domingo, 22 de fevereiro de 2009

Favoritismo se confirma e Heath Ledger leva Oscar póstumo

Como era esperado, Heath Ledger levou o Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante por "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

Ledger morreu aos 28 anos em janeiro do ano passado, devido a uma overdose acidental de remédios. Com sua interpretação como o Coringa, ele ganhou a grande maioria dos prêmios.

É o segundo Oscar póstumo entregue a um ator pela Academia; o primeiro foi para Peter Finch em "Rede de Intrigas" (1976).

O pai, a mãe e a irmã do ator subiram ao palco para receber o prêmio em nome de Ledger. A plateia se levantou para aplaudir o anúncio de Ledger como o vencedor.

A Academia anunciou que a estatueta será entregue a Matilda, 3, filha do ator australiano com a atriz Michelle Williams. Ela poderá ter o Oscar do pai quando completar 18 anos.

No discurso, o pai de Ledger disse que o prêmio mostrava como a indústria cinematográfica o havia aceitado em seu meio. A irmã declarou que recebia "com orgulho" o prêmio em nome de Matilda.

Os outros concorrentes eram Philip Seymour Hoffman, por "Dúvida"; Robert Downey Jr., por "Trovão Tropical"; Michael Shannon, por "Foi Apenas um Sonho"; e Josh Brolin, por "Milk - A Voz da Igualdade".

Como na categoria de melhor atriz coadjuvante, cinco atores comentaram sobre os indicados neste ano. Alan Arkin falou sobre Philip Seymour Hoffman; Joel Grey, sobre Josh Brolin; Cuba Gooding Jr., Robert Downey Jr.; Christopher Walken, sobre Michael Shannon; e Kevin Kline; sobre Heath Ledger.

Melhor documentário

"Man on Wire" foi escolhido o melhor documentário da noite. "The Encounters at the End of the World", do veterano Werzer Herzog, ficou sem a estatueta.

Na categoria de melhor documentário em curta-metragem, o vencedor foi para "Smile Pinki".

Melhor curta-metragem

O alemão "Spielzeugland (Toyland) foi considerado o melhor curta-metragem na noite de entrega do Oscar. O prêmio foi apresentado por James Franco, Seth Rogan e o diretor de fotografia Janusz Kaminski.

Nenhum comentário: