terça-feira, 3 de novembro de 2009

Remédios podem causar asma?



Em 06 de setembro de 2007, a mídia veiculou a notícia de que o ator Dalton Vigh, galã da novela das 8 da TV Globo sentiu uma forte cólica renal. Ao ser atendido em um pronto socorro no Rio de Janeiro, segundo o boletim médico, sofreu uma “descompensação aguda de quadro de asma, evoluindo com insuficiência respiratória e necessitando de entubação orotraqueal com ventilação assistida”.

Embora à primeira vista a idéia pareça estranha, existem remédios que podem atuar como fatores agravadores e piorar a asma.

São eles:
- AAS (ácido acetil salicílico), analgésicos e antinflamatórios,
- Betabloqueadores (Propranolol, Atenolol, etc),
- Inibidores da ECA (Captopril, Enalapril, etc).


Analgésicos e antinflamatórios

A aspirina (ácido acetil salicílico) foi a primeira medicação analgésica a ser sintetizada e a partir desta descoberta, surgiram outros analgésicos (dipirona, pirazolonas) e antinflamatórios (diclofenaco, indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxeno, fenilbutazona, etc.).

Estes medicamentos costumam ser vendidos livremente em farmácias, sendo usados por crianças e adultos e muitas vezes “embutidos” em antigripais, antitérmicos, sais de fruta, digestivos, etc. No entanto, podem provocar inúmeros efeitos colaterais indesejáveis, sendo alguns na pele (coceira, urticária, angioedema) mas em algumas pessoas sensíveis podem provocar crises de asma.

Na síndrome de sensibilidade aspirínica (que engloba também os demais analgésicos e antinflamatórios) é comum a associação com rinite grave, sinusite e polipose nasosinusal. A reação ocorre por um efeito farmacológico do ácido acetil salicílico, que ao exercer sua função analgésica atua sobre uma enzima chamada COX e com isso provoca liberação de substâncias variadas, como por exemplo os leucotrienos, induzindo a asma.

Betabloqueadores

Os remédios chamados betabloqueadores fazem parte de um grupo de medicamentos indicados para tratamento de várias doenças como: hipertensão arterial, arritmias, problemas cardíacos, enxaqueca e glaucoma (neste caso, sob forma de colírios). Embora sejam seguros e inócuos para a maioria das pessoas, podem provocar asma em alguns indivíduos susceptíveis.

Inibidores da ECA

Os medicamentos chamados de Inibidores da enzima conversora de angiotensina são usados no tratamento da hipertensão arterial e de doenças cardíacas. Em algumas pessoas podem provocar tosse, piora dos sintomas nasais e mais raramente, asma.


Dado importante: a sensibilidade aos medicamentos deve ser sempre ser lembrada em especial nos casos de asma de difícil controle. O diagnóstico é clínico, não dependendo de testes ou de exames laboratoriais.


Se você tem dúvidas sobre medicamentos que possam interferir na sua asma, consulte o médico alergista: ele orientará a melhor conduta a seguir.

E lembre-se:


O médico deverá ser consultado...
antes de usar qualquer remédio,
para que os sintomas não persistam!

Nenhum comentário: