sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Coluna Photoshop - Imagens no Photoshop

Tudo no mundo hoje é formado basicamente de imagens, tudo que se pode apalpar ou não se constitui de uma imagem. Podemos dizer até que uma pergunta não teria resposta: O que no mundo não é imagem? Responda se puder.

E é por isso que este artigo vem esclarecer sobre o que é imagem e seus tipos mais comuns, e que de uma forma geral formam o universo das imagens.

Objetivo

Neste artigo vamos explanar um pouco mais sobre imagens e seus tipos.

Conceitos

Imagem

Imagem (proveniente do latim imago) é qualquer objeto, palpável ou não, criado ou não pelo ser humano, sendo um objeto, obras de arte, fotografias, imagens pictóricas (gravuras, pinturas, desenhos) ou até em forma de pensamentos e demonstrações de expressão. São consideradas imagens, folders, banners, cartazes, dentre outras formas de comunicação impressa; bens móveis e imóveis; objetos pessoais e de vestimentas; material visual animado como os vistos em televisores e telas de cinema, entre outros.

Imagem Raster

Imagens do tipo raster (mais conhecidas como bitmap, em português “mapa de bits”), são as imagens que são representadas por pixels, isto é, por pontos coloridos que agregando-se polegada a polegada formam cores e imagens. Este tipo de imagem é o mais conhecido, geralmente utilizado em fotografias, imagens computadorizadas, digitalizadas, envolvendo cálculos matemáticos complexos.

Imagem Digital

Imagem digital é representada, sempre, em duas dimensões, também formada por pixels, mas com valores digitais que formam as cores. Cada pixel tem uma matriz 2×2 que representa este espaço. O número que provém desta matriz é denominado níveis de cinza que representa alguma propriedade, dentre elas: cor, brilho e tonalidade. Forma-se, assim, uma tabela com várias cores representadas em forma de RGB, sempre atribuindo valores para cada célula da imagem neste método. Por exemplo: 15% de vermelho + 20% de verde + 10% azul.

Imagem vetorial

Imagem vetorial, em computação gráfica é um tipo de imagem que foi gerada a partir de cálculos e descrições geométricas de formas. Diferentemente das imagens de outros tipos, que são formadas por mapas de bits (ou pixels), este tipo de imagem é totalmente formado por cálculos matemáticos proporcionando uma flexibilidade quanto ao tamanho que ela pode assumir, pois ela pode ser facilmente redimensionada para mais ou para menos que ela assumirá esta dimensão sem que se perca qualidade, pois cada vez que se redimensiona esta imagem são refeitos todos os cálculos de proporção para que a imagem nunca se desfigura.

Considerações Finais

Esses foram alguns conceitos sobre imagens para vocês, espero que tenham gostado.

Abraços e até a próxima!

Autor: Marcelo Culen - Colunista de Photoshop do MXSTUDIO

Nenhum comentário: