sexta-feira, 25 de abril de 2008

Assistência técnica à agricultura será discutida em seminário


Técnica assiste agricultor na reserva extrativista Rio Ouro Preto

Profissionais ligados à agricultura estarão reunidos no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, para a realização do Seminário Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com o tema “Consolidando a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário”, nos dias 28, 29 e 30 de abril.
A assistência técnica como instrumento para a promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário, a instituição da ATER Pública, as formas de abordagem, geração e apropriação de renda, qualificação das políticas públicas, são algumas das palestras que acontecerão no evento e eixos temáticos para a discussão.
Essa atividade está sendo promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em todo o país, em conjunto com o Comitê Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), e coordenada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Nos estados, conta com o apoio das Delegacias Federais do MDA.
De acordo com o delegado federal do MDA em Rondônia, Olavo Nienow, o evento buscará também avaliar os avanços conquistados e dificuldades existentes no processo de implementação da Pnater. Serão considerados para a reflexão dos participantes temas como a segurança alimentar, redução da pobreza rural, a questão ambiental, resgate e valorização da diversidade, cultura, saberes e valores, a economia solidária e a participação social.
Estarão reunidas cerca de 200 pessoas de órgãos públicos, privados, bancos, universidades, cooperativas e associações. No encerramento, haverá a eleição dos representantes do estado no seminário nacional, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de junho. Haverá também uma programação cultural para os participantes.

Nenhum comentário: