domingo, 6 de setembro de 2009

Equador perde para Colômbia e ajuda na classificação do Brasil

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A Colômbia deu uma boa ajuda para que o Brasil pudesse se classificar já neste sábado para o Mundial da África do Sul. Antes de vencer a Argentina em Rosário por 3 a 1, a seleção contou com o triunfo colombiano por 2 a 0 sobre o Equador em Medellín, em jogo que manteve as duas equipes na briga por uma vaga na Copa.

Rodrigo Arangua/AFP
Gutierrez arrisca o chute ao gol do Equador; resultado em Medellín deu uma mão ao Brasil
VEJA FOTOS DA RODADA
URUGUAI PERDE E SE COMPLICA
CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
Já a Colômbia "renasceu" nas eliminatórias sul-americanas para a Copa-2010. Além da vitória, foi beneficiada pela surpreendente derrota do Uruguai diante do Peru (1 a 0) e, desta forma, assumiu a quinta colocação.

A rodada acabou sendo "perfeita" para os colombianos, que chegaram aos 20 pontos, mesma pontuação do Equador. Apesar de ser dona do pior ataque da competição --apenas nove gols marcados em 15 jogos--, a Colômbia assume o 5º lugar por causa do saldo de gols, o primeiro critério de desempate. Já o Uruguai caiu para o sétimo lugar (18 pontos).

Apesar dessa nítida dificuldade em balançar as redes, a Colômbia adotou uma postura ofensiva. Criou muito, mas parou num dia inspirado do goleiro Cevallos. O experiente atleta equatoriano fez inúmeras defesas nos primeiros 45 minutos. O atacante colombiano Gutiérrez, por exemplo, teve duas boas chances e que foram defendidas pelo rival.

Por outro lado, o Equador pouco produziu ofensivamente. Para se ter ideia, não teve uma finalização certa durante toda a etapa inicial. Pouca coisa mudou no segundo tempo. Logo a 1min, Cevallos fez outra defesa. No entanto, apenas três minutos mais tarde, Palácios simulou um pênalti e foi expulso, deixando o Equador com um jogador a menos em campo.

Tudo levava a crer que os colombianos partiriam para cima. Não foi o que aconteceu. Por incrível que pareça, o Equador cresceu em campo e começou a levar perigo para Augustín. Apesar disso, a Colômbia foi eficiente. Aos 36min, Martínez foi lançado e abriu o marcador. Nos acréscimos, Gutiérrez selou a vitória colombiana.

Apesar da vitória, a Colômbia teve uma considerável baixa para o duelo com o Uruguai, em Montevidéu, na quarta-feira: o volante Fabián Vargas, ex-Boca Juniors e atualmente no espanhol Almería, sofreu uma grave lesão ainda no primeiro tempo. Depois de sofrer uma entrada dura do atacante Pablo Palácios, o meio-campista teve uma fratura no perônio e ruptura nos ligamentos no joelho da perna esquerda.

A contusão deixará Vargas fora do restante da temporada, de acordo com Héctor Fabio Cruz, médico da seleção colombiana. Dada a complexidade da contusão, o jogador será imediatamente submetido a uma cirurgia.

Na próxima quarta-feira, os equatorianos tentarão a reabilitação com mais uma partida fora de casa. Vão até La Paz para enfrentar a seleção da Bolívia. No mesmo dia, a Colômbia faz outro confronto direto por uma vaga. Desta vez, o rival será o Uruguai, em Montevidéu.

Nenhum comentário: