sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio terá que construir 16 novos locais de competição para Olimpíadas

Outros 18 já existentes vão passar por reformas.
Nesta sexta (2), Rio foi escolhida sede das Olimpíadas de 2016.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV


Agora que foi escolhida sede das Olimpíadas de 2016, a cidade do Rio tem o desafio de aplicar bem os R$ 29 bilhões previstos no projeto. Para realizar todas as provas, o plano do Rio prevê 16 novos locais de competição. Outros 18 já existentes vão passar por reformas.


Visite o site do RJTV

De acordo com o projeto, o Rio será dividido em quatro pólos. A Barra da Tijuca, na Zona Oeste, vai receber metade das competições. Enquanto o Riocentro terá a Vila Olímpica e o Centro de Mídia, o autódromo vai dar lugar ao Centro de Convivência.

Rio 2016: veja galeria de fotos

Outro polo é em Deodoro, no subúrbio, onde será construído o parque radical, para provas de canoagem slalom e mountain bike.

O terceiro é o polo Maracanã, na Zona Norte. No estádio, estão previstas as cerimônias de abertura e encerramento, além dos jogos de futebol, enquanto o Maracanãzinho vai abrigar as competições de vôlei. O Estádio João Havelange, o Engenhão, no Engenho de Dentro, no subúrbio, será palco das provas de atletismo. Já o Sambódromo vai ser o local da largada e chegada da maratona e do tiro com arco.

Declare seu amor ao Rio; envie seu vídeo ao VC no G1

O quarto polo é em Copacabana, na Zona Sul do Rio, casa do vôlei de praia, do triatlo e da maratona aquática. Enquanto o estádio de remo, na Lagoa, vai ganhar mais um píer, a Marina da Glória receberá as provas de vela.

Transportes

O setor de transportes é o que vai receber o maior investimento para os Jogos: 40% dos R$ 29 bilhões previstos. Trem, ônibus e metrô: todos vão receber substanciais investimentos. Para o transporte ferroviário, serão 120 novos trens, além da reforma e instalação de ar condicionado em quase cem deles.


Já estão em andamento a reforma no Aeroporto Tom Jobim e a obra do metrô, que deve chegar até a Gávea, na Zona Sul. A grande novidade é o sistema BRT, sigla em inglês para Trânsito Rápido de Ônibus, os ônibus de trânsito rápido.

Hospedagem

O Rio terá que criar mais de 12 mil vagas para acomodar os visitantes. A solução prevê quartos em navios e a construção de novos hotéis. O que pode ajudar a criar muitas das 65 mil vagas de emprego.

Segurança

Para garantir a paz nos Jogos Olímpicos, a meta é aumentar o número de policiais civis e criar um moderno centro de comando e controle, reunindo oficiais de todas as forças. Ele será construído ao lado do Sambódromo, no Centro. A tecnologia vai ajudar ainda mais o policiamento.

O Pan de 2007, uma “miniolimpíadas” no Rio, mostrou que é possível se fazer um grande evento com tranqüilidade. Mas nos próximos sete anos, o policiamento deve melhorar em qualidade e certamente em quantidade. Atualmente são 37 mil policiais nas ruas. Em 2016, serão muito mais.

Meio ambiente

A beleza natural do Rio de Janeiro vai ganhar uma atenção especial. As Olimpíadas darão um grande impulso para reverter esse processo de degradação. Serão postos em prática programas de reflorestamento e despoluição da Baía de Guanabara, e das lagoas.

A Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade, é a prova de que o município pode voltar a ser lindo, e limpo. Muito já foi feito: sem despejos de esgoto, parte da sujeira desapareceu e a qualidade da Lagoa melhorou.

E para um ar mais puro, as Olimpíadas também prometem: um melhor transporte público gera menos poluição. O plantio de milhões de árvores vai tornar o Rio uma cidade ainda mais verde.

Nenhum comentário: