domingo, 6 de setembro de 2009

Peru marca no fim, vence e complica o Uruguai

O Uruguai entrou em campo neste sábado com a necessidade de vencer fora de casa para se aproximar da zona de classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, mas teve seu sonho frustrado pelo Peru, que suportou a pressão dos visitantes e marcou no fim para garantir o triunfo por 1 a 0.

A seleção peruana só assegurou o resultado positivo aos 41 minutos do segundo tempo, quando Rengifo recebeu livre na área para tocar na saída do goleiro Castillo. Já a equipe celeste, que teve Godin expulso nos instantes finais, se complicou na competição.


Com a derrota no estádio Monumental, em Lima, o Uruguai se manteve com 18 pontos e caiu para a sétima colocação. Já o Peru, apesar da vitória, continua na lanterna das Eliminatórias, com dez.

O jogo: A necessidade de buscar o resultado positivo para se aproximar da zona de classificação fez o Uruguai começar a partida com mais presença no ataque, mesmo fora de casa. Mas o lanterna Peru não se intimidou com os visitantes, e o jogo teve até momentos de tensão. Logo aos três minutos, o peruano Zambrano levou o primeiro cartão amarelo do confronto ao cometer falta sobre Cristian Rodriguez.

A seleção local criou a primeira jogada ofensiva do compromisso. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Solano finalizar perto do gol. Instantes depois, o uruguaio Sebastián Abreu recebeu cruzamento no meio da área e cabeceou, mas o goleiro segurou. Na jogada seguinte, o Peru tratou de responder, quando Rengifo bateu forte de fora da área e viu a bola passar perto da trave.

Aos poucos, a forte marcação no meio-campo passou a prevalecer e as oportunidades diminuíram. O Uruguai só voltou a ter boa chance nos minutos finais da etapa. Suárez recebeu bom passe, driblou o goleiro e chutou, mas a zaga do Peru apareceu para evitar o gol.

Logo no início do segundo tempo, o Peru passou por uma alteração. De la Haza foi substituído por Prado. Mesmo assim, a primeira jogada da etapa complementar foi dos visitantes. Abreu recebeu cruzamento de Cristian Rodriguez e cabeceou, mas Butrón não teve trabalho para fazer a defesa.

Do outro lado, a seleção local mostrou força para assustar a celeste. Vargas chutou com perigo e exigiu boa defesa de Castillo. Pouco depois, Vargas voltou a dar trabalho ao goleiro, quando recebeu na área e bateu de primeira.

O Uruguai, por sua vez, não se assustou e partiu para o ataque, mas teve um gol anulado pela arbitragem. Suárez recebeu na área e marcou de cabeça. Porém, o assistente assinalou o impedimento.

Aos 41 minutos, o Peru acabou com as esperanças dos uruguaios e marcou o gol da vitória. Rengifo apareceu livre na área para aproveitar bola espirrada e tocou na saída de Castillo, que nada pôde fazer. Antes do apito final, um tumulto entre atletas das duas seleções acabou com a expulsão do uruguaio Godin.

Nenhum comentário: