quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Casas são transportadas pelas ruas no interior do PR

Serviço começa assim que os moradores esvaziam os cômodos. Depois, é hora de colocar a casa na carreta.


Depois da compra do imóvel, o primeiro passo é cuidar da mudança.

Parece ilusão de ótica, mas é real. A casa está mesmo andando pela rua, na carroceria de um caminhão.

“Eu fiquei apavora e pensei: ‘quem deixou essa casa no meio da rua?’. Quando eu passei, ela não estava. Alguém esqueceu ela aqui”, conta o vigilante Valdir Magalhães.

Para uma família, foi mais barato e bem mais rápido comprar uma casa "usada", do que construir uma casa nova no terreno da família. “Meu filho que vai morar gostou da casa. É uma coisa mais prática, mais rápida”, diz a dona de casa Dalva Aparecida Dias.

Esse tipo de "mudança" pode demorar até uma semana. O serviço custa de R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil e começa assim que os moradores esvaziam os cômodos. Depois, é hora de colocar a casa na carreta.

Na hora do transporte, o caminho escolhido nem sempre é o mais curto, mas o menos difícil. O trajeto tem que ser aprovado pelas autoridades de trânsito. O planejamento do percurso começa 10 dias antes da mudança, de preferências por ruas largas, com poucas árvores, sem muitos galhos e fios elétricos para atrapalhar a passagem.

Mas sempre tem um poste, uma curva fechada e o trânsito pelo caminho, até que a casa finalmente chega ao destino. Depois, são necessários mais uns dias para fazer uma base de tijolos e colocar a estrutura no lugar exato. Um trabalho de muita precisão.

“O povo sempre tem curiosidade. Cada casa que você puxa é uma história diferente”, comenta um senhor.

Nenhum comentário: