quinta-feira, 10 de junho de 2010

Time norte-coreano terá mais atletas no Mundial do que grandes europeus

Roma, Sevilla... que nada. O 25 de Abril cedeu mais jogadores à Copa do Mundo do que os dois. Saiba mais curiosidades no GLOBALIZAÇÃO F.C.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Mun In Guk Coreia do NorteMun In Guk, meia do 25 de Abril, em ação pela
Coreia do Norte contra a Nigéria (Foto: AFP)

Você conhece o 25 de Abril? Provavelmente a sua resposta é “não”. Mas esse é o nome de um dos clubes mais vencedores da história do futebol da Coreia do Norte, com dez títulos nacionais. Agora você deve estar se perguntando “e daí?”. Pois bem, foi esta equipe que cedeu sete jogadores para a seleção nacional, que enfrenta o Brasil na primeira rodada da Copa do Mundo da África do Sul, na próxima terça-feira. E esse número coloca o 25 de Abril entre os times que terão mais representantes no Mundial.

O clube terá na África a mesma quantidade de atletas que o Lyon, um dos clubes mais tradicionais da França. Está certo que o clube francês cedeu jogadores para quatro seleções diferentes, entre elas a brasileira - o lateral-esquerdo Michel Bastos foi convocado -, enquanto o 25 de Abril mandou todos para a própria seleção, que é considerada uma das mais fracas da Copa. Mas isso apaga o "brilho" da equipe, que é a 18ª com mais jogadores no Mundial.

April 25Escudo do 25 de Abril
(Foto: Divulgação)

O desconhecido (para nós) time oriental tem uma história curiosa. Seu nome é uma homenagem ao Dia da Fundação Militar do país, já que foi criado pelos militares norte-coreanos. Mas nem sempre foi assim chamado. Fundado em julho de 1949 sob o nome de “Escola Central de Treinamento em Esportes", virou “2.8 Sports”, e só passou a ser chamado como é hoje em junho de 1971. O 25 de Abril costuma mandar seus jogos no Nampo Stadium, com capacidade para 30 mil pessoas.

CLUBES JOGADORES CEDIDOS
1. Barcelona 14
2. Chelsea 14
3. Liverpool 12
18. 25 de Abril 7
40. Roma 5
41. Sevilla 5
108. Flamengo 2

Flamengo é o melhor posicionado: dois jogadores

Para se ter uma ideia das loucuras que podem parecer os números de clubes que cedem jogadores para o Mundial, o brasileiro melhor posicionado nessa estatística é o Flamengo, em 108º, com apenas dois na lista – Kléberson, no Brasil, e Gonzalo Fierro, no Chile. Atlético-MG (Cáceres, Paraguai), Cruzeiro (Gilberto, Brasil), Botafogo (Loco Abreu, Uruguai) e Santos (Robinho, Brasil) terão um representante cada na África.

Para aumentar a lista de curiosidades, temos o Montágua, de Honduras. O time da América Central terá cinco jogadores na Copa, o mesmo que os tradicionais Roma, da Itália, e Sevilla, da Espanha (onde joga o atacante brasileiro Luís Fabiano). Os times que mais cederam jogadores ao Mundial são Barcelona e Chelsea, com 14 cada um, seguidos pelo Liverpool, com 12. O Bayern de Munique aparece em terceiro, com 11.

Nenhum comentário: