sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um ano depois de temer fim da carreira, Ronaldo se aproxima do sonhado retorno

Craque chegou a pensar em desistir, mas se juntou a um ‘bando de loucos’ para tentar brilhar nos gramados do Brasil, após quase 15 anos de Europa

Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo


Ronaldo no dia de sua apresentação no Timão: 'Sou mais um louco para esse bando de loucos'

“Acabou, agora não dá mais”. A frase foi dita por Ronaldo, chorando, no caminho do gramado para o vestiário do estádio San Siro, em Milão, no dia 13 de fevereiro de 2008. Um ano depois de grave lesão no joelho esquerdo, o atacante está perto de estrear pelo Corinthians e provar para todos que ainda dá e que nada acabou.

- Essa recuperação não foi mais fácil nem mais difícil que a outra, mas como já havia o exemplo da primeira foi bom. Da primeira vez a gente não sabia nada, tivemos de conhecer a evolução do treinamento no dia-a-dia – comentou o camisa 9, que em 2000, pelo Internazionale de Milão, sofreu grave lesão no joelho direito.

VEJA GALERIA DE FOTOS DA TRAJETÓRIA DE RONALDO NO ÚLTIMO ANO

Bruno Mazziotti, fisioterapeuta de Ronaldo, acompanhou de perto o segundo drama do Fenômeno. E certamente foi um dos responsáveis por conseguir reanimar um jogador que no auge da dor viu sua carreira terminar. Ronaldo confessou recentemente que sentiu preguiça ao pensar na recuperação, mas se esforçou por amor ao futebol.

- No primeiro mês, pode ter passado pela cabeça dele se aposentar. O Ronaldo comentava que se sentisse dor ou tivesse qualquer problema na recuperação não voltaria a jogar e encerraria a carreira. Como ele mesmo diz, não adianta voltar “meia-bomba” – falou Mazziotti, atualmente fisioterapeuta do Corinthians.

AS DEZ MELHORES FRASES DO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO. CONFIRA!

À época da primeira lesão, em 2000, Ronaldo demorou um ano e seis meses para retornar aos gramados. Dessa vez, mais experiente e já com um histórico a seu favor, o craque deve voltar a atuar num prazo mais curto. Na última quinta-feira, aliás, o atacante fez seu primeiro jogo-treino pelo Timão. E anotou dois gols.

- Na perna direita, nós perdemos tempo no arco de flexão. Lembro que com oito, nove meses de recuperação, eu tinha noventa graus. Era muito pouco. Dessa vez não tive problemas. No quarto mês, tinha 100% de flexão – falou o Fenômeno.

Diferentemente da primeira recuperação, que o levou a brilhar na Copa do Mundo de 2002 (relembre no vídeo), a atual saga de Ronaldo foi recheada de polêmicas. E começou em abril de 2008, quando o atacante se envolveu num escândalo com travestis no Rio de Janeiro. A polícia tratou o caso como extorsão e o craque pediu desculpas aos fãs (confira mais detalhes na linha do tempo acima).

Meses depois, em julho, o atacante já havia superado esse problema, mas apareceu bem acima do peso num passeio de barco, em Ibiza, na Espanha, fumando e tomando cerveja. A imagem de Ronaldo nessa situação circulou o mundo e teve repercussão negativa. Começaram a desconfiar do seu retorno.

Em setembro, o Fenômeno passou a treinar na Gávea e deu esperanças ao Flamengo, que sonhou em contar com o jogador. Só que ninguém imaginava que o Corinthians entraria na parada. Segundo Ronaldo, foi o único time brasileiro que lhe fez uma proposta e por acreditar no projeto, ele aceitou.

- Aqui está mais um louco para se juntar a esse bando de loucos apaixonados – disse Ronaldo, no dia da sua apresentação no Timão, em 12 de dezembro de 2008.

A torcida está ansiosa pelo renascimento do Fenômeno. E ele igualmente, principalmente para que o foco volte a ser o futebol, e não sua vida pessoal.

MAIS DE CORINTHIANS E RONALDO NA PÁGINA DO TIMÃO

Nenhum comentário: