quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dez lesionados para Copa são do futebol inglês e cinco do Chelsea


Poucos dias antes da estreia da Copa do Mundo da África do Sul, muitos jogadores sofreram lesões e devem desfalcar suas respectivas seleções. Entre os que se machucaram recentemente, dez atletas atuam no futebol inglês, sendo que cinco deles vestem a camisa do Chelsea, que conquistou a Premier League e a Copa da Inglaterra.

Ao todo são 17 jogadores tiveram algum tipo de problema e foram cortados de suas seleções em 2010. Outros nove sofreram com contusões há pouco tempo, durante a preparação, e ainda podem participar da competição em solo africano.

Entre os cinco dos jogadores que se lesionaram, uma peculiaridade: Essien, Bosingwa, Ballack, Obi Mikel e Drogba eram companheiros de clube. Todos atuaram no Chelsea, da Inglaterra, na última temporada (junto com os brasileiros Alex e Belletti, além de Deco, brasileiro naturalizado português).

O primeiro a se lesionar dos Blues foi o volante Michael Essien, capitão de Gana, que sofreu um problema no joelho durante a Copa Africana de Nações, em janeiro, e desde então está afastado dos gramados. Apesar das tentativas de se recuperar a tempo, o camisa 5 fracassou e foi definitivamente cortado em maio.

Em março, foi a vez do lateral direito José Bosingwa sofrer uma lesão de ligamentos no joelho. Como precisou operar, o ala sequer fez parte da reta final da preparação de Portugal para o Mundial.

Um carrinho do zagueiro ganês Kevin-Prince Boateng na decisão da FA Cup, no final de maio, gerou uma lesão no tornozelo e tirou o meia alemão Michael Ballack da Copa do Mundo. Depois foi a vez do artilheiro Didier Drogba, que sofreu um choque com o nipo-brasileiro Tanaka, em um amistoso da Costa do Marfim, e fraturou o cotovelo. O atacante, porém, ainda não foi cortado, mas não deve ter plenas condições na primeira fase.

Por último, John Obi Mikel. No último sábado o volante dos Blues e meia-armador da Nigéria teve um problema no joelho e teve que ser cortado, fazendo com que o atacante Ideye fosse chamado às pressas para vestir a camisa 10 no Mundial.

Jogadores do Manchester United também foram prejudicados na Copa do Mundo. O atacante Michael Owen se machucou em março e perdeu a chance de voltar para a seleção da Inglaterra. Na última semana, o zagueiro inglês Rio Ferdinand e o meia-atacante português Nani foram vítimas de contusão e também tiveram seus nomes cortados.

Fechando a lista de jogadores que atuam na Inglaterra, o volante Wilson Palacios, de Honduras e que atua no Tottenham, teve um problema muscular na coxa durante um amistoso. O camisa 8, contudo, tem boas possibilidades de voltar já na primeira fase. Por fim, o zagueiro australiano Patrick Kisnorbo, do Leeds United, machucou o tendão de Aquiles, em maio, e não teve condição de pleitear um lugar entre os 23 eleitos.

Depois da Inglaterra, o futebol alemão foi quem 'tirou' seis jogadores da Copa do Mundo. Além de Rolfes, Träcsh, Westermann e Adler (Kehl ficou quase toda a temporada machucado e foi preterido, mesmo recuperado), que não poderão ajudar os tricampeões, os holandeses Boulahrouz e Robben lutam contra o tempo para se recuperar e ter condição de, se não atuar na estreia da Oranje, ajudar a Laranja Mecânica ainda na primeira fase.

Confira os jogadores lesionado que não vão para a Copa:
Jogador - Seleção (time, país do time)

Essien - Gana (Chelsea, Inglaterra)
Bosingwa - Portugal (Chelsea, Inglaterra)
Obi Mikel - Nigéria (Chelsea, Inglaterra)
Ballack - Alemanha (Chelsea, Inglaterra)
Drogba* - Costa do Marfim (Chelsea, Inglaterra)
Kisnorbo - Austrália (Leeds United, Inglaterra)
Ferdinand - Inglaterra (Manchester United, Inglaterra)
Nani - Portugal (Manchester United, Inglaterra)
Wilson Palacios* - Honduras (Tottenham Hotspur, Inglaterra)
Owen - Inglaterra (Manchester United, Inglaterra)
Rolfes - Alemanha (Bayer Leverkusen, Alemanha)
Träsch - Alemanha (Stuttgart, Alemanha)
Boulahrouz* - Holanda (Stuttgart, Alemanha)
Westermann - Alemanha (Schalke 04, Alemanha)
Adler - Alemanha (Bayer Leverkusen, Alemanha)
Robben* - Holanda (Bayern de Munique, Alemanha)
Kjaer* - Dinamarca (Palermo, Itália)
Beckham - Inglaterra (Milan, Itália)
Pirlo* - Itália (Milan, Itália)
David Suazo* - Honduras (Genoa, Itália)
Ivica Dragutinovic - Sérvia (Sevilha, Espanha)
Humberto Suazo* - Chile (Zaragoza, Espanha)
Charlie Davies - EUA (Sochaux, França)
Cabañas - Paraguai (América do México, México)
Yasuyuki Konno - Japão (FC Tokyo, Japão)
Frei - Suíça (Basel, Suíça)

* Jogadores que não foram cortados

Nenhum comentário: