sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estádio Porto Elizabeth/Nelson Mandela Bay Stadium



Primeiro projeto entregue entre os construídos especialmente para a Copa do Mundo da África do Sul, o Port Elizabeth/Nelson Mandela Bay Stadium remete aos grandes estádios europeus pela sua arquitetura e logística, aproximando o público do gramado e dos atletas.

Nelson Mandela Bay

Com capacidade para 48 mil pessoas, o campo acabou sendo inaugurado em julho, pouco menos de um ano do início do Mundial. O Comitê Organizador gastou cerca de 2 milhões de rands, o equivalente a R$ 460 milhões, para construir o local de oito partidas da Copa.

Cinco jogos da primeira fase serão realizados neste estádio, porém a maior empolgação da cidade ocorrerá com outros confrontos. O local receberá uma partida das oitavas de final, outra das quartas e, finalmente, a disputa de terceiro e quarto lugares, com os perdedores das semifinais.

Capacidade: 48 mil pessoas

A cidade Topo

Vasco da Gama, durante sua trajetória para as Índias Ocidentais, visitou em 1497 a área onde fica Porto Elizabeth e descreveu a região como um 'local de desembarque com água fresca'. A classificação do português atraiu a exploração e ocupação dos europeus, que acabaria se consolidando quatro séculos depois.

Nelson Mandela Bay

Porto Elizabeth foi fundada em seis de junho de 1820, após um grupo de 4 mil colonos britânicos desembarcarem na Colônia do Cabo. Como governador da província de Cabo Oriental, Sir Rufane Shaw Donkin batizou o município em homenagem a sua última mulher, Elizabeth Donkin, que morreu na Índia. Atualmente, a cidade tem como referência a sua indústria automobilística e, especialmente, o turismo.

Durante o século 20, Porto Elizabeth acabou sendo um dos grandes centros da resistência do Apartheid. O lugar recebeu por anos grandes ícones desta luta como Thabo Mbeki, ex-presidente do país, Oliver Tambo e, o maior deles, Nelson Mandela. A briga pelos direitos dos negros trouxe ao local a alcunha de "A cidade da amizade".

A principal figura sul-africana teve seu nome homenageado pela cidade no ano de 2000, sendo incorporada à Nelson Mandela Bay Metropolitan Municipality (Metrópole Municipal de Nelson Mandela Bay) com a inclusão das cidades de Uitenhage e Despatch ao perímetro urbano.

Geografia: Porto Elizabeth está localizada na Costa Ocidental da África do Sul, classificada como a grande cidade de Algoa Bay, maior enseada da região. O clima da cidade é subtropical. Contudo, no mês de junho e julho, a expectativa é de chuvas durante a Copa do Mundo, quando a estação mais fria estará sobre o hemisfério sul. A cidade tem temperaturas que variam dos 9ºC aos 20ºC durante o inverno, com uma grande quantidade de ventos.

O município está a menos de uma hora de carro de Jeffreys Bay, local conhecido pelas 'ondas mais perfeitas do mundo' e que recebe uma das mais famosas etapas do WCT (Circuito Mundial de Surf).

População: 1,245 milhão de habitantes

Pontos Turísticos: Porto Elizabeth é uma dos lugares mais procurados pelos turistas na África do Sul e depende da visitação estrangeira para balancear suas finanças. Alguns deles procuram apenas visitar as belíssimas praias da região.

Porto Elizabeth é conhecido como a cidade dos esportes aquáticos na África do Sul, recebendo competições de nível internacional. Em Algoa Bay, diversas atividades como o mergulho, a pesca esportiva, surf, windsurf e kiteboarding são praticados. Outra grande atração são os cruzeiros que levam os turistas para verem golfinhos e baleias no mar sul-africano.

Distância para outras sedes Topo

Sedes Distância Carro Avião
Pretória 1119km 11 horas e 05 min 1 hora e 45 min*
Rustemburgo 1105km 11 horas **
Polokwane 1393km 14 horas Entre 4 e 8 horas**
Bloemfontein 635km 6 horas e 20 min Entre 4 e 5 horas**
Cidade do Cabo 927km 9 horas e 30 min 1 hora e 15 min***
Nelspruit 1373km 13 horas e 45 min Entre 4 e 8 horas**
Joanesburgo 1062km 10 horas e 40 min 1 hora e 45 min***
Port Elizabeth 756km 7 horas e 40 min 1 hora e 10 min

*Devido à proximidade, o Aeroporto Internacional Oliver Tambo, em Joanesburgo, atende a cidade de Pretória.
**Não há voos diretos. É necessária a escala no Aeroporto Internacional Oliver Tambo.
*** Poucos ou restritos voos. É preferível utilizar o Aeroporto Internacional Oliver Tambo ou o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo.

Nenhum comentário: