segunda-feira, 21 de abril de 2008

Presidente Lula diz que não muda o tratado de Itaipu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira em Agra, capital de Gana (África), que não vai alterar o tratado de Itaipu. O presidente do Paraguai eleito ontem, o ex-bispo Fernando Lugo, afirmou que um de seus objetivos é aumentar os preços do fornecimento de energia ao revisar o contrato.

Lula afirmou que não vai mexer no tratado de Itaipu. "Nós temos um tratado, e o tratado vai se manter", disse depois de participar de uma reunião na Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que tratado de Itaipu permanecerá inalterado
Ele afirmou que os dois países mantêm constantes reuniões para tratar de outros temas também polêmicos. "Não é apenas a questão de Itaipu, é a questão da nossa fronteira, que é muito grande, envolve vários Estados, é a questão da Ciudad del Leste".
Ele disse que os investimentos do Brasil no país vizinho é outro assunto sempre em discussão. "[Temos a] questão de investimentos. Portanto, nós temos muito, muito para continuar conversando com o Paraguai. E vamos conversar".

Fernando Lugo
Lula disse que ainda não ligou para Lugo, mas que já mandou um telegrama dando os parabéns pela vitória. Ele afirmou que o resultado das eleições paraguaias consolida a democracia.
"A democracia ganhou e o Paraguai, certamente, vai consolidar cada vez mais o seu processo democrático", disse. "No Paraguai você tinha um partido que governava há 60 ou 70 anos. Ele venceu uma eleição muito disputada, reconhecida já por todos os outros candidatos", disse.
Leia mais

Nenhum comentário: