terça-feira, 3 de novembro de 2009

Respiração bucal: o que é isso?


Em boca fechada...não entra mosca!


O ser humano utiliza o nariz não apenas para a olfação, mas também para cumprir funções importantes como a respiração, limpeza e condicionamento do ar, ressonância da voz, fonação, audição e paladar.

O ar respirado no meio ambiente que ingressa no organismo através das narinas é frio, contendo impurezas e germes. É na cavidade nasal que começa o processo da respiração, onde este ar será aquecido, umedecido e limpo (filtrado), proporcionando melhores condições para que a respiração pulmonar se realize de maneira adequada. O nariz é constitui a primeira barreira protetora do organismo contra o ingresso de microrganismos presentes no ar. Além disso, o nariz atua de forma importante em outros processos, como a olfação, que por sua vez participa intimamente na sensação do paladar, proporcionando as condições necessárias para que possamos distinguir o sabor dos alimentos.

Mas não fica só nisso: as fossas nasais também se comunicam com os seios paranasais (ou seios da face), com a faringe e laringe, (onde se encontram as amígdalas, as adenóides e as cordas vocais), com os ouvidos através das Trompas de Eustáquio e com os olhos através do conduto naso lacrimal. Assim, a emissão da voz, a audição e a visão também resultarão de uma relação harmoniosa com o nariz.

É preciso lembrar também que a respiração nasal adequada garante ao ser humano maior vitalidade e bem estar, sendo fundamental para uma noite de sono completa, para uma alimentação correta, e, enfim, para a manutenção da sua qualidade de vida.

O processo respiratório normal, incluindo a passagem do ar pelas narinas, caracteriza o que se chama de respiração nasal fisiológica. Quando por qualquer motivo que provoque congestão e obstrução nasal (por exemplo na rinite alérgica), surge a dificuldade em respirar pelo nariz, a respiração passa a ser feita com a boca aberta. Ressalta-se que em determinadas condições, como por exemplo, durante uma corrida intensa, é normal que ocorra uma respiração bucal transitória, necessária para superar o esforço.

Entretanto, se o hábito de respirar pela boca se instala e mantém-se por tempo prolongado, constitui o que se denomina de "respiração bucal" ou “respiração oral”; permitindo a passagem do ar para as vias respiratórias inferiores sem condicionamento e tornando-se agressivo para o organismo.
Tudo isto ocorre porque a respiração bucal mantida aompanha-se de uma série de alterações que o organismo lança mão para se adaptar que terminam por se mostrar danosas. Assim, começa a surgir desconforto na garganta - que pode variar desde um pigarro, ressecamento, até amigdalites ou faringites repetidas. Não raro, surge também queixa de voz anasalada . O ressecamento da boca provoca também aumento de cáries. Além disso, a respiração bucal prolongada pode levar também à diminuição do apetite, sono agitado, alterações dentárias, deformidades do tórax, sinusites, inflamações do ouvido repetidas, hipertrofia das adenóides, alterações do olfato, do paladar, da audição, dores de cabeça, falta de ar, tosse, febre, além de olheiras e alterações oculares. Progressivamente, a mandíbula se altera, a língua se torna protusa, terminando por levar a alterações fisionômicas, posturais, musculares, prejudicando o organismo muito além da simples alteração local respiratória.
É importante valorizar e pesquisar por que uma criança está sempre com a boca aberta!

Nenhum comentário: