quarta-feira, 2 de junho de 2010

Atirador mata 12 e fere 25 em região rural do Reino Unido

Um taxista abriu fogo em vários pontos da área turística de Lake District, no Condado de Cumbria, no Reino Unido, matando ao menos 12 pessoas e ferindo 25 nesta quarta-feira.

Testemunhas ouvidas pela rede britânica BBC disseram que o atirador abriu fogo em 11 lugares diferentes. Ele foi visto dirigindo pela região e teria feito os disparos pela janela de seu carro.

O homem de 52 anos, identificado como Derrick Bird, foi descrito como calado, porém gentil. Entre suas vítimas estariam dois taxistas, uma ciclista e um fazendeiro.

Um médico de Seascale, Barrie Walker, que certificou a morte de uma das vítimas do atirador, disse à BBC que ela levou um tiro no rosto, aparentemente com uma espingarda.

O premiê britânico, David Cameron, confirmou em um pronunciamento que ao menos cinco pessoas morreram.

"Lamento a informação de que várias pessoas foram feridas e ao menos cinco morreram", disse o premiê na Câmara dos Comuns.

A polícia de Cumbria, cerca de 560 quilômetros ao nordeste de Londres, não divulgou um número oficial de vítimas.

Após o crime, a polícia encontrou o corpo do suspeito na vila de Boot, na mesma região, com uma arma ao seu lado.

O atirador teria fugido de carro para o sul da região, em seguida abandonado o veículo no campo e continuado a fugir pé, segundo a polícia. Os moradores foram orientados a permanecer em suas casas.

O legislador local Jamie Reed disse à BBC que a população está "em choque". "Esse tipo de coisa não acontece por aqui. Nós temos um dos menores, senão o menor, índice de criminalidade do país".

Tiroteios em massa são raros no Reino Unido, onde a legislação para obter porte de arma é rígida.

Em 1987, o colecionador de armas Michael matou 16 pessoas na cidade de Hungerford. Em 1996, outro atirador, Thomas Hamilton, matou 16 crianças e a professora em uma escola em Dunblane, na Escócia.

Nenhum comentário: