segunda-feira, 21 de abril de 2008

Após quase 24 horas, termina rebelião de presos em Campo Grande (MS)

Os presos do centro de triagem de Campo Grande (MS) encerraram no final da manhã desta segunda-feira o motim que durava quase 24 horas. Com os presos, a polícia apreendeu duas pistolas. Ninguém ficou ferido.
Com o fim da rebelião, o agente penitenciário e os parentes dos presos foram libertados. De acordo com a Polícia Militar, possíveis transferências serão acertadas pelo governo do Estado.
O motim foi provocado por uma tentativa de fuga. Sem conseguir escapar, 175 presos iniciaram o motim após render um agente penitenciário. Eles também impediram a saída de 77 parentes, que visitavam a unidade.
Ontem, horas depois do início da rebelião, uma mulher grávida também foi libertada. Na manhã de hoje, os presos aceitaram libertar mais três pessoas em troca de água, de acordo com a assessoria da Polícia Militar.
Inicialmente, um preso identificado como Augusto pedia a transferência para outra unidade. A reivindicação foi aceita, mas a rebelião não foi encerrada. Hoje, as negociações passaram a ser conduzidas por outro preso, segundo a polícia. Os rebelados pediram a presença do diretor da unidade, mas não apresentaram outras reivindicações.
Rebelião
Segundo o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), o motim começou quando dois presos tentaram escapar pela porta da frente do centro de triagem. Com a fuga frustrada, renderam um dos dois agentes penitenciários que tomavam conta do local e, com seu revólver calibre 38, seguiram para o interior do centro. Lá, contaram com o auxílio de mais quatro presos para iniciar a rebelião. O outro funcionário do presídio conseguiu escapar.
De acordo com o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de Campo Grande, a polícia conseguiu evitar que o motim se deflagrasse aos presídios de trânsito e de segurança máxima e ao instituto penal --que, com o centro de triagem, compõem o complexo presidiário da cidade

Nenhum comentário: