segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Messi é o vencedor da Bola de Ouro 2009

O meia-atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, se tornou nesta segunda-feira (30) o primeiro jogador do país a vencer a Bola de Ouro da revista "France Football", superando o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Xavi Hernández.

Messi obteve 473 votos, contra 233 para Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e 170 para Xavi, também do Barça.

Com o prêmio, Messi, 22, se tornou o primeiro jogador argentino a vencer a Bola de Ouro da revista "France Football".

O argentino é um dos jogadores mais jovens a receber a honraria concedida pela revista francesa, perdendo apenas para o brasileiro Ronaldo, que tinha 21 anos quando ganhou o prêmio pela primeira vez, em 1997, e pelo inglês Michael Owen, que o conquistou em 2001 com 22 anos.

JOSEP LAGO/France Presse
Barcelona's Argentinian forward Lionel Messi celebrates after scoring during the UEFA Champions League football match between Barcelona and Dynamo Kiev at the Camp Nou stadium in Barcelona on September 29, 2009. AFP PHOTO/JOSEP LAGO.
Messi foi o primeiro jogador argentino a vencer a Bola de Ouro

Messi teve a maior vantagem já obtida por um atleta na eleição da Bola de Ouro. Desde que a votação foi ampliada, há três edições (permitindo, assim, a escolha de atletas que atuam fora da Europa), Kaká foi o vencedor com 444 votos em 2007 e Cristiano Ronaldo conquistou 446 no ano seguinte.

O espanhol Andrés Iniesta, também do Barcelona, ficou um degrau abaixo do pódio, com 149 votos. O camaronês Samuel Eto'o, atualmente na Internazionale de Milão Internazionale de Milão e com passagem pelo Barça, teve 75. Kaká, do Real Madrid, teve 58.

A seguir, vieram o sueco Zlatan Ibrahimovic, também do Barcelona, com 50 pontos, e o inglês Wayne Rooney, do Manchester United, com 35.

Completaram a lista dos dez mais votados o marfinense Didier Drogba, do Chelsea, com 33 votos e o inglês Steven Gerrard, do Liverpool, com 32.

Outros brasileiros votados foram Luis Fabiano (16º), do Sevilla, com 8 votos; Júlio César (21º), da Internazionale de Milão, com 5; Maicon (24º), também da Inter, com 4; e Diego (25º), da Juventus, com 3 votos.

Messi conquista o troféu após ter sido terceiro colocado em 2007 (atrás de Kaká e Cristiano Ronaldo) e segundo no ano passado, quando o vencedor foi o jogador português.

O jovem de Rosário é o primeiro argentino a levar a Bola de Ouro - Alfredo di Stefano conquistou o troféu em 1957 e 1959, mas era considerado espanhol para os eleitores.

Até 1995, aliás, apenas europeus podiam ser votados, por isso Diego Maradona, o maior jogador argentino de todos os tempos, nunca participou da eleição.

Messi se transforma no quinto sul-americano a ganhar a Bola de Ouro, após as conquistas dos brasileiros Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007).

O argentino, agora, é cotado como favorito para levar também o prêmio de jogador do ano da Fifa, em votação que tem como eleitores os técnicos e capitães das seleções de todo o Mundo.

Nenhum comentário: