sábado, 12 de setembro de 2009

Em final emocionante, Hamilton tira a pole de Sutil com cronômetro zerado

Na briga pelo campeonato, Rubens Barrichello é o melhor no grid, com a quinta posição. Button larga ao seu lado, em sexto
Agência
Lewis Hamilton larga na pole position do GP da Itália

Em um final emocionante de treino, Lewis Hamilton tirou de Adrian Sutil a pole position do GP da Itália já com o cronômetro zerado. O alemão da Force India tinha feito uma volta muito boa, mas o atual campeão mundial se aproveitou do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) da McLaren e andou ainda mais rápido. Eles dividem a primeira fila em Monza neste domingo.

O finlandês Kimi Raikkonen conseguiu a terceira posição para a Ferrari, uma à frente do compatriota Heikki Kovalainen, da McLaren. Ambos têm o Kers instalado em seus carros. Os carros com o equipamento tendem a largar mais leves por causa da vantagem que ele confere nas longas retas do circuito de Monza.

Entre os postulantes ao título, Rubens Barrichello conseguiu a melhor posição no grid, com o quinto lugar. O brasileiro e a Brawn GP optaram por colocar mais combustível no tanque para fazer um primeiro trecho de corrida mais longo e tentar fazer apenas uma parada nos boxes. Com a mesma tática, Jenson Button, líder do campeonato, sai na sexta posição, ao lado do companheiro de equipe.

Os carros da RBR, principais rivais dos pilotos da Brawn na briga pelo título, ficaram com as últimas posições da superpole. O alemão Sebastian Vettel, terceiro colocado no campeonato, marcou o nono tempo, uma posição à frente do companheiro australiano Mark Webber, que ficou apenas com o décimo lugar.

O italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, que reestreia na Fórmula 1 nesta corrida, conseguiu levar seu carro a uma ótima sétima posição em seu GP de casa. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, não conseguiu aproveitar o Kers e larga apenas em oitavo neste domingo, em meio a toda a polêmica em que sua equipe está envolvida por causa do GP de Cingapura de 2008 e o acidente premeditado de Nelsinho Piquet.

A Rede Globo transmite o GP da Itália às 9h (de Brasília) deste domingo, com narração de Galvão Bueno, os comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagem de Mariana Becker. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, as 53 voltas da prova. O SporTV exibe o VT às 16h, com Sérgio Maurício e Lito Cavalcanti.

BMW Sauber e Toyota decepcionam nas primeiras partes

Mesmo com o Kers, Romain Grosjean não conseguiu levar sua Renault à superpole (Q3) na Itália. O francês foi eliminado ainda na segunda parte do treino (Q2) e larga apenas em 12º neste domingo. Fernando Alonso, seu companheiro, conseguiu uma vaga no Q3, mas sem muito destaque também.

A BMW Sauber, que andou muito bem no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, não conseguiu bons resultados no treino classificatório em Monza. A equipe alemã teve quebras de motor em seus dois carros no Q2. Primeiro foi a vez de Nick Heidfeld, que parou ainda no início do tempo e sai apenas em 15º. Robert Kubica não foi tão melhor e larga duas posições à frente, em 13º.

Na primeira parte do treino (Q1), a Toyota foi a grande decepção. Além de Timo Glock, piloto da equipe, não ter conseguido avançar, três dos cinco eliminados tinham os motores japoneses. Na ordem: o alemão larga em 16º, seguido por Kazuki Nakajima e Nico Rosberg, da Williams, equipe cliente dos propulsores nipônicos. Apenas Jarno Trulli conseguiu avançar ao Q2 em Monza.

A STR parece ter realmente assumido a vaga de pior equipe da Fórmula 1. Mesmo com um pacote aerodinâmico semelhante ao da coirmã RBR, o time italiano não consegue avançar. Desta vez, Sebastien Buemi foi o 19º e penúltimo, seguido pelo novato espanhol Jaime Alguersuari, que segura a lanterna do grid na Itália.

Nenhum comentário: