segunda-feira, 14 de abril de 2008

CPI aprova quebra de sigilo de perfis suspeitos no Orkut

ALEXANDRA BORGESColaboração para a Folha Online, em Brasília
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia aprovou nesta quarta-feira (9) requerimento que pede a quebra do sigilo de informações sobre os registros de acessos dos 3.261 álbuns do Orkut denunciados à ONG Safernet. Também deverão ser disponibilizadas as imagens que estão nestes álbuns para investigações criminais.
O Google Brasil terá que fornecer as informações até o próximo dia 23, em reunião que ocorrerá em São Paulo. O senador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) foi escolhido como representante da CPI que participará da reunião naquela data. Azeredo é o sub-relator da comissão.
Agência Senado
Audiência da CPI da Pedofilia, na qual senadores aprovaram requerimento para quebra de sigilo de usuários do Orkut
Esses álbuns são protegidos por um sistema de privacidade do Orkut. Os usuários podem "trancar" seu álbum e a página de recados, deixando o acesso restrito a amigos adicionados no perfil.
Segundo denúncias à Safernet, o sistema é usado por criminosos para compartilhar fotos de pornografia infantil sem serem vistos por outros usuários e pelas autoridades.
O requerimento foi aprovado durante reunião da CPI da Pedofilia no Senado. Participaram da audiência o diretor-presidente do Google Brasil, Alexandre Hohagen, e o procurador da República no Estado de São Paulo, Sergio Gardenghi Suiama.
"Vamos cumprir a determinação da quebra de sigilo. Ainda estamos avaliando as questões técnicas e vamos trabalhar para entregar os dados em tempo hábil", afirmou Hohagen.
Antes, em entrevista à Folha Online, o presidente da CPI, Magno Malta (PR-ES), afirmou que há a possibilidade do Orkut sair do ar caso a companhia não colabore com as demandas que serão apresentadas pelos senadores.

Nenhum comentário: