domingo, 6 de setembro de 2009

Atlético-PR abre o ‘buraco negro’ chamado Curitiba para o Flamengo

Time carioca tem retrospecto recente ruim na capital paranaense. Furacão tenta se afastar da zona de rebaixamento

Antônio Lopes, do Atlético-PR, e Andrade, do Flamengo, comandam o duelo rubro-negro

Nas últimas vezes em que esteve no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, rumo ao Rio de Janeiro, o Flamengo contabilizou e procurou entender derrotas acachapantes. E neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 23ª rodada, a tabela do Campeonato Brasileiro agenda mais uma visita ao “buraco negro” paranaense. O adversário será o Atlético-PR, que tenta manter a boa sequência na Arena da Baixada para se afastar da zona de rebaixamento.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo transmite para o Rio de Janeiro, e o Premiere Futebol Clube exibe, em sistema pay per view, para todo o Brasil.

Veja como foi o duelo rubro-negro no primeiro turno do Brasileiro

Os paranaenses têm 27 pontos e ocupam a 14ª posição da tabela. Com 30 pontos, os cariocas estão em 11º.

Baier é a dúvida atleticana

Paulo Baier não treina desde o empate do Furacão com o Botafogo, pela Copa Sul-Americana, e segue como principal dúvida atleticana para o duelo rubro-negro deste domingo. Por outro lado, o goleiro Galatto e o lateral-direito, Nei, que deixaram a partida contra o Botafogo, pela Copa Sul-Americana, reclamando de dores, participaram normalmente das atividades desta sexta e não preocupam.

O técnico Antônio Lopes conta, ainda, com o retorno do volante Valencia, que cumpriu suspensão na derrota por 3 a 0 para o Náutico e volta ao time titular neste domingo. Para o treinador, sejam quais forem os atletas escalados, a equipe só precisa manter a postura das últimas partidas feitas em casa para garantir os três pontos.

- Temos que entrar com a mesma aplicação dos últimos jogos, principalmente nas partidas na Arena. Precisamos ganhar o jogo, com muita entrega. Acredito que com isso possamos fazer uma grande partida e colher um bom resultado – disse Lopes, em entrevista ao site oficial do clube.

O Furacão não perde na Arena há quatro jogos – três vitórias pelo Brasileiro e o empate pela Sul-Americana.

Contra tabu, esquema ainda indefinido

Depois de três derrotas seguidas, o Flamengo venceu o Santo André na última rodada e diminuiu a pressão sobre o técnico Andrade. Os 30 pontos e a 11ª posição mantêm uma distância confortável para a zona de rebaixamento. Mas o clube olha para cima. E mira o G-4, cujo último time tem 37 pontos.

- Esse sempre foi o nosso objetivo. Mas precisamos vencer para depois falar – afirmou o treinador.

O obstáculo deste domingo incomoda. O time carioca nunca venceu o Atlético-PR na Arena da Baixada. Desde a inauguração do novo estádio atleticano, no fim da década de 90, as duas equipes se enfrentaram nove vezes, todas pelo Campeonato Brasileiro, com oito vitórias do Furacão e um empate. O último confronto aconteceu na última rodada do Brasileirão 2008. Neste Nacional, o Fla foi à capital paranaense uma vez e voltou em crise após ser massacrado por 5 a 0 pelo Coritiba.

Adriano segue fora. O jogador cumpriu suspensão na última rodada e agora serve a seleção brasileira. Por outro lado, Willians retorna ao time. A única dúvida de Andrade está na formação defensiva. Se optar por David, o Flamengo voltará a atuar no 3-5-2. Mas se a escolha for o chileno Maldonado, a formação tática continuará no 4-4-2.

Nenhum comentário: