sábado, 28 de novembro de 2009

Assaltante de banco foragido do Acre é preso na Capital


O acusado foi preso na zona Leste de Porto Velho, após travar intenso tiroteio com policiais e ser alvejado no braço .

Homem apontado como assaltante de banco, criminoso de alta periculosidade e chefe de uma quadrilha que vem praticando seguidos assaltos nos estados do Acre e Mato Grosso, foi preso na zona Leste de Porto Velho, depois de travar intenso tiroteio com policias do Grupo de Investigações e Capturas (GIC-Rondônia) e policiais do Acre. Na troca de tiros João Luiz Baranoski, vulgo Luizinho, foi alvejado no braço. Um assalto a uma agência do Branco do Brasil comandado pelo grupo de Baranoski culminou com a morte de um sargento da PM, no dia 29 do último mês, na cidade de Feijó, estado do Acre.
Por causa desse crime toda a polícia acreana estava na captura de Baranoski. Com o cerco fechado no estado vizinho, o acusado buscou refúgio em Porto Velho, no bairro São Francisco, onde foi localizado na companhia de um comparsa, que conseguiu fugir. Pesquisa no sistema policial apontou uma ordem de prisão contra Luizinho, expedida pela Justiça de Mato Grosso, pelo crime de assalto a banco na cidade de Tabaporã, no Mato Grosso. Outros dois membros do grupo de Luizinho foram presos no Acre. Outros dois estão foragidos. Na troca de tiros os policias detiveram também um soltado da Base Aérea de Porto Velho. Ele foi interrogado e liberado em seguida. Ele está sob investigação.
Conforme o delegado Jeremias Mendes, titular do GIC, Baranoski e seu comparsa foram localizados no bairro São Francisco, por volta das 20 horas da última quinta-feira. Na companhia de policias do estado do Acre - que estavam há cinco dias em Porto Velho no encalço do acusado. Baranoski nega participação nos crimes atribuídos à sua pessoa.
Ainda de acordo com Jeremias Mendes, a prisão de Luizinho foi tão comemorada pela polícia rondoniense quanto para as autoridades policiais do Acre. Pois – conforme o próprio quadrilheiro – o grupo pretendia morar em Porto Velho, onde já haviam alugado uma casa, comprado carro e diversos móveis novos. O veículo Fiesta e todos os móveis e objetos comprados pelo grupo foram apreendidos. “Baranoski é apontado como o “chefão” de uma poderosa quadrilha especializada em assaltos, até mesmo a bancos. Felizmente ele está preso. Agora vamos tentar localizar seu comparsa”, afirmou Jeremias Mendes.
O acusado foi apresentado à imprensa de Porto Velho na manhã de ontem, na sede da Secretaria de Segurança Pública (Sesdec), pelo secretário adjunto, Hazael Martins, acompanhado do delegado Jeremias Mendes e do delegado Wandereley Thomas, diretor da Polícia Civil do interior do Acre. Todos destacaram a integração das policias na captura do suspeito. Hazael disse que o governador Cassol soube da presença da polícia acreana em Porto Velho e determinou apoio total aos policiais do Acre.

Nenhum comentário: