sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Veja a repercussão da vitória do Rio nos EUA, Espanha, Japão e outros países

O Rio de Janeiro foi anunciado nesta sexta-feira como sede dos Jogos-2016, os primeiros na história a serem organizados em um país sul-americano. A cidade brasileira venceu Madri, Tóquio e Chicago na eleição do COI (Comitê Olímpico Internacional) realizada nesta em Copenhague, na Dinamarca.

Campanha brasileira por Olimpíada já consumiu R$ 138 milhões
Rio vence disputa por Jogos-2016 com projeto mais caro
Legado do Pan-2007 ajuda Rio a vencer campanha por Jogos
Madrilenos lamentam derrota para o Rio na disputa pelos Jogos-2016

Veja a seguir a repercussão da escolha da cidade na imprensa internacional.

Chicago Tribune

Felicitações públicas, introspecção privada

Reprodução

O senador americano Roland Burris emitiu uma declaração com o seguinte início: "Gostaria de felicitar o povo do Brasil e particularmente os cidadãos do Rio de Janeiro, em sua campanha para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016".

O parlamentar democrata disse estar confiante de que Chicago teria espírito olímpico, e que apoiava a decisão do COI de trazer os Jogos para a América do Sul pela primeira vez."

Ele acrescentou: "Quando olhamos para o futuro, podemos estar confiantes de que nossos melhores dias estão à frente. Haverá muitas oportunidades para a nossa cidade brilhar no palco mundial. Enquanto isso, devemos nos juntar ao Rio de Janeiro para abraçar o espírito olímpico."

Enquanto muitos foram "[surpreendidos]": com a eliminação tão rápida de Chicago, a reação à notícia foi mista.

O morador Jeff Trepac disse que os Jogos de Verão teriam sido um pesadelo logístico, em Chicago.

"Nós já temos bastante trânsito", disse Trepac. "Estou feliz que não conseguimos. Isso seria apenas muito mais que teríamos de pagar."

Outros atribuíram a derrota ao sentimento antiamericano no mundo.

"O mundo gosta de nós quando estamos fortes e nós não estamos. Nós estamos fracos. Temos líderes fracos", disse George Davidson de Homer Glenn. "Nós devíamos ter mandado atletas para lá. [O ex-jogador de basquete Michael] Jordan deveria ter ido. Eu acho que teria feito a diferença".

*

Cerca de três horas depois de Chicago ser eliminado da disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o prefeito Richard Daley fez sua primeira declaração pública, dizendo que estava
decepcionado e que uma disputa pelos jogos em 2020 em Chicago não estava nas perspectivas.

"Estou decepcionado, mas você segue com a sua vida" disse Daley, acrescentando que Chicago não deveria disputar os Jogos de 2020. "Já será neste hemisfério, no Rio, e não faria sentido para uma cidade americana tentar novamente em 2020. É neste hemisfério e eles têm que fazer em outro lugar."

Questionado sobre os efeitos da decisão sobre seu futuro político, Daley disse: "Espere, espere, espere. Isso nunca teve a ver com Rich Daley. Tinha a ver com Jesse Owens e Ralph Metcalfe, não comigo", [Owens ganhou quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim de 1936, frustrando a demonstração nazista de superioridade racial ariana; Metcalfe, também negro, ganhou a medalha nos 100 m livres nessa Olimpíada e a de ouro, juntamente com Owen, no revezamento 4x100 livre e depois se tornou deputado por Illinois, Estado do qual Chicago é capital].

Japan Times
Jogos Olímpicos de 2016 rumo ao Rio

Reprodução

As esperanças de Tóquio de sediar as Olimpíadas de 2016 foram desfeitas nesta sexta-feira quando a capital japonesa foi eliminada na segunda rodada de votação pelo Comitê Olímpico Internacional.

O Rio de Janeiro foi nomeado ganhador do direito de sediar os Jogos de 2016, batendo Madri na rodada final de votação para se tornar a primeira sede sul-americana dos Jogos Olímpicos.

Chicago foi eliminado na primeira rodada de votação antes da saída de Tóquio, que deixou a disputa entre o Rio de Janeiro e Madri.

[...]

Foi a terceira vez seguida que o Japão falha em conquistar o direito de realizar os Jogos. Nagoya perdeu a Olimpíada para Seul 1988, enquanto Osaka foi eliminada na primeira rodada de votação para os Jogos de 2008, que foram para Pequim.

"É uma pena. Nós nos unimos como uma equipe e fizemos tudo o que podíamos", disse o presidente do Comitê Olímpico japonês, Tsunekasu Takeda.

"Não há um vencedor e um perdedor, e desta vez não conseguimos ganhar, mas também conquistamos alguma coisa. Temos de descobrir como seguir para as Olimpíadas de 2020."

O presidente do Comitê Olímpico Japonês disse que ficou surpreso com o fato de Madri continuar na disputa [até o fim]..

"Eu pensei Madri seria eliminado. Existe a possibilidade de que ganhou votos pela simpatia para com o [ex-presidente do COI Juan Antonio] Samaranch. É uma verdadeira vergonha. Quero que Tóquio concorra aos Jogos Olímpicos mais uma vez."

Jyllands Posten (Dinamarca)
Jogos Olímpicos de 2016 rumo ao Rio

Reprodução

O presidente americano gostaria de ter retornado com notícias melhores. Mas não pôde. Ele felicitou Lula pela vitória. A festa ontem foi no Rio.

Obama viajou para Copenhague e foi embora em menos de 20 horas. E a única coisa que conseguiu foi uma derrota.

No entanto, o presidente americano demonstrou compreensão ao falar aos cidadãos do seu país.

"Eu gostaria de ter voltado com notícias melhores de Copenhague", disse Obama, repetindo o ditado americano de se pode jogar uma boa partida e ainda assim perder.

Ele defendeu a viagem à Dinamarca, que já tinha recebido a crítica maciça de líderes republicanos e de muitos americanos.

"Estou orgulhoso de que eu tenha tentado ajudar. É sempre bom viajar para promover e fortalecer os Estados Unidos e convidar o mundo para ver do que nosso país é capaz", disse Obama.
.
Foi a primeira vez que um presidente americano defendeu a candidatura olímpica diante do COI.

Obama disse que telefonou para Lula do avião presidencial Air Force One e desejou-lhe sorte.

"Eu disse que os nossos atletas vão se encontrar com ele em campo em 2016 ", disse Obama com um sorriso.

É a primeira vez que a América do Sul é anfitriã dos Jogos Olímpicos.

Em Copenhague, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a decisão com lágrimas nos olhos e um lenço branco.

"Com todo o meu coração, posso dizer que este é o dia mais emocionante da minha vida", disse o presidente.

O dinamarquês Kai Holm, que há muito tempo é membro do COI, comemorou a decisão.

"O Rio deixou uma boa impressão durante a avaliação em Lausanne, em junho. Eu tive um pouco de dúvida ao longo do caminho, porque Chicago disputou de forma determinada. Mas, embora Chicago, de uma perspectiva de negócio tenha um profissionalismo enorme, eles não foram capazes de apelar ao coração e à mente. Aqueles que falaram com o coração chegaram ao final", disse Kai Holm.

Marca
Rio deixa Madri sem disposição

Reprodução

Ao fim, não pôde ser. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 terão lugar no Rio de Janeiro e não em Madri. A candidatura espanhola acabou às portas de conseguir o objetivo pelo qual trabalhava há dois anos e meio. Pela segunda vez consecutiva, e pela terceira em sua história, a capital da Espanha ficou com o mel nos lábios. Nunca havia chegado tão perto. O Rio levou por 66 contra 32 de Madri.

Após a apresentação das quatro candidatas, Chicago, Tóquio, Rio e Madri, nessa ordem, os membros do Comitê Olímpico Internacional se reuniram para deliberar. A cidade norte-americana foi a primeira a cair. Desde que se soube que Obama participaria em Copenhague da exposição de sua candidatura, em quase todas as previsões era uma das favoritas, mas, em temas olímpicos, tentar ser adivinho não adianta nada.

Madri foi a mais votada na primeira rodada. Obteve 28 votos frente aos 26 do Rio, 22 de Tóquio e 18 de Chicago. A segunda rodada era mais previsível, a cidade japonesa ficou no meio do caminho e Madri entrou por méritos próprios na final, ainda que dessa vez não tenha sido a mais votada --o Rio de Janeiro ficou com 46 votos frente aos 29 da capital espanhola e aos 20 de Tóquio.

No fim cumpriu-se a regra não escrita de rotação de continentes. A mensagem de Lula calou fundo entre os membros do comitê: a América do Sul nunca havia organizado Jogos Olímpicos e estava preparada para isso.

El Mundo
Rio tira os Jogos Olímpicos de Madri

Reprodução

O Rio de Janeiro será a cidade organizadora dos Jogos de 2016, depois de impor-se a Madri por 66 votos a 32 na votação final celebrada nesta sexta em Copenhague. Jacques Rogge anunciou ao mundo a cidade que acolherá o evento olímpico dentro de sete anos, após os Jogos de Londres em 2012. A cidade brasileira será a primeira na América do Sul encarregada de organizar uma Olimpíada.

A candidatura de Madri foi a mais votada na primeira rodada, com 28 votos (contra 26 do Rio, 22 de Tóquio e 18 de Chicago), mas na segunda o Rio obteve 46 votos, muito à frente da candidatura espanhola (29) e da japonesa (20). A rodada final foi um "passeio" para o Rio.

Madri perde, assim, em sua segunda aposta consecutiva pelos Jogos Olímpicos. Enquanto a euforia corria solta na delegação brasileira, os gestos de decepção eram visíveis na equipe de Alberto Ruiz-Gallardón. A candidatura espanhola esperava distanciar-se do ocorrido há quatro anos em Cingapura e, ainda que tenha conseguido chegar desta vez à final, caiu às portas do sonho olímpico.

Deste modo, a cidade espanhola continua sem conseguir trazer para si a competição esportiva mais importante do mundo e soma seu terceiro fracasso após haver tentado também em 1972, quando perdeu na última votação contra a alemã Munique.

El País
Rio de Janeiro ganha, Madri diz adeus ao sonho olímpico

Reprodução
El País
El País

Madri caiu no final, diante do Rio de Janeiro. A candidatura espanhola chegou à final, ainda que não tenha conseguido vencer a cidade carioca que celebrará os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.

O Rio de Janeiro obteve 66 votos e Madri 32. A surpresa foi a protagonista da tarde, após as apresentações das quatro cidades pela manhã. Primeiro foi a eliminação de Chicago, e depois a de Tóquio. Surpresa também foi para Madri, que, ainda que não tenha saído como favorita nas apostas, esteve entre as escolhas até o último momento.

Após o resultado, a rainha declarou que se sentia orgulhosa do trabalho de todos os espanhóis, felicitou o Brasil e se mostrou um pouco decepcionada. "A decepção é para nós", disse. A delegação de Tóquio partiu de forma apressada e em meio ao choro de alguns de seus integrantes.

The Guardian
Rio de Janeiro fica com a Olimpíada de 2016 --mas agora começa o trabalho

Reprodução

Os habitantes do maior país da América do Sul frequentemente dizem que Deus é brasileiro e, se você acreditar na propaganda, a Olimpíada de 2016 no Rio será nada menos que celestial.

A proposta do Rio está cheia de superlativos --vizinhanças "vibrantes", subúrbios "bucólicos", cenários "de tirar o fôlego" e estádios "lendários"-- e milhares e milhares de moradores locais envolvidos em verde e amarelo se juntaram na praia de Copacabana para celebrar o que as autoridades locais chamaram de uma vitória histórica.

Moradores do Rio, ou "cariocas", como são conhecidos, estavam de dedos cruzados há meses à espera da decisão, vendo na Olimpíada e na Copa do Mundo de 2014 uma oportunidade de reviver sua cidade extenuada. Desde que a capital brasileira foi transferida para Brasília, a sorte do Rio declinou; a maioria das mais de mil favelas da cidade estão agora sob controle de grupos criminosos fortemente armados e muito violentos, e muitas empresas abandonaram a cidade em busca de lugares mais seguros e lucrativos para se estabelecerem.

Apesar disso, a "Cidade Maravilhosa", como é chamada continua a ser uma das cidades mais bonitas do planeta e a perspectiva de ver atletas brasileiros em sua terra natal tem deixado os amantes do esporte ansiosos.

USA Today
Rio de Janeiro vence disputa para Olimpíada de 2016 em grande vitória

Reprodução

O Rio de Janeiro surfou em uma onda de sentimento do Comitê Olímpico Internacional para conquistar uma Olimpíada para a América do Sul pela primeira vez, ganhando o direito de sediar os jogos de 2016 nesta sexta-feira, batendo a surpreendente finalista Madri.

"Eu acredito honestamente que é a vez do Brasil", disse o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, aos eleitores do comitê. "Para os outros, isso será apenas mais uma Olimpíada. para nós, será uma oportunidade sem paralelo."

Chicago era considerada uma favorita, ao lado do Rio, a disputar a votação. Mas, apesar da participação do presidente Obama na apresentação final nesta sexta, e da primeira-dama, Michelle Obama, ter feito campanha nos últimos três dias, a cidade sofreu uma derrota já na primeira rodada.

The Herald (Escócia)
Hora do carnaval com escolha do Rio para sediar Olimpíada de 2016

Reprodução

A corrida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 foi vencida pelo Rio de Janeiro depois que Chicago, Tóquio e Madri foram eliminadas.

A decisão do Comitê Olímpico Internacional na Dinamarca de dar os jogos ao Brasil aconteceu após um esforço de última hora de líderes mundiais e pedidos emocionados. O anúncio foi feito depois que as favoritas Chicago --apesar do pedido pessoal do presidente americano-- e Tóquio terem sido eliminadas da disputa.

Barack Obama colocou sua credibilidade política na linha ao voar para a capital dinamarquesa para pedir ao comitê que escolhesse Chicago. Foi a primeira vez que um presidente americano ainda no cargo foi a uma sessão do comitê.

Mas foi o apelo emocional dos vencedores que ganhou o dia. O Brasil, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014, acreditava ter um forte apelo para sediar a Olimpíada por ser a primeira a ser realizada na América do Sul.

The New York Times
Rio vence disputa pelos Jogos Olímpicos de 2016

Reprodução

A Olimpíada foi concedida a uma cidade sul-americana pela primeira vez com a votação do Comitê Olímpico Internacional nesta sexta-feira no Rio para sediar os Jogos-2016.

O Rio venceu Madri na rodada final de votação. O comitê deu um golpe inesperado em Chicago, que foi eliminada na primeira rodada. Tóquio foi eliminada na segunda.

Jacques Rogge, presidente do comitê, fez o anúncio, levando multidões no Rio de Janeiro a comemorar.

Dezenas de milhares de pessoas começaram a celebrar desde cedo na praia de Copacabana. Músicos tocavam samba em um palco ladeado por grandes telas, enquanto as pessoas dançavam e exibiam as cores do Brasil em perucas ou biquinis em verde e amarelo.

The Economist
Carnaval do esporte no Rio

Reprodução

O fundador dos Jogos Olímpicos modernos, Pierre de Coubertin, insistiu em que participar do evento é tão importante quanto vencer. As delegações cabisbaixas de Chicago, Tóquio e Madri encontrarão pouca consolação na filosofia de Coubertin enquanto deixam Copenhague nesta sexta. Os membros do Comitê Olímpico Internacional decidiram que a cidade-sede dos Jogos de 2016 será o Rio de Janeiro.

O júbilo nos rostos dos representantes da cidade vencedora igualavam o brilho do de qualquer vencedor de uma medalha de ouro. Uma imensa multidão de cariocas felizes recebeu a notícia com inapagável deleite. Anos de dedicação e trabalho duro são necessários para moldar um campeão olímpico e isso se reflete na preparação para ganhar os votos dos membros do comitê em qualquer parte do mundo.

A favorita foi excluída de início. Chicago, tida por muitos como a que seria escolhida, foi surpreendentemente a primeira cidade a ser eliminada, apesar da visita a de Barack Obama a Copenhagen. Tóquio se foi logo em seguida. Muitos países em desenvolvimento teriam mostrado solidariedade para com o Rio --e o evento nunca antes foi apresentado na América do Sul.

Madri tinha uma chance muito pequena, uma vez que os Jogos de 2012 serão realizados em Londres.

A Bola
Cidade maravilhosa recebe Jogos de 2016

Reprodução

A cidade brasileira do Rio de Janeiro acabou de ser eleita para organizar os Jogos Olímpicos de 2016.

O Rio superou assim as candidaturas de Madri (esta na votação final) Chicago (EUA) e Tóquio (Japão).

Pela primeira vez na história, uma cidade sul-americana foi escolhida pelos membros do Comité Olímpico Internacional para acolher os Jogos Olímpicos.

Chicago foi a primeira cidade a ser excluída na primeira votação, que contou com uma abstenção e onde 95 membros do COI deram a conhecer a sua escolha.

Nenhum comentário: