terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Favorito, "GTA 4" recebe sete indicações para o "Oscar dos games"

RAFAEL CALIXTO
colaboração para a Folha Online

Conhecida pelo seu festival de cinema, a Bafta (British Academy of Film and Television Arts) anunciou nesta terça-feira (10) os indicados para a edição 2009 do prêmio de melhores games. Entre as nomeações, destaque para as sete indicações do jogo "Grand Theft Auto 4" ("GTA 4"), que em 2008 se tornou o produto de entretenimento mais vendido da história no dia de lançamento.

Feito pela produtora Rockstar, o já clássico impulsionou o lucro da indústria do setor. Chegou ao mercado em 29 de abril do ano passado, vendendo mais nas primeiras 24 horas de mercado do que arrasa-quarteirões como o longa-metragem "Harry Potter". Foram 3,6 milhões de unidades, gerando faturamento de US$ 310 milhões.

Divulgação
Grand Theft Auto 4 teve seu lançamento mundial no ano passado; jogo da Rockstar Games é favorito para premiação de 2009
Grand Theft Auto 4 teve seu lançamento mundial no ano passado; jogo da Rockstar Games é favorito para premiação de 2009

"GTA 4" conta a história de Niko Bellic, veterano da guerra da Bósnia que entra como imigrante ilegal nos Estados Unidos, após ser persuadido por seu primo. Chega à Liberty City, uma paródia de Nova York, onde espera esquecer seu passado criminal e alcançar o "sonho americano".

O game foi indicado nas categorias de Melhor Jogo; Ação e Aventura; Jogabilidade; Roteiro e Personagens; Recursos Técnicos; Uso de Áudio e para o voto popular de melhor jogo.

Na edição passada, o Bavga (British Academy Video Game Awards) teve como grande campeão o inovador "Wii Sports", da Nintendo.

Ele levou seis estatuetas naquela noite, incluindo de melhor Jogabilidade, Inovação, Estratégia e Jogo de Esportes. Títulos como "Guitar Hero 2" --com três indicações-- já disputavam um espaço na premiação, mas não foram bem-sucedidos.

Em 2008, "Guitar Hero" e "Rock Band" competem, juntos, em quatro categorias, incluindo Melhor Jogo. Sem a concorrência de uma continuação de Wii Sports, chegam com maiores chances de premiação.

A Nintendo, por sua vez, não deixou de comparecer com títulos de peso. "Super Mario Galaxy" e o comentado "Wii Fit": o game funciona com o Wii Balance Board, uma espécie de controle para os pés, que usa sensores para detectar o peso e a posição do corpo. Traz atividades variadas, como esqui, ioga e bambolê.

Veja aqui a lista completa de indicados.

Nenhum comentário: