segunda-feira, 21 de junho de 2010

Espamha Goleia Coreia do Norte por 7a 0


Johanesburgo - África do Sul

AFP
David Villa foi o grande destaque da partida ao anotar os dois gols
David Villa foi o grande destaque da partida ao anotar os dois gols

A Espanha, enfim, conseguiu sua primeira vitória na Copa do Mundo da África do Sul. Depois de ser derrotada na estreia para a Suíça, a Fúria venceu na tarde desta segunda-feira, horário de Brasília, a seleção de Honduras pelo placar de 2 a 0 e voltou à briga por uma vaga às oitavas de final do Mundial. David Villa, autor dos dois gols, foi o grande destaque da exibição ibérica.

Com o resultado conquistado, a Espanha alcançou seus três primeiros pontos e assumiu a segunda colocação do grupo H, ultrapassando a algoz Suíça no saldo de gols - derrotada pelo Chile nesta segunda-feira por 1 a 0 e teve seu saldo zerado. A equipe de Vicente Del Bosque, por sua vez, alcançou um tento positivo e termina a segunda rodada na zona de classificação.

Em contrapartida ao rival desta segunda-feira, Honduras não tem mais chances de classificação. Sem somar pontos ao final das duas primeiras rodadas, a equipe da Concacaf (Confederação de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe) não possui mais a possibilidade de alcançar o Chile, ou até mesmo a Espanha, pelo fato de as duas seleções se enfrentarem pela terceira rodada do Mundial.

Apontada como uma das favoritas ao título no início da Copa do Mundo, a Espanha volta a campo para encarar a equipe de Marcelo Bielsa na próxima sexta-feira. A partir das 15h30 (de Brasília), a Fúria encara o Chile precisando da vitória para avançar, independentemente de qualquer outro resultado na partida entre Honduras e Suíça, que marcará a despedida da equipe centro-americana.

O jogo - Pressionada e questionada depois de perder na estreia do Mundial, a Espanha buscou impor seu ritmo de jogo nos primeiros minutos. Mantendo a posse de bola e controlando as ações, a Fúria, no entanto, dependeu de uma jogada individual para assustar o goleiro Valladares. Aos sete minutos, David Villa recebeu com liberdade e, de longe, carimbou o travessão hondurenho.

Sem ser ameaçada no campo defensivo, a Fúria insistiu nas jogadas pelas laterais, especialmente pelo lado direito com Jesús Navas, substituto de Iniesta na partida. Mas pela esquerda é que a atual campeã europeia conseguiu furar a retranca hondurenha, e novamente por intermédio de uma jogada individual.

Aos 17 minutos, Villa recebeu pelo lado esquerdo, passou por dois zagueiros com apenas um drible, fintou para o pé direito e finalizou com categoria no ângulo esquerdo de Valladores. Golaço. O primeiro da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul.

À frente no placar, a Espanha continuou imprimindo seu ritmo sobre o frágil time de Honduras. A equipe da Concacaf, depois de segurar a Fúria no início do duelo, apenas observava o adversário rodar a bola à procura de um espaço na defesa adversária. Apesar da vantagem, os europeus continuaram pressionando.

No entanto, a falta de pontaria do ataque espanhol impediu a Fúria de ir aos vestiários com uma vantagem maior no marcador. Aos 33 minutos, Fernando Torres teve uma grande oportunidade para ampliar; contudo, isolou por cima do gol e provou que ainda está fora de forma.

A vantagem da Fúria não mudou a postura da equipe de Vicente Del Bosque no segundo tempo. Derrotada nos 45 minutos iniciais, a seleção de Honduras, por outro lado, buscou mais o ataque. A estratégia de Reinaldo Rueda favorecia o jogo de velocidade espanhol. Dessa forma, o contra-ataque do segundo colocado do ranking da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) foi uma constante e originou os maiores perigos contra Valladares.

Veja Também:
- Minuto a minuto do jogo
- Galeria de fotos
- Classificação e resultados
- Últimas notícias da Espanha
- Últimas notícias da Honduras

Em uma jogada de velocidade, a Espanha ganhou tranquilidade no jogo e aumentou o marcador. Logo aos cinco minutos, Xavi conduziu o contra-ataque e abriu para Jesús Navas na direita. O jogador do Sevilla rolou para a entrada da área, onde estava Villa. Com categoria, o camisa 7 chutou para o gol e, auxiliado por um desvio na defesa, ampliou.

Em uma partida marcada pelo extremo domínio de uma das equipes, o placar acabou sendo magro. Depois do segundo tento, a Espanha seguiu sobre a defesa adversária e por incompetência dos atacantes não ampliou ainda mais o placar. Aos 15, a Fúria teve um pênalti a seu favor. Mas, na cobrança, Villa chutou à esquerda de Valladares.

O tento perdido pelo atacante do Barcelona fez a Espanha diminuir seu ritmo dentro do gramado do estádio Ellis Park. Sem o ímpeto da primeira etapa, a Fúria buscou o gol até o final do confronto, mas teve que se contentar com o placar sentenciado no começo da segunda etapa. Resultado que, pelo menos, coloca a equipe de Del Bosque na zona de classificação às oitavas de final.

Nenhum comentário: