.362 empregados, e se concentram na mão-de-obra operacional, administrativa e lideranças, incluindo a 'eliminação de um nível hierárquico de sua estrutura gerencial.

A Embraer também revisou suas estimativas para 2009. A empresa calcula entregar 242 aeronaves no período (ante 270 na previsão anterior), com uma receita prevista de US$ 5,5 bilhões (ante US$ 6,3 bilhões). Por conta da redução da estimativa de receita, a empresa refez sua previsão de investimentos para US$ 350 milhões neste ano (ante US$ 450 milhões).

Ranking dos Paises mais Visitados do Mundo

As nações européias são as preferidas dos turistas.


POSIÇÃO PAÍS TURISTAS RECEBIDOS EM 2006, EM MILHÕES
França 79,1
Espanha 58,5
Estados Unidos 51,1
China 49,6
Itália 41,1
Reino Unido 30,7
Alemanha 23,6
Méxigo 21,4
Áustria 20,3
10º Rússia 20,2
36º Brasil 5,019


Não é justo comparar a França com o Brasil em termos turísticos, mas vale a pena ressaltar que ela tem mais ou menos o tamanho do estado de Minas Gerais e anualmente recebe quase 16 vezes o número de turistas que o Brasil.


Fonte: Organização Mundial de Turismo

Gol vai pagar indenização de R$ 46 milhões para famílias

A Gol fechou um acordo para pagamento de R$ 46 milhões a 45 famílias de vítimas do acidente com o voo 1907. acidente ocorreu em setembro de 2006 e resultou na morte de 154 pessoas. Segundo o escritório Leonardo Amarante e Advogados Associados, o acordo é um dos maiores já fechados nesta área.

O escritório afirma que a negociação foi feita em conjunto. Sete famílias já receberam R$ 11 milhões em indenização. Os primeiros acordos foram homologados no fim de dezembro e começaram a ser pagos na primeira semana de fevereiro. Os acordos das demais famílias estão entre a fase de homologação e assinatura.

Segundo o escritório, em negociações assim, a companhia faz uma proposta às famílias. Quando elas aceitam a oferta, a proposta é encaminhada para as seguradoras, responsáveis pela liberação dos recursos. O dinheiro é depositado em fundo de pagamento de indenização e destinado aos familiares após autorização da Justiça. Os acordos foram fechados na 25ª Vara Cível do Rio.

O valor da indenização varia de acordo com aspectos como idade da vítima, salário que recebia e o grau de instrução. Na prática, considera-se a remuneração recebida pela vítima e a sua expectativa de vida útil.

A Gol afirma que já fez acordos com familiares de 106 dos 154 passageiros do voo 1907. A companhia diz que não divulga valores em atendimento a uma solicitação de confidencialidade feita pelas famílias.

Para Claudio Candiota, presidente da Andep (Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo), o prazo pode ser considerado rápido para a indenização. "Considerando a morosidade da Justiça brasileiro e o fato de que o acidente completará três anos em setembro, é possível dizer que foi rápido. Os acidentes são consequência da desordem que tomou conta do setor e nada foi feito para alterar o quadro."

Segundo especialistas, a mobilização das famílias das vítimas é fator essencial para estimular não só a indenização, como a busca dos responsáveis pelos acidentes. Para Dario Scott, presidente da Associação das Famílias e Amigos das Vítimas do Voo 3054 da TAM, a indenização é uma questão individual e cabe a cada família decidir de que forma pretende entrar na Justiça.

O acidente da TAM ocorreu em julho de 2007 e resultou na morte de 199 pessoas. "Continuamos organizados. O que nos interessa é acabar com a impunidade", disse. A Folha não conseguiu contato com a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907.

Leia mais

Krista Santora


Krista Santora

Veja os principais motivos que fazem o contribuinte cair na malha fina

A malha fina é um procedimento que visa interceptar declarações de Imposto de Renda para averiguação mais detalhada.

Normalmente caem na malha fina as declarações que possuem dados considerados errados ou incompletos pela Receita Federal.

A cada ano que passa a malha fina fica mais forte, já que o avanço da tecnologia permite à Receita Federal cruzar dados enviados pelos próprios contribuintes ou pelas empresas com quem eles tiveram algum tipo de relacionamento financeiro ou trabalhista.

Em 2008, 361.451 declarações do IRPF ficaram retidas na malha fina, contra 479.712 no ano passado, uma queda de 24,65%.

O próprio contribuinte pode colaborar para acelerar sua saída da malha fina. Para isso, ele deve acessar o site da Receita Federal e informar os números do CPF e do comprovante de entrega da declaração. O sistema permite, então, visualizar o motivo da entrada na malha fina. Caso o contribuinte corrija a informação através de uma declaração retificadora, ele é liberado.

Inicialmente, 906.046 declarações apresentaram problemas. A maioria desses contribuintes, no entanto, foi informada dessas divergências ao consultar o site da Receita e teve a declaração liberada ainda no ano passado.

Caso não faça isso, o contribuinte deve esperar ser chamado pela Receita Federal, que tem um prazo de cinco anos para convoca-lo.

Confira os principais motivos para cair na malha fina:

Rendimentos

O principal motivo para um contribuinte cair na malha final é a omissão de rendimentos. No ano passado, 44,07% das declarações caíram na malha fina por esse motivo. Isso acontece quando ele deixa de declarar uma renda ou parte de um rendimento, como recebimento de aluguel ou ganho em aplicações financeiras.

Além da ausência dos rendimentos, a diferença entre o rendimento declarado entre a fonte pagadora e o contribuinte ainda gerou 30,78% das inclusões na malha fina.

Aconselha-se aos contribuintes que guarde todos os comprovantes salariais --em especial os informes de rendimento-- para provar que os valores estão corretos.

Falta de recolhimento

O contribuinte pode entrar na malha fina devido à falta de recolhimento do imposto pela empresa.

Neste caso, o empregador não apresentou a Dirf (Declaração de Imposto Retido na Fonte). Para resolver isso, o contribuinte precisa comprovar que o valor foi deduzido do salário, para que a Receita cobre o pagamento da empresa.

Despesas com saúde e educação

Divergências sobre informações com despesa médica também costumam gerar problemas na declaração que levam à malha fina. Geralmente, deduções de despesas médicas ou de educação caem na averiguação mais detalhada para conferir se realmente foram feitos.

A insistência da Receita Federal nesses casos é justificada: é comum o Fisco descobrir que contribuintes forjaram recibos ou deduziram despesas que não possuem esse privilégio.

No caso das despesas médicas, por exemplo, não entram na dedução gastos realizados em farmácias. Já em educação, não são passíveis de dedução cursos diversos (incluindo idiomas e informática) e material escolar.

Patrimônio incompatível com renda

Também é comum a retenção nos casos de variação patrimonial incompatível com a renda do mesmo período. E não declarar o patrimônio não adianta, já que a Receita tem conhecimento dos investimentos e bens dos contribuintes através da outra ponta.

No caso de compra e venda de imóveis, por exemplo, as construtoras e imobiliárias informam as vendas ou alugueis através de um documento chamado Dimob (Declarações de Informações de Atividades Imobiliárias), com a qual a Receita toma conhecimento da compra feita pelo contribuinte. Documentos semelhantes --chamados de obrigações acessórias-- são expedidas por cartórios e empresas de cartões de crédito, entre outros, e são igualmente colocados à disposição da Receita para fazer a comparação com a declaração do IR.

Economia dos EUA no 4º trimestre cai 6,2% após revisão

A economia americana registrou uma contração de 6,2% no quarto trimestre, de acordo com a segunda estimativa de desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) do país entre outubro e dezembro do ano passado. A primeira estimativa, divulgada no mês passado, mostrava uma contração de 3,8%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo governo americano.

A economia dos EUA está em recessão desde dezembro de 2007, segundo o Nber (Escritório Nacional de Pesquisa Econômica, na sigla em inglês).

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA

Recessão, segundo o Nber, é um significativo declínio na atividade econômica e que costuma durar mais que alguns poucos meses: ela começa quando a economia atinge um pico do ciclo econômico e termina quando atinge o ponto mais baixo. Para o Nber, a economia americana atingiu um pico em dezembro de 2007, marcando o fim do ciclo de expansão começado em novembro de 2001 e o início da recessão.

O critério mais comum para determinar se um país está em recessão ou não, no entanto, é uma sequência de dois trimestres consecutivos de desempenho negativo do PIB (Produto Interno Bruto). Nesse critério, a economia dos EUA também está em recessão --no terceiro trimestre houve uma contração de 0,5%.

Na terça-feira (24), o presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke, disse que a economia americana sofre uma "severa contração" e é preciso utilizar todos os instrumentos disponíveis para que o país saia da recessão.

Ele prevê, no entanto, que a recessão terá fim neste ano e 2010 será "um ano de recuperação", se forem tomadas medidas pelo governo para estabilizar os mercados financeiros. "Se ações forem adotadas pelo governo e o Congresso e o Fed forem bem-sucedidos em restaurar alguma medida de estabilidade financeira há uma perspectiva razoável de que a atual recessão venha a terminar em 2009 e de que 2010 seja um ano de recuperação", disse.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009












Mirla e Francine disputam o paredão do "Big Brother Brasil 9"

Francine e Mirla disputam a preferência do público para permanecer na casa do "Big Brother Brasil 9". Uma delas deixará o reality show no próximo domingo (1º).

Mirla foi indicada pela líder Priscila, que venceu a disputa pela liderança pouco antes do início da votação.

Já Francine foi a mais votada pela casa, recebendo quatro votos de seus colegas de confinamento.

Flávio, o anjo da semana, deu a imunidade para Milena, que não pôde ser votada para este paredão.

Veja como foram os votos dos participantes para formar este paredão

Max votou em Maíra;
Naiá votou em Max;
Francine votou em Maíra;
Ana Carolina votou em Max;
Flávio votou em Ana Carolina;
Mirla votou em Francine;
Josiane votou em Francine;
Milena votou em Maíra;
Maíra votou em Francine;
Ralf votou em Francine.


Veja mais aqui

Pato marca, mas Milan tropeça no Bremen e cai na Copa da Uefa

Apontado como favorito ao título da Copa da Uefa, o Milan decepcionou e não conseguiu passar da primeira rodada de mata-matas decisivos do torneio. A eliminação da equipe italiana foi selada com um empate por 2 a 2 com o Werder Bremen, em casa, nesta quinta-feira.

O primeiro encontro entre as duas equipes, na semana passada, na Alemanha, havia terminado em 1 a 1, resultado que deixou o Milan com a vantagem de poder empatar sem gols o confronto de volta.

Mesmo com essa vantagem, a equipe italiana, que não pôde contar com Kaká e Ronaldinho, abriu o placar aos 27min do primeiro tempo, com o meio-campista Andrea Pirlo convertendo cobrança de pênalti.

O segundo gol milanista foi marcado por Alexandre Pato. O atacante brasileiro recebeu bola pelo lado esquerdo, entrou em diagonal e acertou um belo chute de fora da área, vencendo o goleiro Christian Vander.

Aos 23min da etapa final, o Werder Bremen ganhou ânimo novo. Diego cobrou falta para o meio da área e o peruano Claudio Pizarro desviou de cabeça para diminuir a vantagem italiana.

O gol que tirou o Milan da Copa da Uefa foi novamente marcado por Pizarro, outra vez de cabeça. O atacante aproveitou bola levantada por Boenisch e uma saída errada do goleiro Dida para marcar.

Após empatar por 2 a 2 com o Copenhague, na Dinamarca, o Manchester City, de Robinho, obteve sua classificação para as oitavas-de-final do torneio intercontinental ao vencer por 2 a 1 na Inglaterra. O galês Craig Bellamy foi o destaque do jogo, fazendo os dois gols do triunfo inglês.

Campeão na última temporada, o Zenit também avançou às oitavas. Mesmo na Alemanha, o time russo aplicou 2 a 1 no Stuttgart. Igor Semshov e Viktor Fayzulin marcaram para os atuais detentores do título, enquanto Timo Gebhart descontou.

A equipe dirigida por Dirk Advocaat já havia triunfado em São Petesburgo, onde também 2 a 1 no confronto de ida.

Resultados da Copa da Uefa (os classificados estão em negrito)
CSKA Moscou 2 x 0 Aston Villa
Metalist Kharkiv 2 x 0 Sampdoria
Hamburgo 1 x 0 NEC
Twente 0 x 1 Olympique de Marselha
Wolfsburg 1 x 3 Paris Saint-Germain
Galatasaray 4 x 3 Bordeaux
Milan 2 x 2 Werder Bremen
Ajax 1 x 1 Fiorentina
Manchester City 2 x 1 Copenhague
Standard Liège 1 x 1 Braga
Stuttgart 1 x 2 Zenit
Udinese 2 x 1 Lech Poznan
Saint-Etienne 2 x 1 Olympiakos
La Coruña 1 x 3 Aalborg
Tottenham 1 x 1 Shakhtar Donetski
Valencia 2 x 2 Dínamo de Kiev

http://www.mquttgirls.blogspot.com/

Pra pegar nosso banner, é muito fácil, é so copiar este codigo no seu site: Melhor que ta tendo!!


Clique aqui e veja mais fotos

Rivaldo faz desabafo e coloca à disposição cargo de presidente do Mogi

Presidente do Mogi Mirim, o meia-atacante Rivaldo, 36, que atualmente defende o Bunyodkor, time do Uzbequistão, fez criticas severas aos atletas da equipe do interior paulista por meio de um comunicado no site oficial do time. O jogador inclusive colocou "à disposição" seu cargo como mandatário do clube.

Rivaldo, que defendeu o Mogi Mirim como jogador até 1993, falou em tom de desabafo e disse inclusive que tem colocado dinheiro do bolso para honrar as dívidas da equipe.

"Estou muito triste com o que está acontecendo com o Mogi Mirim. Os jogadores precisam valorizar a camisa que estão vestindo e querer vencer na vida. (...) Jogadores não têm que ficar se preocupando com luvas e mandando falar com seu empresário para renovação, pois o melhor empresário para vocês sou eu, destaque dentro de campo que lhes coloco em grandes clubes que tenho as portas abertas. Ficar pulando de time pequeno em time pequeno não adianta", disse Rivaldo na nota.

"Faço esse desabafo porque estou envergonhado com a campanha do Mogi Mirim no campeonato. (...) Aos torcedores que ficam apenas criticando e dizendo que todos devem deixar o Mogi, referindo-se à diretoria e presidência, estou colocando à disposição a presidência do Mogi para quem quiser assumir. (...) Quero deixar bem claro que, caso ninguém queira assumir a presidência, já que alguns torcedores estão pedindo isto, estarei com o Mogi Mirim a todo tempo e em qual divisão estiver disputando", continuou o jogador.

O Mogi Mirim é o atual penúltimo colocado do Campeonato Paulista, com apenas cinco pontos em dez partidas disputadas --sete derrotas, dois empates e uma única vitória. O Bragantino, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem oito pontos.

O Mogi Mirim tem em seu elenco o meia-atacante Giovanni, que atuou no grego Olympiakos, no espanhol Barcelona e na seleção brasileira ao lado de Rivaldo, presidente do clube do interior.

Rivaldo, que tem contrato com o Bunyodkor até 2011, também relembrou suas dificuldades quando chegou de Pernambuco para o Mogi Mirim, na expectativa de motivar os atletas do time.

"Quando tive a oportunidade de sair de Recife e vir disputar um Campeonato Paulista, eu sabia que tinha que dar tudo para vencer na vida, porque quando comia de manhã não sabia se ia ter o que comer à tarde. É necessário que os jogadores tenham vontade, atitude e sintam vergonha para sair da situação que se encontram."

Time de Zico derrota o Aston Villa e avança na Copa da Uefa

O CSKA Moscou, que tem o brasileiro Zico como técnico e o atacante Vágner Love como um de seus principais jogadores, avançou nesta quinta-feira às oitavas-de-final da Copa da Uefa ao derrotar o Aston Villa (Inglaterra) por 2 a 0, na Rússia.

Semana passada, o CSKA empatou por 1 a 1 com o Aston Villa, fora de casa. O jogo marcou a estreia de Zico em partidas oficiais pelo clube.

O meio-campista Zhirkov, aos 16min da etapa final, colocou o time russo em vantagem.

Nos acréscimos da etapa final, Vágner Love recebeu bom passe, invadiu a área e tocou na saída do goleiro.

Os jogos das oitavas-de-final estão marcados para os dias 12 (ida) e 18 e 19 de março (volta).

Bispo que questionou Holocausto pede perdão às vítimas e à igreja

O bispo britânico Richard Williamson pediu perdão nesta quinta-feira às vítimas do Holocausto e à Igreja Católica pelas declarações em que havia negado a dimensão do massacre de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). As informações foram divulgadas pela agência católica de notícias Zenit.

"Para todas as almas que ficaram verdadeiramente escandalizadas com o que eu disse, diante de Deus, peço perdão", disse o bispo, em uma declaração feita depois de chegar a Londres, vindo da Argentina, onde sofria risco de expulsão. "Observando essas consequências, posso verdadeiramente dizer que lamento ter feito essas observações, e que se eu soubesse de antemão todo dano e dor que elas dariam origem, especialmente para a igreja, mas também para os sobreviventes e parentes das vítimas da injustiça sob o Terceiro Reich, eu não as teria feito."

A polêmica teve início depois que a excomunhão dele e de outros três bispos ultraconservadores foi suspensa pelo papa Bento 16, em janeiro. Eles haviam sido expulsos da igreja por terem sido ordenados sem autorização do Vaticano, nos anos 80, pelo arcebispo ultraconservador Marcel Lefebvre. Lefebvre liderava religiosos que se opunham às mudanças na igreja introduzidas pelo Concílio Vaticano 2º, como o fim do uso do latim durante as missas.

O movimento do papa em favor da unidade da igreja, reabilitando os membros da Sociedade São Pio 10°, acabou nublado pela divulgação posterior de uma entrevista de Williamson à TV sueca sueca SVT na qual ele questionou o Holocausto. "Acredito que não existiram câmaras de gás e [apenas] entre 200 mil e 300 mil judeus sofreram nos campos de concentração", disse então.

Vários grupos judaicos reagiram com indignação às declarações. O rabinato de Israel cortou todos os laços com o Vaticano no fim de janeiro. Em uma carta enviada à Santa Sé, o diretor geral do rabinato, Oded Weiner, suspendeu um encontro entre judeus e cristãos programado para o início deste mês. "Sem uma desculpa pública será difícil continuar com este diálogo."

A igreja tentou diminuir os atritos. Ainda em janeiro, o cardeal Walter Kasper, responsável pelas relações da igreja com os judeus, chamou as declarações de "estúpidas" em um editorial do jornal do Vaticano, "L"Osservatore Romano", e disse que o antissemitismo "não é objeto de discussão". O próprio papa condenou qualquer tentativa de negar o Holocausto, e Williamson escreveu, em 30 de janeiro, uma carta em que pediu desculpas pelas "observações imprudentes", mas não pelo conteúdo de suas declarações.

O movimento, no entanto, foi insuficiente para conter as críticas. No dia 3 deste mês, a chanceler alemã, Angela Merkel, que é protestante, exigiu que o papa deixasse "bem claro" que rejeitava a negação do Holocausto --cerca de 34% dos alemães declaram-se católicos, e 34%, protestantes. No mesmo dia, o jornal "Bild", o mais vendido da Alemanha, afirmou que o papa "cometeu um erro grave" e que o "fato de ser um papa alemão torna a questão especialmente ruim". Na juventude, Bento 16 foi obrigado, na juventude, a servir no Exercito nazista, mas fugiu e foi feito prisioneiro de guerra. A família dele se opôs ao nazismo e um primo dele foi executado pelo governo alemão por ter síndrome de Down.

Um dia depois da pressão vinda da terra natal do papa, o Vaticano exigiu que Williamson negasse "de forma inequívoca e pública" seus questionamentos a respeito da dimensão do Holocausto como um requisito para ser reabilitado na Igreja Católica. O documento informou também que Bento 16 não sabia do posicionamento do bispo quando suspendeu a excomunhão dele e de mais três bispos tradicionalistas.

Na semana seguinte, Williamson afirmou à revista alemã "Der Spiegel" que estava disposto a "rever as evidências históricas", dizendo ter encomendado um livro sobre as câmaras de gás, mas que não visitaria o campo de Auschwitz. Anteriormente, ele dissera que só pediria desculpas pela negação do Holocausto se encontrasse provas de sua existência. Nesta quinta-feira, Williamson disse que se limitou a dar uma "opinião de uma pessoa que não é um historiador, uma opinião formada há 20 anos com base nas provas disponíveis então, e raramente expressa em público desde então".

A agência católica que noticiou o pedido de perdão não divulgou, no entanto, nenhuma declaração de Williamson admitindo os números comumente aceitos de vítimas judias do nazismo, em torno de 6 milhões.

Na última terça-feira, Williamson deixou a Argentina, sob ameaça de expulsão. O governo argentino alegou que ele exercia atividades de direção no seminário que a Fraternidade São Pio 10° possui na cidade de Moreno, nos arredores de Buenos Aires, mas informara oficialmente ser um empregado administrativo da Associação Civil La Tradición.

Tensão com os judeus

A polêmica envolvendo Williamson foi o mais recente episódio de choque com autoridades religiosas judaicas do atual papado. No início deste ano, as relações ficaram tensas depois das declarações do cardeal Renato Martino, o presidente do Conselho Pontifício de Justiça e Paz do Vaticano, segundo o qual Gaza, sob ataque israelense, assemelhava-se a um "grande campo de concentração".

Em 2007, o papa enfureceu muitos judeus ao suspender restrições a missas em latim com o rito tridentino, que contém uma oração pela conversão dos judeus. A Associação dos Rabinos Italianos decidiu, em resposta à decisão sobre a missa, boicotar as celebrações do dia anual de diálogo interreligioso entre judeus e cristãos, no último dia 17, instituído pelo papa João Paulo 2º como uma forma de combater o antissemitismo.

Outra fonte de atrito entre o Vaticano e Israel é o processo de beatificação do papa Pio 12, que liderou a igreja na Segunda Guerra e é acusado por grupos judaicos de ter fechado os olhos à perseguição nazista aos judeus. Em 2008, Bento 16 barrou o processo que poderia levar o antecessor a ser declarado santo, pedindo um estudo aprofundado sobre o assunto. O atual papa destacou, no entanto, o que chamou de trabalho silencioso de Pio 12 em favor dos judeus, nos tempos do Holocausto.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Caminhando entre as feras 11

Caminhando entre as feras 10

Caminhando entre as feras 9

Caminhando entre as feras 8

Caminhando entre as feras 7

Caminhando entre as feras 5

Caminhando entre as feras 4

caminhando entre as feras 3

Caminhando entre as feras 2

Caminhando entre as feras 1

Nuvens, formações coloridas, impressionantes e raras

foto paisagem nuvem

Em um dos dias dessa semana, saí com meu filho para aproveitar o sol, o céu estava com um azul maravilhoso e o Monte Fuji estava com uma nuvem que parecia um chapéu, achei curioso e resolvi procurar formações de nuvens e descobri que algumas formações são bem raras.
As nuvens são aglomerados de partículas de gelo ou água líquida que estão na atmosfera após processos de condensação ou liquefação. Depois de formadas é o vento que irá ser o responsável por transportá-las e assim elas mudarão sua aparência e característica.

Em uma classificação básica sem entrar em muitos detalhes, as nuvens podem ser fibrosas, altas, brancas e finas denominadas Cirrus; nuvens formadas por grandes camadas Stratus e as formadas por placas individuais chamadas Cumulus

Geralmente as nuvens raras formam-se acima da estratosfera e são vistas principalmente em regiões polares, em lugares de latitudes altas como Alasca, norte do Canadá, Escandinávia, porém isso não é regra, elas também podem aparecer em outros lugares.

Algumas possuem formatos peculiares e curiosos, como a que eu vi no Fuji-San. Isso é tão interessante, pois muita gente na infância e até mesmo adulto, já admirou um céu cheio de nuvens e procurou alguma forma conhecida. Conheçam a seguir 10 nuvens raras com formações inusitadas e impressionantes.

1-Nuvens nacarada

nuvens e  seus formatos diferentes

Estas são nuvens iridescentes, nacaradas ou no alto Andes (Chile) e na Antártica, também chamadas de stratospheric ou nacreous. As cores são reais e têm um efeito de dimensão semelhante à difração de gotas de água. Elas são geralmente vistas perto do sol, o que torna complicado fotografar, suas cores são parecidas com o arco-íris, também chamada de pérola-mãe, possuem um brilho intenso, o que torna a vista inesquecível.

nuvens e seus formatos- nacarada nos andes


Nuvem nacarada nos Andes
nuvem nacarada ou nacreous clouds


Antarctica
nuvem perolada


nuvem pérola - coisa rara


2- Mammatus Nuvens

formatos de nuvens - mammatus clouds


As nuvens Mammatus parecem bolas de algodão e são conhecidas como mamma, por possuirem o formato de seios.
Nuvens do tipo Mammatus, podem ser indicadoras de uma formação severa ou indicar que a tempestade está perdendo força.

nuvens mammatus clouds 02


nuvens em formato de algodão


clouds- formatos estranhos de nuvens


3- Altocumulus Castellanus

nuvens e seus formatos - altocumulus castellanus

A nuvem Altocumulus Castellanus pode ganhar um impressionante formato de uma água-viva (jellyfish) e, por esse motivo, muitas pessoas a chama de jellyfish clouds.

O aparecimento precoce da Altocumulus castellanus em um dia ensolarado, pode indicar uma alta probabilidade da formação de tempestades.

nuvens e seus formatos curiosos - jelly fish clouds

jellyfish clouds

jellyfish cloud 02

4- Noctilucent Nuvens

nuvem brilhante noctilucent 02

As nuvens Noctilucent ou Polar Mesopheric, é um fenômeno atmosférico, são consideradas as nuvens mais altas da atmosfera da Terra formadas por cristais de gelo depositados em pequenas partículas de poeira de meteoritos, estão localizada na mesosfera.

Essas nuvens parecem estar iluminadas, pois refletem a luz solar à partir do outro lado da terra, à noite, o que dá uma aparência brilhante.É mais comum observá-las no verão ao norte e sul do Equador durante o nascer e pôr do sol.

nuvem brilhante- noctilucent

5- Mushroom Clouds

nuvem com formato de cogumelo

Como seu próprio nome já diz, sua forma é de um grande cogumelo e é comumente associada com explosões nucleares ou vulcânicas.Formam do resultado de uma grande massa de gases quentes de baixa densidade perto do solo criando uma instabilidade.

nuvem cogumelo

6- Cirrus Kelvin-Helmholtz

nuvens e seus formatos - cirrus kelvin helmholtz

O formato da nuvem Cirrus Kelvin Helmholtz conhecida como wave clouds, nuvens com o formato de onda são impressionantes.É uma distinta formação de nuvem que se desfaz entre um a dois minutos depois que se forma.

nuvens raras - cirrus kelvin

nuvens no formato de ondas

nuvens e formatos raros

nuvem com o formato de onda - wave cloud

7- Nuvens Lenticular

nuvem lenticular

Nuvem Lenticular ou discoidal, possui o formato de uma lente e são confundidas com frequência com OVNI, elas se formam sob deteminadas condições metereológicas.Quando o vento atinge grandes velocidades em um local relativamente plano e chegando próximo de uma montanha, o vento sobe e faz um redemoinho que dá às nuvens formas discoidais.

nuvem lenticular aparência de ufo

Esse era o chapéu do Monte Fuji que eu me referia no começo do artigo

Monte Fuji, nuvem lenticular

rare clouds - nuvem lenticular

nuvem lenticular no Hawaii

nuvem lenticular01


Arcus Clouds

Com formação horizontal as nuvens em forma de Arco podem ter duas variações com algumas diferenças, a Roll Cloud em forma de um enorme tubo e a Shelf Cloud que parece um paredão.A ocorrência das duas estão associados a tempestades e a frentes frias.

8- Roll Clouds - Nuvem em formato de tubo

nuvem em formato de tubo- roll clouds

Essa é uma nuvem baixa em forma de um enorme tubo que parece estar “rolando” num eixo horizontal, sua principal característica é estar completamente separada da tempestade.Geralmente esta nuvem é o sinal da presença de uma grande coluna de ar que desce em direção ao solo.

roll cloud

9- Shelf Cloud - Uma grande plataforma

nuvem formatos - shelf clouds

Esta nuvem difere da Roll Cloud por estar ligada diretamente a tempestade ou a uma frente fria, mesmo na ausência de trovoadas.

shelf cloud

shelf cloud 04

nuvem em formato de arco

nuvem arco acompanha a tempestade

10- Stratocumulus Cloud

cloud streets

Segundo o Observatório Meteorológico em Sapporo no Japão, estas nuvens de baixa altitude stratocumulus possuem esse formato pois ficaram presas em correntes de ar de diferentes temperaturas.Apesar de não ser incomum o seu formato essa primeira fotografia mostra clareza a sua forma, parecendo ruas ou listras.

nuvem em forma de estrada- stratocumulus

Fontes de pesquisa: Wikipedia, Flickr e Science