terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Nuvens, formações coloridas, impressionantes e raras

foto paisagem nuvem

Em um dos dias dessa semana, saí com meu filho para aproveitar o sol, o céu estava com um azul maravilhoso e o Monte Fuji estava com uma nuvem que parecia um chapéu, achei curioso e resolvi procurar formações de nuvens e descobri que algumas formações são bem raras.
As nuvens são aglomerados de partículas de gelo ou água líquida que estão na atmosfera após processos de condensação ou liquefação. Depois de formadas é o vento que irá ser o responsável por transportá-las e assim elas mudarão sua aparência e característica.

Em uma classificação básica sem entrar em muitos detalhes, as nuvens podem ser fibrosas, altas, brancas e finas denominadas Cirrus; nuvens formadas por grandes camadas Stratus e as formadas por placas individuais chamadas Cumulus

Geralmente as nuvens raras formam-se acima da estratosfera e são vistas principalmente em regiões polares, em lugares de latitudes altas como Alasca, norte do Canadá, Escandinávia, porém isso não é regra, elas também podem aparecer em outros lugares.

Algumas possuem formatos peculiares e curiosos, como a que eu vi no Fuji-San. Isso é tão interessante, pois muita gente na infância e até mesmo adulto, já admirou um céu cheio de nuvens e procurou alguma forma conhecida. Conheçam a seguir 10 nuvens raras com formações inusitadas e impressionantes.

1-Nuvens nacarada

nuvens e  seus formatos diferentes

Estas são nuvens iridescentes, nacaradas ou no alto Andes (Chile) e na Antártica, também chamadas de stratospheric ou nacreous. As cores são reais e têm um efeito de dimensão semelhante à difração de gotas de água. Elas são geralmente vistas perto do sol, o que torna complicado fotografar, suas cores são parecidas com o arco-íris, também chamada de pérola-mãe, possuem um brilho intenso, o que torna a vista inesquecível.

nuvens e seus formatos- nacarada nos andes


Nuvem nacarada nos Andes
nuvem nacarada ou nacreous clouds


Antarctica
nuvem perolada


nuvem pérola - coisa rara


2- Mammatus Nuvens

formatos de nuvens - mammatus clouds


As nuvens Mammatus parecem bolas de algodão e são conhecidas como mamma, por possuirem o formato de seios.
Nuvens do tipo Mammatus, podem ser indicadoras de uma formação severa ou indicar que a tempestade está perdendo força.

nuvens mammatus clouds 02


nuvens em formato de algodão


clouds- formatos estranhos de nuvens


3- Altocumulus Castellanus

nuvens e seus formatos - altocumulus castellanus

A nuvem Altocumulus Castellanus pode ganhar um impressionante formato de uma água-viva (jellyfish) e, por esse motivo, muitas pessoas a chama de jellyfish clouds.

O aparecimento precoce da Altocumulus castellanus em um dia ensolarado, pode indicar uma alta probabilidade da formação de tempestades.

nuvens e seus formatos curiosos - jelly fish clouds

jellyfish clouds

jellyfish cloud 02

4- Noctilucent Nuvens

nuvem brilhante noctilucent 02

As nuvens Noctilucent ou Polar Mesopheric, é um fenômeno atmosférico, são consideradas as nuvens mais altas da atmosfera da Terra formadas por cristais de gelo depositados em pequenas partículas de poeira de meteoritos, estão localizada na mesosfera.

Essas nuvens parecem estar iluminadas, pois refletem a luz solar à partir do outro lado da terra, à noite, o que dá uma aparência brilhante.É mais comum observá-las no verão ao norte e sul do Equador durante o nascer e pôr do sol.

nuvem brilhante- noctilucent

5- Mushroom Clouds

nuvem com formato de cogumelo

Como seu próprio nome já diz, sua forma é de um grande cogumelo e é comumente associada com explosões nucleares ou vulcânicas.Formam do resultado de uma grande massa de gases quentes de baixa densidade perto do solo criando uma instabilidade.

nuvem cogumelo

6- Cirrus Kelvin-Helmholtz

nuvens e seus formatos - cirrus kelvin helmholtz

O formato da nuvem Cirrus Kelvin Helmholtz conhecida como wave clouds, nuvens com o formato de onda são impressionantes.É uma distinta formação de nuvem que se desfaz entre um a dois minutos depois que se forma.

nuvens raras - cirrus kelvin

nuvens no formato de ondas

nuvens e formatos raros

nuvem com o formato de onda - wave cloud

7- Nuvens Lenticular

nuvem lenticular

Nuvem Lenticular ou discoidal, possui o formato de uma lente e são confundidas com frequência com OVNI, elas se formam sob deteminadas condições metereológicas.Quando o vento atinge grandes velocidades em um local relativamente plano e chegando próximo de uma montanha, o vento sobe e faz um redemoinho que dá às nuvens formas discoidais.

nuvem lenticular aparência de ufo

Esse era o chapéu do Monte Fuji que eu me referia no começo do artigo

Monte Fuji, nuvem lenticular

rare clouds - nuvem lenticular

nuvem lenticular no Hawaii

nuvem lenticular01


Arcus Clouds

Com formação horizontal as nuvens em forma de Arco podem ter duas variações com algumas diferenças, a Roll Cloud em forma de um enorme tubo e a Shelf Cloud que parece um paredão.A ocorrência das duas estão associados a tempestades e a frentes frias.

8- Roll Clouds - Nuvem em formato de tubo

nuvem em formato de tubo- roll clouds

Essa é uma nuvem baixa em forma de um enorme tubo que parece estar “rolando” num eixo horizontal, sua principal característica é estar completamente separada da tempestade.Geralmente esta nuvem é o sinal da presença de uma grande coluna de ar que desce em direção ao solo.

roll cloud

9- Shelf Cloud - Uma grande plataforma

nuvem formatos - shelf clouds

Esta nuvem difere da Roll Cloud por estar ligada diretamente a tempestade ou a uma frente fria, mesmo na ausência de trovoadas.

shelf cloud

shelf cloud 04

nuvem em formato de arco

nuvem arco acompanha a tempestade

10- Stratocumulus Cloud

cloud streets

Segundo o Observatório Meteorológico em Sapporo no Japão, estas nuvens de baixa altitude stratocumulus possuem esse formato pois ficaram presas em correntes de ar de diferentes temperaturas.Apesar de não ser incomum o seu formato essa primeira fotografia mostra clareza a sua forma, parecendo ruas ou listras.

nuvem em forma de estrada- stratocumulus

Fontes de pesquisa: Wikipedia, Flickr e Science

Nenhum comentário: