segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sul-americanos podem ter recorde de times nas oitava

A vitória do Chile sobre a Suíça, nesta segunda-feira, por 1 a 0, confirmou a excelente campanha das seleções sul-americanas na Copa do Mundo. Ao fim da segunda rodada da primeira fase, todas as seleções do continente (Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina e Brasil) lideram os seus grupos, e estão próximas de garantir classificação (o Brasil já conseguiu). Em compensação, as equipes europeias estão mal no torneio, e apenas seis das treze seleções do continente estão entre os dois primeiros de seus grupos.

As favoritas Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha já sofreram tropeços na competição, e correm risco de não se classificarem para as oitavas de final. Por outro lado, equipes sem tradição em Mundiais, como Eslovênia e Suíça, têm boas chances de passarem em seus grupos, o que enfraquece as chances das equipes europeias no torneio.

A partir de 1986, quando foi implantada a fase de oitavas de final nas Copas do Mundo, as seleções da Europa sempre tiveram 10 times nessa fase, com exceção de 2002, quando nove equipes se classificaram. Desse modo, a Copa de 2010 pode marcar o pior desempenho das equipes do continente em Mundiais, já que apenas seis times do continente estariam classificados se a primeira fase terminasse hoje.

Já os sul-americanos conseguiram classificar quatro equipes para as oitavas nas Copas de 1986, 1990 e 1998. Porém, nunca antes houve a situação de todas as equipes liderarem os seus grupos.

Apenas em 2002 foi aberta uma quinta vaga para a América do Sul, por meio da disputa da repescagem. Como apenas em 2002 e 2010 houve vitória de equipe sul-americanas nesse confronto (nos dois casos o Uruguai foi o vencedor), esta será a segunda oportunidade para cinco equipes do continente passarem para as oitavas de final, o que até agora está ocorrendo.

Como Brasil (cinco títulos) e Argentina (dois) são duas das mais tradicionais equipes do torneio, e o Uruguai também já teve seus tempos de glória (campeão em 1930 e 1950), as grandes surpresas do continente são Paraguai e Chile.

A equipe paraguaia, que disputa a sua oitava Copa do Mundo, já havia chegado às oitavas de final em 1986, 1998 e 2002, porém sempre como segundo colocada em seu grupo, o que fez com que enfrentasse adversários mais fortes (Inglaterra, França e Alemanha), que sempre a derrotaram.

O Chile também está disputando o seu oitavo Mundial, e teve como melhor campanha o terceiro lugar no torneio em que foi sede, em 1962. Porém, desde esta data, a equipe só conseguiu passar uma vez da primeira fase da competição, em 1998, quando foi derrotado pelo Brasil nas oitavas.

Agora, na terceira rodada da primeira fase, os sul-americanos tentarão confirmar esta boa campanha. Brasil, Argentina, Chile e Uruguai precisam de apenas um empate para garantir as primeiras colocações de seus grupos. O Paraguai, por sua vez, necessita de uma vitória sobre a Nova Zelândia para confirmar sua liderança, já que ainda pode ser ultrapassado por italianos e neozelandeses.

Os europeus tentarão evitar o vexame iminente. Alemanha, Inglaterra e Itália terão que conseguir bons resultados (de preferência a vitória) sobre Gana, Eslovênia e Eslováquia, respectivamente, para conseguirem vaga para as oitavas de final. Se isso ocorrer, o recorde negativo que ronda o continente estará perto de ser afastado.

Nenhum comentário: