terça-feira, 15 de setembro de 2009

Piratas virtuais usam morte do ator Patrick Swayze para infectar computadores

Após o anúncio da morte do ator norte-americano Patrick Swayze, piratas virtuais já se aproveitaram do fato para lançar uma onda de ataques, de acordo com a empresa de segurança finlandesa F-Secure.

Segundo informe da companhia, ao buscar por notícias sobre o ator no Google, os resultados podem conduzir os usuários a um relatório, como mostrado na figura abaixo:


Reprodução

A empresa afirma que o suposto relatório exibe então, repentinamente, uma janela com um ponto de interrogação e o aviso: "Warning! Your system requires immediate anti viruses scan! Total Security can perform fast and free virus and malicious software scan of your computer."

Reprodução

Ou seja, a janela procura enganar o usuário indicando que o sistema necessita de uma varredura por vírus e recomenda utilizar um falso anti-vírus chamado "Total Security". Após clicar em "ok", uma imagem é exibida, imitando o arquivo verdadeiro, como na imagem à esquerda.

"Qualquer ação do mouse na imagem termina com o download de programas maliciosos", que podem infectar o computador do usuário, informa a F-Secure.

O site do falso antivírus inclui um arquivo "geoip.php" que parece registrar a cidade e país de origem de cada conexão recebida e, com isso, consegue redirecionar para uma página diferente qualquer pessoa que tenta retornar ao site para uma segunda visita.

"Este provavelmente não será o único tipo de ataque malicioso que se aproveitará da morte do ator para enganar os usuários", alerta a empresa de segurança.

Nenhum comentário: