quinta-feira, 10 de junho de 2010

Superguia da Copa: os dez jogos imperdíveis do Mundial da África

Na primeira fase, vale a pena fazer uma 'forcinha' no Dia dos Namorados, em dias de semana... Duas últimas partidas do Brasil entram nessa seleta lista

Por Thiago Dias Direto de Joanesburgo, África do Sul


Há coisas na vida que são imperdíveis. A Copa do Mundo é uma delas. Mas dentro da competição mais importante do futebol mundial, alguns momentos são fundamentais. E é por isso que o GLOBOESPORTE.COM separou os dez jogos que você não pode deixar de assistir na primeira fase da Copa da África do Sul. Algumas partidas caem no Dia dos Namorados, outras em dias de semana. Mas vale a pena se esforçar para conferir.

África do Sul x México - Soccer City, Joanesburgo - 11 de junho - 11h (de Brasília) – A

Estádio Soccer CityO famoso Soccer City, palco da abertura da Copa
(Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)

A primeira Copa do Mundo no continente africano começa no espetacular Soccer City, estádio com cara de pote típico da África do Sul e com capacidade para cerca de 90 mil vuvuzelas. Comandados por Carlos Alberto Parreira, os donos da casa sonham passar pelo menos para as oitavas de final. O primeiro passo é contra os mexicanos, que contam com a experiência de Blanco e a juventude de Giovani dos Santos para garantir uma vaga no grupo que ainda tem França e Uruguai.

Estados Unidos x Inglaterra - Royal Bafokeng, Rustemburgo – 12 de junho – 15h30m (de Brasília) – C

Sim, há atrativos dentro de campo. Como o craque Rooney na Inglaterra e a curiosidade para saber se os americanos apenas deram sorte na Copa das Confederações ou realmente aprenderam a jogar “soccer”. Mas é para fora do gramado que as atenções estarão voltadas: terroristas fizeram ameaças de jogar bombas no estádio. A Fifa garante que a segurança estará reforçada e que nada acontecerá

Argentina x Nigéria - Ellis Park, Joanesburgo – 12 de junho – 11h (de Brasília) - B

maradona fumando charutoO sempre surpreendente Maradona faz sua estreia
como treinador em Copas (Foto: Agência Reuters)

Diego Maradona estreia como técnico em uma Copa do Mundo contra o último rival que enfrentou como jogador na competição (vitória de 2 a 1, em 1994). Será também a primeira chance para Lionel Messi espantar a “maldição” dos atletas eleitos o melhor do ano pela Fifa, que sempre falharam no Mundial logo após ganharem o prêmio: Roberto Baggio (pênalti perdido na final de 1994), Ronaldo (convulsão antes da decisão de 1998), Figo (eliminação na primeira fase em 2002) e Ronaldinho Gaúcho (péssimo desempenho em 2006).

Brasil x Costa do Marfim - Ellis Park, Joanesburgo - 20 de junho - 15h30m (de Brasília) - G

Após passar por uma operação no braço, o atacante Didier Drogba deve estrear na Copa logo contra o Brasil. A partida contra a melhor seleção africana deve ser o primeiro grande teste para a defesa brasileira, já que na primeira rodada o rival será a Coreia do Norte.

Grécia x Argentina - Peter Mokaba, Polokwane - 22 de junho - 15h30m (de Brasília) - B

Última rodada, confronto entre o futebol arte de Messi e a retranca grega. Pelos planos de Maradona, a Argentina já chegaria em Polokwane classificada para as oitavas. Mas Coreia do Sul e Nigéria prometem complicar a vida dos hermanos, que podem ter que decidir a vaga contra os gregos.

Gana x Alemanha - Soccer City, Joanesburgo – 23 de junho – 15h30m (de Brasília) – D

Joachim Löw técnico da AlemanhaJoachim Löw, o técnico da Alemanha (Foto: AFP)

Em um grupo que ainda tem Austrália e Sérvia, a partida entre Alemanha e Gana pode definir um dos classificados para as oitavas. Vale ficar de olho em Miroslav Klose, que entrará na Copa com dez gols e é o único jogador com chances de alcançar o recorde de Ronaldo, que marcou 15 vezes na história do torneio.

Camarões x Holanda - Green Point, Cid. do Cabo - 24 de junho - 15h30m (de Brasília) - E

Eto'o, a cara da Copa, ou Robben, o cara da Holanda? Um dos dois pode dar adeus à África do Sul nesta partida, pela última rodada. O grupo tem ainda os azarões Dinamarca e Japão. Camarões sonha repetir – ou até melhorar – a campanha de 1990, quando chegou às quartas de final. A Laranja Mecânica, que já foi duas vezes vice, espera acabar com a espera em 2010.

França x África do Sul - Free State, Bloemfontein – 22 de junho – 11h (de Brasília) – A

Parreira carreata torcida Bafana BafanaParreira pode fazer história (Foto: Getty Images)

No comando da quinta seleção diferente em Copas (Brasil, Kwuait, Emirados Árabes, Arábia Saudita e África do Sul), Parreira pode fazer história se classificar os Bafana para as oitavas em casa. Em um grupo forte, que ainda tem Uruguai e México, a França é o pior adversário. E caiu logo na rodada final.

Chile x Espanha - Loftus Versfeld, Pretória – 25 de junho – 15h30m (de Brasília) – H

Se o Brasil se classificar, o seu rival nas oitavas pode sair desta partida em Pretória. Os primeiros e segundos colocados dos grupos G e H se enfrentam. A Espanha é a favorita para liderar sua chave, enquanto o Chile disputa com a Suíça a outra vaga.

Portugal x Brasil - Moses Mabhida, Durban – 25 de junho - 11h (de Brasília) – G

kaka e cristiano ronaldo, brasil portugalPortugal x Brasil: duelo põe frente a frente Kaká e
Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo (Foto: EFE)

Principal clássico da primeira fase, Brasil e Portugal esperam chegar a Durban já com a vaga nas mãos. Se isso acontecer, o duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo será pela primeira colocação, que pode evitar a Espanha nas oitavas. Mas, caso alguém tropece contra Coreia do Norte e Costa do Marfim, o jogão vale vaga.

Nenhum comentário: