sexta-feira, 11 de setembro de 2009

1º Festival de praia de Porto Rolim do Guaporé atrai milhares


Do dia 04 a 08 de setembro o distrito de Porto Rolim de Moura do Guaporé, foi palco do “1º Festival de Praia do Rolim de Moura do Guaporé”.


Milhares de pessoas seguiram de diversas cidades do estado para a localidade, moradores de Alta Floresta, Rolim de Moura, Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia, e outras cidades, estiveram presentes no Festival, que contou com uma programação bem natural.

O administrador do distrito, Charles Paes de Sales, que também é diretor de fiscalização da SEDAM - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental é juntamente com o Cabo Jairo do batalhão da polícia ambiental, organizador do festival que aconteceu.

As atrações do cronograma de atividades foram Campeonato de Futebol, Prova de Canoagem, Concurso de Histórias de Pescador, Desfile de Bio-jóias Indígenas, além de apresentações das escolas Poty e Darcy Penteado, que vieram para abrilhantar ainda mais o palco da festa, que recebeu a Banda Sensação, nas noites de sábado (5) e domingo (6).

Na noite do Domingo, foi realizada a Premiação do Campeonato de Futebol e Canoagem pela liderança Indígena Valda Braga Wajuru da Associação IPETI (no dialeto = unidos), que conta com cerca de 150 indígenas, com o equivalente à R$ 1.000,00 (mil reais).

A Associação IPETI, apresentou também na noite de domingo, o desfile com jovens e crianças utilizando as bio-jóias confeccionadas com sementes frutos e meios da natureza local.

Na manhã do Dia da Independência do Brasil – 07 de Setembro, a escola Ana Nery, que tem como diretora a Prof. Luciana Braga Nogueira, foi responsável pelo Desfile de Independência que atraiu autoridades e uma ampla massa dos turistas presentes no distrito, para apreciar de perto, a Fanfarra e as apresentações.

O prefeito Daniel Deina, que estava presente nas atividades desde o Sábado, e que permaneceu até a segunda feira, participou da Cerimônia Cívica alusiva ao 07 de setembro, juntamente com o Secretário Municipal de Educação – Aloísio Fagundes, ao vereador Itamar Sucuri (PTN), vereador Álvaro Bueno, Charles Paes – administrador do distrito, professor Magipo, Tiago Sarjado - chefe Regional da SEDAM, Sr. Adones - Responsável pelo SEBRAE, e demais autoridades.

Esteve dando suporte ao festival, o corpo de bombeiros do destacamento de Ji-Paraná, sob o comando do Sgt. Damasceno; o destacamento da Polícia Militar de Rolim de Moura, sob o comando do Sgt. Nei; Batalhão Ambiental de Porto Rolim de Moura do Guaporé, sob comando do Sgt. Alves.

Grupos de motoqueiros, que seguem todos os anos de Alta Floresta D’Oeste por mais de 170 Km, até o distrito, estavam novamente presentes, em caravanas animadas. Turistas e famílias inteiras apreciaram a culinária ribeirinha rica e nutritiva, e trouxeram um movimento enorme à economia do distrito, lotando hotéis, bares e restaurantes.

À Praia que este ano não foi tão extensa quanto o normal, nem por isso deixou de atrair visitantes, que quer fossem seguindo a maravilhosa trilha pelo bosque, ou de voadeira’s, foram até lá para se refrescar do calor intenso.

Rolim de Moura do Guaporé está em pleno desenvolvimento, a prefeitura municipal, realizou a iluminação de toda a barranca do rio mequéns, deixando o porto fluvial com uma nova cara, e beneficiando embarques e desembarques. Também foram feitos investimentos na estrutura de saúde, através dos postos de saúde, do combate à endemias através da equipe da Fundação Nacional de Saúde, que realizou durante o festival, o combate à mosquitos, com o ‘fumacê’.

Estão também a disposição para atividades no distrito, um trator esteira do PROMEC e 2 tratores de pneu de forma que os moradores sejam beneficiados.

Foram garantidos também pelo Prefeito Daniel Deina (PTN), a linha de transporte escolar rural, antes inexistente, que agora beneficiará toda a população que não tinha como se locomover para à escola; e também a cessão da linha de transporte coletivo o trecho: Alta Floresta D’oeste – Rolim de Moura do Guaporé – Alta Floresta D’Oeste. Um motor 40HP foi recentemente adquirido pela administração municipal, para dar apoio aos serviços da prefeitura de Alta Floresta. E um contrato de 3 anos de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE foi fechado para garantir apoio às próximas edições do Festival de Praia e do Festival de Pesca.

O governador do estado juntamente à prefeitura municipal deu ordem de serviço, para que seja feito o aterro do Colorado, até a Baía da Ponte, onde será o porto de serviços final, para acesso ao distrito. Além da ordem de serviço, o governador já liberou verba para a construção de uma quadra poli - esportiva e 5 salas de aula do estado, para beneficiar a população circunvizinha.

É a administração Municipal Construindo o Futuro trabalhando para aumentar os horizontes com mais qualidade de vida.

Nenhum comentário: