domingo, 6 de setembro de 2009

Bafo na nuca do Palmeiras: Inter vence Avaí e segue na cola do líder

Colorado chega à terceira vitória seguida: 2 a 0 na Ressacada, com gols de Fabiano Eller e Magrão

Colorados comemoram o gol de Fabiano Eller na vitória do Inter sobre o Avaí

O Inter segue fungando no cangote do Palmeiras, colocando bafo quente na nuca do líder do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time colorado voltou a jogar muito e venceu o Avaí por 2 a 0 na Ressacada. O time catarinense defendia retrospecto de cinco vitórias seguidas em casa. O Colorado alcançou o terceiro triunfo seguido, com nove gols marcados e nenhum sofrido, e subiu para 43 pontos, ainda na vice-liderança, só um ponto atrás do Alviverde paulista.

Os gols da vitória vermelha foram marcados por Fabiano Eller, ainda no primeiro tempo, e Magrão, já na etapa final. No período complementar, o time de Tite mostrou maturidade para segurar o oponente mesmo com um jogador a menos. Índio foi expulso aos 43 do período inicial.

A derrota fez os catarinenses caírem para a sétima colocação, com 34 pontos. O Colorado volta a campo no domingo, em casa, contra o Cruzeiro. O Avaí joga um dia antes, no Morumbi, diante do São Paulo.

Domínio e gol para o Inter no primeiro tempo

Avaí e Inter mostraram, no primeiro tempo, que é possível fazer um bom jogo de futebol mesmo sem grandes lances de gol. Pela movimentação, pela marcação, pela disputa técnica entre atacantes e defensores, as duas equipes fizeram uma partida boa de se ver na etapa inicial.

O controle do jogo, do início ao fim do período, foi do Colorado, que esbanjou toque de bola, mas foi carente em infiltração ao ataque. O Avaí, pelo contrário, passou a maior parte do tempo correndo atrás do Inter. Quando atacou, chegou com força, mas faltou a conclusão final. Marquinhos, aos 13 minutos, aproveitou escorregão de Magrão para dominar e mandar o chute, que saiu torto, para fora.

O Inter não fez muita questão de aquecer o goleiro Eduardo Martini. A bola ficou passeando de um lado para o outro do campo, girando pelos pés de jogadores como Kleber, Magrão, Guiñazu, D’Alessandro e Giuliano, mas sempre longe do gol adversário. Não houve uma oportunidade clara, exceto a do gol vermelho, nascido em jogada de bola parada.

Foi aos 34 minutos. D’Alessandro cobrou escanteio pelo lado direito de ataque. Alecsandro, no meio da área, desviou para Fabiano Eller, na segunda trave, concluir para a rede. Eduardo Martini tocou na bola, mas não conseguiu evitar que ela entrasse. Foi o primeiro gol de Eller em seu retorno ao clube gaúcho.

Antes de terminar o primeiro tempo, a empolgação do Inter foi freada pela expulsão de Índio. Tudo começou com falha de D’Alessandro, que tentou se livrar de um adversário com o drible “la boba”, mas foi desarmado. O Avaí puxou contra-ataque até a bola chegar em Roberto, que recebeu forte entrada de Índio. O zagueiro foi para a rua direto, sem receber cartão amarelo, em uma decisão acertada do árbitro, que antes também poderia ter expulsado Marquinhos, do Avaí, por ter deixado a perna em D’Alessandro.

Inter segura pressão do Avaí e faz mais um

A expulsão de Índio exigiu medidas do técnico Tite. Para tapar o buraco na zaga, o treinador tirou Alecsandro, colocou Danilo Silva na direita e passou Bolívar para o miolo da defesa, ao lado de Eller. Objetivo: segurar a inevitável pressão catarinense.

Silas também mexeu no time. Colocou Caio para auxiliar o setor ofensivo. O jogador entrou bem, com velocidade, mas não rendeu o suficiente para encurralar o Colorado em seu campo de defesa. Mesmo em desvantagem numérica, o Inter teve mais chances do que o time da casa na etapa final. O Avaí ameaçou com Muriqui, em chute por cima aos dez minutos. O Colorado esteve perto de fazer repetidas vezes.

A tática do Inter foi evidente: fechar todas as portas na defesa e partir ao ataque na base da correria. Taison, o jogador mais veloz do time gaúcho, virou figura fundamental. Magrão chegou bem ao ataque, assim como Giuliano. O Colorado só não goleou porque Eduardo Martini não deixou.

Aos 21 minutos, a equipe de Tite tramou linda jogada no ataque. Kleber, pela direita, rolou para D’Alessandro, que logo acionou Magrão dentro da área. O goleiro se agigantou na frente do volante colorado, tapou todos os espaços para a conclusão e evitou o gol. Na sequência da jogada, Taison bateu forte, e o goleiro defendeu de novo.

O gol estava maduro. E saiu aos 35 minutos. Após boa troca de passes, Magrão recebeu em profundidade, dentro da área, e desviou de Eduardo Martini. Os três pontos estavam garantidos para o time gaúcho, que nem sofreu muito com mais uma expulsão – Bolívar, pelo segundo cartão amarelo. Firme e forte, o Colorado mandou um aviso para o Palmeiras, para o São Paulo e para quem mais quiser disputar o título nacional. É candidato muito forte.

Nenhum comentário: