domingo, 22 de fevereiro de 2009

Leia a biografia das indicadas ao Oscar a melhor atriz

Grandes nomes de Hollywood integram a categoria de melhor atriz neste ano, como Angelina Jolie, que foi indicada pela segunda vez com "A Troca".

Acompanhe a cobertura completa do Oscar 2009.

Apesar de serem de gerações diferentes. Meryl Streep e Kate Winslet são veteranas na história do prêmio. Aos 59, Streep conseguiu sua 15ª indicação com "Dúvida"; Winslet, 33, teve sua sexta.

A interpretação de Anne Hathaway em "O Casamento de Rachel" arrancou elogios da crítica e causou admiração entre seus colegas atores, o que lhe valeu sua primeira indicação.

Novata também na premiação é a desconhecida Melissa Leo, a protagonista do filme independente "Rio Congelado".

Veja a lista das indicadas:

Angelina Jolie

Um dos nomes mais reconhecidos do cinema atual, Angelina Jolie Voight, 33, é filha do ator Jon Voight e de Marcheline Bertrand. Por "A Troca", a atriz conseguiu sua segunda indicação ao Oscar; ela já havia vencido a estatueta por "Garota Interrompida" (1999), o que marcou uma reviravolta na sua carreira.

Divulgação
Angelina Jolie conseguiu sua segunda indicação com o filme "A Troca"
Angelina Jolie conseguiu sua segunda indicação com o filme "A Troca"

Conhecida no final dos anos 90 por suas atitudes "estranhas", como sua fascinação por facas e por carregar um tubo de ensaio com o sangue do ex-marido Billy Bob Thornton, Jolie mudou radicalmente sua imagem ao se envolver em ações humanitárias.

Hoje, ela vive uma relação estável com o ator Brad Pitt, com quem tem seis filhos, e é uma das poucas atrizes em Hollywood que consegue protagonizar filmes de ação que são sucesso de bilheteria, como "Lara Croft: Tomb Raider" (2001) e "O Procurado" (2008).

Leia mais

Anne Hathaway

Divulgação
Anne Hathaway ganhou respeito da crítica e uma indicação com "O Casamento de Rachel"
Anne Hathaway ganhou respeito da crítica e uma indicação com "O Casamento de Rachel"

Anne Hathaway, 26, ganhou sua primeira indicação ao Oscar e o respeito da crítica com "O Casamento de Rachel", em que faz o papel de uma viciada em drogas que participa do casamento da irmã.

Hathaway é reconhecida mais por seus trabalhos em comédias românticas como "O Diário da Princesa", "O Diabo Veste Prada" e, mais recentemente, "Noivas em Guerra".

Sua vida pessoal também foi parar nos jornais quando deixou o ex-namorado, o empresário italiano Rafaello Follieri, que foi preso no ano passado nos Estados Unidos por operar um esquema de fraude no setor de imóveis.

Leia mais

Kate Winslet

Divulgação
Kate Winslet conseguiu sua sexta indicação com o drama "O Leitor", de Stephen Daldry
Kate Winslet conseguiu sua sexta indicação com o drama "O Leitor", de Stephen Daldry

A atriz britânica Kate Elizabeth Winslet, 33, conseguiu sua sexta indicação por seu trabalho no drama "O Leitor".

Desde sua estreia em "Almas Gêmeas" (1994), Winslet chamou a atenção por seu talento. Sua primeira indicação ao prêmio da Academia foi em "Razão e Sensibilidade" (1995), mas o reconhecimento internacional veio com "Titanic" (1997), a maior bilheteria da história do cinema.

Casada com o diretor Sam Mendes, que a dirigiu em "Foi Apenas um Sonho", em que volta a contracenar com Leonardo DiCaprio (seu parceiro em "Titanic"), Winslet é a atriz mais jovem a ter seis indicações ao Oscar.

Leia mais

Melissa Leo

Divulgação
Melissa Leo em cena do filme "Rio Congelado", que ganhou Sundance
Melissa Leo em cena do filme "Rio Congelado", que ganhou Sundance

Melissa Leo, 48, conseguiu sua primeira indicação ao Oscar neste ano por "Rio Congelado". Dentre as curiosidades, a atriz tem o papel de Mari em "Verônica Decide Morrer", adaptação para o cinema do livro do escritor Paulo Coelho, que tem previsão para estrear em abril no Brasil.

Ela estreou na TV americana com uma participação na novela "All My Children" nos anos 80. Ficou conhecida nos Estados Unidos no papel de uma detetive na série "Homicide".

Nascida em Nova York em 1960, Leo tem um filho, John Matthew Heard, que é fruto de seu relacionamento com o ator John Heard.

Leia mais

Meryl Streep

Divulgação
Com "Dúvida", Meryl Streep se tornou a recordista de indicações ao prêmio
Com "Dúvida", Meryl Streep se tornou a recordista de indicações ao prêmio

Meryl Streep, 59, está em sua 15º indicação ao prêmio Oscar de melhor atriz pelo filme "Dúvida". Ela já ganhou duas vezes o prêmio, como coadjuvante em "Kramer vs. Kramer" (1979) e por protagonista em "A Escolha de Sofia" (1982).

Streep é certamente a atriz com mais tempo de carreira e mais conhecida das indicadas nesta edição do Oscar. Ela é casada com o escultor americano Don Gummer e é mãe de quatro filhos.

A atriz está no musical "Mamma Mia!", que se tornou o filme de maior sucesso de bilheteria no Reino Unido no último ano.

Nenhum comentário: