sexta-feira, 18 de abril de 2008

Hoje é dia de “Todos Contra a Dengue”

Acontece neste sábado (19) a campanha “Porto Velho: Todos contra a Dengue”. O trabalho vai atingir cerca de 80 mil imóveis em mais de 40 bairros. A campanha coordenada pelo Ministério Público de Rondônia (MP) é a maior iniciativa coletiva realizada para conscientizar a população sobre os perigos e as prevenções contra a doença. A ação tem apoio do governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
“A Sesau participará de todas as etapas da campanha onde estarão envolvidos cerca de 300 servidores voluntários, além de apoio logístico disponibilizando 52 veículos, fornecimento de água e materiais de divulgação, entre outros serviços. A ação nos bairros envolve a identificação e busca dos possíveis focos e criadouros do mosquito aedes aegypti. Para realizar o trabalho, a cidade foi dividida em cinco coordenações”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde, durante a abertura da campanha.
Neste sábado, serão realizadas blitz com ações educativas e atividades diretas de eliminação de criadouros dos mosquitos. Agentes e voluntários visitarão cerca de 80 mil imóveis em mais de 40 bairros da capital. Serão feitas orientações para que recolham objetos e juntem todo o lixo que possam oferecer perigos e se constituir como possíveis focos da dengue.
Fumacê nos locais mais afetados - Os moradores serão orientados para todo os objetos que possam ser criadouros sejam colocados em frente às casas. Na segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) passará com caminhões recolhendo todo o material. No dia 22 as secretarias municipal e estadual de Saúde começarão o trabalho de fumacê (termonebulização) nos locais mais afetados.
As etapas de trabalho são necessárias para atingirmos os ciclos da dengue. Com as ações diretas de identificação e eliminação de focos atacaremos o mosquito na fase larval e o fumacê atingirá o mosquito transmissor na fase adulta. Nossa meta também envolve a conscientização do maior número possível de pessoas.

Nenhum comentário: