quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pela liderança, São Paulo encara o invicto Grêmio no Olímpico

Time gaúcho ainda não perdeu em casa. Paulistas precisam vencer para não dar chances ao Palmeiras de abrir vantagem

Souza e Hernanes: duelo no meio-campo

A cinco jogos do fim do Campeonato Brasileiro, o São Paulo encara sua primeira 'final', contra o Grêmio nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Olímpico. A disputa pelo título nacional está acirradíssima, e o time paulista tem a chance de assumir o primeiro lugar pelo menos até o fim de semana, quando o Palmeiras entra em campo. Ao clube gaúcho, resta uma pontinha de esperança de chegar ao G-4 e a defesa da invencibilidade em casa, além de um sentimento de "troco" por ter a chance de vencer o rival que o ultrapassou na caminhada pela taça em 2008. O duelo está cercado de importância e mobiliza torcedores não só das duas equipes, mas também dos times que ainda sonham com o campeonato.

A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, menos Porto Alegre e Rio de Janeiro. O Premiére exibe o jogo para todo o território nacional. O GLOBOESPORTE.COM relata os principais lances do duelo em Tempo Real, com vídeos das melhores jogadas.

Assista aos melhores momentos de São Paulo 2 x 1 Grêmio, pelo turno do Brasileirão

O Tricolor Paulista tem 58 pontos, mesmo número do Palmeiras. Mas o Alviverde leva vantagem por ter três gols a mais de saldo. Se vencer, o São Paulo chega a 61 e só vai se preocupar em torcer contra o rival no domingo, quando o Verdão enfrenta o Fluminense no Rio de Janeiro. O Grêmio está com 47 pontos, na sétima colocação, a sete pontos do G-4, e precisará se esforçar muito nestes cinco jogos que restam para poder conquistar uma vaga na Libertadores.

- Nós sabemos que o Grêmio em Porto Alegre é muito forte. Estamos com essa mentalidade, nos preparando para um jogo difícil, pegado, como é o costume no Sul, no Olímpico. Fisicamente não deu tempo para nos recuperarmos porque jogamos no sábado. Mas estamos nos preparando taticamente e mentalmente para um adversário que não perdeu em casa. Temos que dar um jeito de conseguir uma vitória porque será um passo importante para o título - disse o são-paulino Hernanes.

Dignidade e esperança no Grêmio

O Tricolor gaúcho garante que pouco liga para a interferência que pode causar no topo da tabela com o resultado do jogo contra o São Paulo. No Olímpico, atletas, comissão técnica e diretoria falam em dignidade: jogar pelo Grêmio, honrar a camisa, fazer valer a tradição do clube. E a equipe ainda mantém esperanças de classificação para a Libertadores, mesmo que seja um sonho quase inalcançável.

- Sabemos que é difícil, mas não impossível. Tudo pode acontecer. Tendo possibilidades, como temos, precisamos dar 100%. Jogar no Grêmio é sempre uma motivação especial. Vamos tentar fazer a melhor partida e ganhar – disse o argentino Maxi López.

Maxi volta ao time. Ele mostrou que está recuperado das dores no tornozelo esquerdo que o afastaram da partida contra o Santo André, no domingo passado. O jogador mais próximo do argentino no ataque será Douglas Costa. Tcheco e Souza serão os outros responsáveis pela articulação. Fábio Rochemback, que sentiu dores na região lombar, não deve ser problema. Depois de ser expulso contra o Avaí, o volante volta ao time. Mário Fernandes, lesionado, será substituído por William Thiego na lateral direita.

O Grêmio nega que tenha recebido "mala branca" dos rivais do São Paulo na luta pelo título. Durante a semana, o zagueiro Rafael Marques disse que não considerava a medida antiética. A diretoria não gostou e repreendeu o atleta.

Gomes tem uma dúvida: Arouca ou Adrían González

O técnico Ricardo Gomes tem baixas importantes no elenco. Richarlyson segue em recuperação de uma lesão na coxa, e Zé Luis também sofreu um problema muscular na última semana, deixando o time com poucas opções para a cabeça de área e até para uma improvisação na zaga. Com Rodrigo também no estaleiro devido a uma fratura na mão, Aislan é o reserva imediato do trio de defesa. O treinador não divulgou a escalação, mas a única dúvida é se ele vai escalar Adrián González ou Jean na lateral. Se optar pelo argentino, o volante segue ao lado de Hernanes. Se Jean for para a ala, Arouca terá uma oportunidade no meio.

- O Adrián mostrou um bom futebol. Ainda passa por adaptação, não está em condições de jogar os 90 minutos, mas tem entrado bem. Essa possibilidade existe porque o Arouca voltou e também entrou bem. Mas só confirmo a escalação 45 minutos antes da partida, como sempre - respondeu, bem-humorado, Ricardo Gomes.

Nenhum comentário: