sábado, 7 de fevereiro de 2009

Deputados costuram saída "honrosa" para corregedor dono de castelo em Minas

Em meio às denúncias em relação ao castelo do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), tenta agora costurar uma saída honrosa para o novo corregedor-geral da Câmara --conforme revela reportagem de Maria Clara Cabral, Fernanda Odilla e Alan Gripp, publicada hoje na Folha (a íntegra está disponível na internet para assinantes do UOL e do jornal).

Eleito corregedor pelos deputados esta semana, Moreira é acusado de apropriação ilegal de contribuições do INSS --além de não declarar à Justiça Eleitoral um castelo no interior de Minas, estimado em US$ 25 milhões.

A ideia do acordo é que o deputado mineiro continue envolvido diretamente no julgamento de processos contra congressistas e participe da escolha do novo corregedor.

Conforme revela a reportagem, uma saída possível para evitar mais desgastes para a Casa é votar projeto de resolução do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) que prevê que o corregedor e outros três corregedores substitutos sejam designados pelo presidente da Câmara, a cada dois anos. Hoje, eleito por seus colegas, o segundo-vice assume automaticamente a função de corregedor.

Nenhum comentário: