domingo, 15 de fevereiro de 2009

Rivais crescem e ameaçam Internet Explorer

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo

Nunca os adversários do Internet Explorer tiveram uma fatia tão grande do mercado de navegadores -um terço- desde que o software conseguiu a hegemonia, em 2002.

Hoje, o Explorer conta com 67,55% do mercado, de acordo com a Net Applications. É muito, mas a fatia da Microsoft só caiu desde janeiro do ano passado (75,74%), enquanto as dos maiores concorrentes praticamente só cresceram.



Navegador social baseado no Firefox está na versão 2.0; baixe no site www.flock.com

O Firefox, da Fundação Mozilla, tinha 16,98% há um ano. Hoje tem 21,53%. O Safari, da Apple, tinha 5,82%. Hoje tem 8,29%. E existe um concorrente que, apesar de ter apenas 1,12% do mercado, não pode ser ignorado: o Chrome, que não tem nem um ano e é patrocinado pelo Google.

Para deter os competidores, a Microsoft conta com o Internet Explorer 8, a ser lançado neste ano. "O IE vai voltar a crescer. Ele é o mais seguro e com melhor performance. Não falo de ser o mais rápido para ler uma página, mas para realizar toda uma tarefa, como chegar ao resultado de um jogo", diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral para mercado de consumo e on-line da Microsoft Brasil.

Barbosa também elogia a competição, "boa para o usuário, pois incentiva a inovação".

Mark Surman, diretor-executivo da Fundação Mozilla, concorda: "Não há dúvidas de que a competição no campo dos browsers é boa."

Surnam até elogia o Chrome, por ser de código aberto. "Quanto mais atores incentivando essa agenda, melhor para a web."

Já o diretor de comunicação do Google Brasil, Felix Ximenes, diz que a competição não é importante à empresa, apesar de "ser lógico que exista". "Tanto é que continuamos apoiando financeiramente a Fundação Mozilla", diz. "Nós observamos que as pessoas usam mais de um navegador", e foi nesse contexto que o Chrome foi desenvolvido. Segundo Ximenes, o software contempla recursos que faltavam em outros produtos. "Não é só um navegador. É uma plataforma para uma nova geração de aplicativos on-line."

Nenhum comentário: