terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lula parabeniza Chávez pelo referendo que aprovou reeleição ilimitada na Venezuela

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta terça-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pelo referendo que aprovou a implantação da reeleição ilimitada no país. Em um telefonema que durou cerca de 15 minutos, o presidente brasileiro cumprimentou Chávez pela vitória e se mostrou otimista com a aproximação entre a Venezuela e a Colômbia --que tiveram as relações estremecidas quando o venezuelano mediou a libertação de reféns das Farc (Forças Revolucionárias da Colômbia).

Lula se reuniu hoje em Brasília com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, por isso disse a Chávez que o colombiano demonstrou ter muito "respeito" pelo presidente do país vizinho. Chávez disse a Lula que a crise diplomática com a Colômbia está superada e as relações entre os dois países "caminham bem".

O presidente da Venezuela declarou apoio à proposta de Lula para que a América Latina adote as moedas locais para o comércio na região, com o objetivo de reduzir a dependência em relação ao dólar, nos mesmos moldes em que a questão já é discutida com outros países vizinhos.

Na opinião do presidente brasileiro, as negociações em moedas locais podem ajudar a América Latina a enfrentar a crise econômica. "É preciso criar regras para que a gente fique menos dependente do dólar, que está cada vez mais escasso e cada vez mais problemático."

Referendo

No último domingo, Chavez venceu o referendo popular que aprovou, com 54% dos votos, a implantação da reeleição ilimitada no país. Chávez, que está no poder há dez anos, prometeu retribuir o apoio que recebeu principalmente da maioria mais pobre da população combatendo uma das principais preocupações do país, a violência. A Venezuela tem uma das taxas de homicídio mais altas do mundo.

O jornal colombiano "El Nacional", opositor ao governo, publicou nesta segunda-feira que "Chávez ganha direito de se reeleger após um processo infestado de vícios", enquanto o "Últimas Notícias", jornal de maior tiragem do país, abre aspas às declaração de "grande vitória" do presidente como manchete.

Também afinado a Chávez, "El Universal" exalta que "54,36% dos cidadãos disseram 'sim' à emenda constitucional que permitirá se candidatar indefinidamente o presidente e todas as demais autoridades eleitas por voto popular".

Um comentário:

ACOMPANHANTES disse...

visite nosso site http://www.videolove.com.br