sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A dez rodadas do fim, coincidências ajudam o Palmeiras e condenam o Flu

Cuca faz cara de poucos amigos no empate do Flu frente ao Corinthians, na última quarta-feira
Faltam dez rodadas para terminar oCampeonato Brasileiro. Estar bem posicionado a essa altura da disputa costuma garantir título ou vaga na Libertadores às equipes. Mas o contrário também é verdadeiro. Ocupar as quatro últimas posições nesse momento já tirou o sono de muita gente, e, apesar de algumas retomadas, a maioria foi parar na Série B na temporada seguinte. O único fato que até hoje se mostrou definitivo na era dos pontos corridos foi o futuro do lanterna da competição: sempre acabou entre os quatro últimos. É verdade que em 2003, como só caíam dois times, o Grêmio, lanterna a dez rodadas do fim, salvou-se. Porém, o Tricolor gaúcho terminou em 21º lugar, o que corresponderia ao Z-4, caso mais dois fossem rebaixados. Portanto, o Fluminense pode se conformar com o futuro dos outros últimos colocados ou fazer algo inédito na atual forma de disputa.

saiba mais
São Paulo está a três pontos dos 500 na atual forma de disputa do Brasileiro
Cruzeiro supera Palmeiras na tabela de classificação do returno do Brasileirão
'Eletrocardiograma do Brasileirão' reflete o estado de saúde dos times e torcedores
Degola mais próxima: Fluminense tem 98% de chances de rebaixamento
Para o Botafogo, uma boa notícia, além das duas vitórias seguidas. O Alvinegro, que está uma posição acima da zona de rebaixamento, tem a maior diferença para o primeiro do Z-4 neste momento da competição, no caso, oSanto André. Dois pontos podem não parecer muito, mas não deixam de ser uma vantagem a mais para quem está desesperado. Nas últimas seis temporadas, apenas um ou nenhum ponto separava os times imediatamente acima da área de perigo.

Dos 24 times que terminaram nas quatro últimas posições - considerando 2003, apesar de apenas dois terem sido rebaixados -, nove, entre os que estavam no Z-4 faltando dez rodadas, conseguiram chegar ao fim acima destas posições, ou seja, 62,5% dos times acabaram na Segundona ou, no caso do primeiro ano dos pontos corridos, bem perto dela. No entanto, um dado animador é que pelo menos uma equipe acabou saindo deste grupo perigoso entre os que se encontravam lá a essa altura da disputa.

Nenhum comentário: