quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Greve dos bancários pode terminar nesta quinta

A greve dos bancários pode terminar nesta quinta-feira, 8, após 15 dias de paralisação. "Há uma tendência de aceitação da proposta (dos empresários de 6% de reajuste), mas ainda depende de votação", disse Euclides Fagundes, presidente do sindicato da categoria.

Por conta da elevação da oferta de aumento de 4,5% para 6% pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários não devem fazer a passeata nesta quinta-feira, que estava prevista para começar às 16h30, saindo da ladeira dos Aflitos. "Devemos seguir direto para a assembleia às 19h", disse o sindicalista.

Fagundes diz que, além do reajuste, os empresários também melhoraram a proposta referente ao plano da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e há negociações internas em cada banco.

Apesar da possibilidade de fim da greve, os bancos continuam fechados nesta quinta. Fagundes contabiliza 520 agências fechadas na Bahia e 7.200 no Brasil. A adesão na rede pública atinge mais de 90% das unidades e cerca de 40% dos particulares.

Durante a paralisação, a população pode recorrer aos caixas eletrônicos e casas lotéricas. Lembrando que alguns serviços bancários não estão disponíveis nesses locais, como aquisição de empréstimo, financiamento, desconto de cheque e saques acima de R$600 (esse varia conforme o banco).

Nenhum comentário: