sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

TIM faz limpeza da base de clientes e elimina pré-pagos sem uso

A operadora de celular TIM informou nesta sexta-feira que está realizando uma espécie de limpeza em sua base de clientes eliminando números de pré-pagos que não utilizam o serviço há meses.

A empresa não informou o número de clientes que podem ser cortados, mas disse que, em janeiro, as adições líquidas já ficaram menores do que em outros meses por conta das eliminações. Foram cerca de 100 mil adições no mês passado, contra cerca de 330 mil em dezembro de 2008, por exemplo.

A TIM, que até meados de 2008 ocupava a vice-liderança de mercado atrás da Vivo, foi ultrapassada pela Claro e agora ocupa o terceiro lugar, com 24,06% de market share ao final de janeiro.

O presidente da empresa, Luca Luciani, informou que, em 2008, a base de clientes TIM cresceu principalmente nos planos pré-pagos. Com isso, o mix da base de clientes de planos pós-pagos foi reduzido para 18,1%.

Triple play

A TIM informou que, a partir do segundo trimestre deste ano, vai intensificar a oferta de serviços e promoções aos clientes, especialmente com serviços de maior valor agregado.

Uma das propostas é oferecer o chamado triple play apenas com produtos TIM, com telefone fixo, móvel e internet banda larga. Atualmente, a empresa oferece um serviço de convergência em parceria com a Sky, com TV por assinatura somada ao telefone móvel e banda larga.

A partir de março, a empresa passará a oferecer banda larga pré-paga por R$ 5 por dia, com uso de mini modem. Segundo a TIM, uma vez conectado no dia, o usuário poderá permanecer pelo tempo que desejar. O objetivo é atender clientes em viagens ou situações excepcionais.

Resultado

A TIM informou hoje que encerrou o quarto trimestre de 2008 com um lucro de R$ 299 milhões, um crescimento de 65,8% em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior. No ano, o lucro da empresa ficou em em R$ 180 milhões, contra R$ 68 milhões em 2007, crescimento de 163,8%.

A base total de clientes da empresa ficou em 36,4 milhões de usuários no ano passado, crescimento de 16,5% em relação a 2007. Ao final do ano a TIM registrava uma participação de mercado de 24,2%. Em termos de receita, a participação foi estimada em 27,3%.

A receita da TIM no trimestre passado atingiu R$ 3,544 bilhões, alta de 5% em relação ao quarto trimestre de 2007 e de 5,5% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 928 milhões, com uma margem de 26,2% no trimestre passado, e de 22,2% no ano como um todo. O resultado ficou acima dos R$ 890 milhões no quarto trimestre de 2007.

As despesas com inadimplência ficaram em 4,1% do total da receita líquida de serviços, totalizando R$ 131 milhões no quarto trimestre do ano passado.

Os investimentos da empresa totalizaram R$ 782 milhões entre outubro e dezembro de 2008 e R$ 3,272 bilhões no ano como um todo. A TIM gerou um fluxo de caixa líquido positivo em R$ 1,072 bilhão no trimestre.

Nenhum comentário: